Matrícula


A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Mato Grosso informa as Instruções de Matrícula para Ingressantes e Veteranos.

 


MATRÍCULA DE DISCENTES REGULARES DO PPGD/ INGRESSANTES  

 

·          A matrícula deverá ser realizada pelo sistema SIPG. (https://siga.ufmt.br/www_sipg/sipg_Fonte/sipg_Login/login.htm)


·          Após a aprovação no processo seletivo, o(a) discente ingressante receberá, por e-mail, o nº de matrícula e a senha de acesso ao SIPG e deverá escolher, no próprio Sistema, com a ciência do(a) orientador(a), as disciplinas que irá cursar no semestre.

          *Login: número de matrícula (sem traços e pontos)

               *O site do SIPG deve ser acessado, preferencialmente, pelo navegador Firefox.

     ·        Para acessar ao Formulário de Matrícula para Discentes Regulares Ingressantes clique aqui. 


A não efetivação da matrícula pelo(a) candidato(a) aprovado(a) acarretará sua eliminação do Processo Seletivo e a convocação do(a) próximo(a) candidato(a) classificado(a), se houver, de acordo com o Resultado Final publicado.


 


MATRÍCULA DE DISCENTES REGULARES DO PPGD/ VETERANOS


 ·          A matrícula deverá ser realizada pelo sistema SIPG (https://siga.ufmt.br/www_sipg/sipg_Fonte/sipg_Login/login.htm)


             *Login: número de matrícula (sem traços e pontos)

                *O site do SIPG deve ser acessado, preferencialmente, pelo Firefox.

             

               *Discente, caso tenha esquecido seu número de Matrícula ou senha, acesse https://siga.ufmt.br/www_sipg/sipg_dll/PEnviaSenha_email.dll/pegadados.  Se não conseguir a recuperação de login e/ou senha, entre em contato com a Secretaria, através do e-mail ppgd.fd@ufmt.br .


OBSERVAÇÃO: Todos os(as) discentes devem se matricular, inclusive aqueles(as) que não forem cursar nenhuma disciplina neste semestre. Neste caso, devem selecionar a opção "MATRÍCULA DE ACOMPANHAMENTO".


 


MATRÍCULA DE DISCENTES REGULARES DE OUTROS PPGS DA UFMT


·         Discentes regulares de outros Programas de Pós-graduação da UFMT, que tenham interesse em cursar disciplina(s) no PPGD, devem peticionar processo no SEI - Sistema Eletrônico de Informações [Tipo de Processo: Pós-graduação em Direito (PPGD) - Requerimento padrão], anexando o formulário de solicitação de matrícula devidamente preenchido e assinado.


            *Acesse o formulário de solicitação de matrícula pelo link: https://cms.ufmt.br/files/galleries/205/formul%C3%A1rios/F14080862d121548892d1fd41cd47e38168f4e639.doc


            *Acesse o SEI! pelo link: https://sei.ufmt.br/sei/controlador_externo.php?acao=usuario_externo_logar&acao_origem=usuario_externo_enviar_cadastro&id_orgao_acesso_externo=0




 

Seção II - Da Admissão no Curso, Matrícula, Trancamento e Licença


Art. 49  Os candidatos selecionados terão direito à matrícula como alunos regulares no Curso, observando- se as exigências regulamentadas para matrícula na Instituição.

§ 1º  A efetivação da matrícula dos aprovados só se fará com o respeito às normas estabelecidas, passando o aluno a compor o corpo discente do Curso.

§ 2º  A matrícula será realizada de modo eletrônico, em consonância com o Edital de Seleção.

§ 3º  Tanto a primeira matrícula, como as subsequentes deverão ter a anuência do professor orientador.

§ 4º  Para o requerimento da matrícula inicial do candidato aprovado no processo seletivo, será utilizada a mesma documentação entregue no momento da inscrição.

Art. 50 O aluno do Programa de Pós-Graduação em Direito deverá efetuar a matrícula semestralmente, em cada período letivo, nas épocas e prazos fixados pelo Colegiado do Curso, com prazo limite de duas semanas para ajuste após a realização da matrícula, em todas as fases de seus estudos, mesmo quando houver concluído todas as disciplinas necessárias e estiver na fase de elaboração da Dissertação, até a obtenção do título de mestre. (Alteração feita com base em disposição contida na Ata de Reunião do Colegiado de 10.09.2013).

