Disciplinas
O PROF-FILO UFMT segue a estrutura disciplinar do PROF-FILO. A exposição dessa estrutura e as ementas de cada disciplina estão disponíveis em http://www.humanas.ufpr.br/portal/prof-filo/disciplinas/.
As aulas do PROF-FILO UFMT acontecem, geralmente, às sextas (tarde e noite) e aos sábados (manhã) e envolvem atividades presenciais e a distância.
As atuais disciplinas oferecidas pelo PROF-FILO UFMT são indicadas abaixo.
DISCIPLINAS NÚCLEO UFMT 2025/1
Disciplina: Seminário de Projetos
Tipo: Obrigatória
Modalidade: híbrida (alternando aulas presenciais e virtuais)
Dia: sexta-feira
Horário: 14h00 às 18h00
Docentes: Lívio dos Santos Wogel e Aristides Januário da Costa Neto
Disciplina: Laboratório de Ensino de Filosofia
Tipo: Obrigatória
Modalidade: híbrida (alternando aulas presenciais e virtuais)
Dia: sexta-feira
Horário: 19h00 às 22h00
Docente: Adriano Kurle
EMENTA
Esta disciplina se volta para o ensino de estética e filosofia da arte, com foco especial no ensino médio, mas com abertura para o ensino fundamental e o ensino superior. As abordagens partem da filosofia mas dialogam com artes, sociologia, antropologia, literatura e história. Para tanto, o curso se desenrola em quatro aspectos: (1) leitura, discussão e interpretação de textos clássicos (Platão, Aristóteles, Kant e Hegel); (2) levantamento de material bibliográfico, primário ou didático, para o ensino de estética; (3) discussão pedagógico-metológica; (4) elaboração de propostas e material didático para o ensino de estética e filosofia da arte. Com este viés, aborda-se a arte e a estética em dois sentidos, ao se considerar o uso de práticas e obras artísticas como material metodológico para o ensino de filosofia e ciências humanas em geral ou como fonte de análise e exemplo para o ensino de estética e filosofia da arte. Desta forma, a disciplina se organiza em parte como seminário, em parte como oficina.
BIBLIOGRAFIA
ARISTÓTELES: Poética, Organon, Política, Constituição de Atenas. São Paulo: Nova Cultural, 2000. (Os pensadores)
BARROS, Fernando R. de M. Estética Filosófica para o Ensino Médio. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012.
BUSTAMANTE, Ani. Filosofando na Escola: Como transformar o potencial crítico dos alunos em pensamento. Tradução de Ricardo Rosenbuch. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
CAMPANER, Sônia. Filosofia: Ensinar e aprender. São Paulo: Livraria Saraiva, 2012.
COSTA, Cristina. Sociologia: Questões da atualidade. São Paulo: Moderna