Parágrafo único. A matrícula é da inteira responsabilidade do aluno, consideradas as normas estabelecidas, sendo considerado desistente o aluno que deixar de matricular-se no período previsto para tal.

Art. 51 O aluno, com anuência de seu orientador, poderá solicitar ao Colegiado de Curso o cancelamento de inscrição em uma ou mais disciplinas, sem registro no histórico acadêmico, desde que não completado 30% (trinta por cento) da respectiva carga horária, podendo tal solicitação ser feita apenas uma única vez em cada disciplina, enquanto participar do Programa.

Art. 52 Será permitido ao aluno o trancamento total de matrícula no Curso, por prazo total não superior a 06 (seis) meses.

§ 1º Os pedidos de trancamento devem ser feitos, no máximo, por 01 (um) período letivo de cada vez.

§ 2º  O trancamento de matrícula no Curso, em disciplinas ou em outra atividade programada do Curso, deverá sempre vir acompanhado de um parecer favorável do orientador e só será aceito pelo Colegiado do Curso se este considerar os motivos alegados pelo requerente como relevantes e plenamente justificados.

§ 3º  Não será admitido pedido de trancamento quando o aluno já estiver com 24 (vinte e quatro) meses de vínculo com o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito e, em nenhuma hipótese, poderá implicar na conclusão do Curso em período superior a 30 (trinta) meses.

§ 4º  Não será concedido trancamento de matrícula durante a vigência de prorrogação de prazo para a conclusão de dissertação ou tese.

Art. 52-A O trancamento de matrícula por motivo de saúde deverá ser comprovado por atestado médico contendo a identificação do médico com CRM (assinatura e carimbo e/ou assinatura eletrônica) e data de emissão.

§ 1º A solicitação deverá ser feita pelo (a) discente ou representante legal, em até 10 dias úteis da emissão do atestado médico, formalizada no Sistema Eletrônico de Informações da UFMT, dirigido à Coordenação de Pós-Graduação, acompanhado do atestado médico.

§ 2º O trancamento por motivo de saúde poderá ser solicitado a qualquer tempo e não será computado na integralização do curso.

§ 3º O prazo dos cuidados médicos que culminam no afastamento do discente das atividades acadêmicas deverá estar no atestado médico.

§ 4º A continuidade de pagamento de bolsa durante trancamento por motivo de saúde, se prevista, seguirá as normas das agências de fomento cedentes.

Art. 52-B A(o) discente matriculado em curso de Mestrado ou Doutorado poderá usufruir de licença-maternidade ou paternidade, com suspensão da contagem dos prazos regulamentares.

§ 1º A(o) pós-graduanda(o) poderá usufruir de licença-maternidade por um prazo de até seis meses e licença-paternidade por um prazo de 20 dias.

§ 2º A(o) aluna(o) bolsista deverá comunicar formalmente o afastamento temporário por licença maternidade durante a vigência da bolsa à agência de fomento, especificando as datas de início e término do afastamento, além de documentos comprobatórios da gestação / nascimento / adoção.

§ 3º A continuidade de pagamento de bolsa durante a licença maternidade/paternidade e prorrogação de licença, se prevista, seguirá as normas das agências de fomento cedentes.

Art. 52-C Para a concessão das licenças maternidade ou paternidade, deverá ser feito o requerimento no Sistema Eletrônico de Informações da UFMT, dirigido à Coordenação de Pós-Graduação, acompanhado da certidão de nascimento e atestado médico;.

Parágrafo único. A licença será concedida a partir da data especificada no documento atestando a licença maternidade, o nascimento ou a adoção, não sendo aceitos pedidos posteriores ao período aquisitivo.

Trecho do Regimento Interno do PPGD




Última atualização em 15 de Agosto de 2022.

Logo da UFMT
Câmpus Cuiabá

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-8000

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Araguaia

Unidade I - Pontal do Araguaia
Avenida Universitária, nº 3500
Pontal do Araguaia - MT
CEP: 78698-000

(66) 3402-1108

Unidade II - Barra do Garças
Avenida Valdon Varjão, nº 6390
Barra do Garças - MT
CEP: 78605-091

(66) 3402-0736

Funcionamento Administrativo 08:00 às 11:30 e das 14:00 às 17:30 (horário local)

Câmpus Sinop

Avenida Alexandre Ferronato, nº 1200
Bairro Residencial Cidade Jardim - Sinop - MT
CEP: 78550-728

(66) 3533-3100

(66) 3533-3122

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Várzea Grande

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-6296

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30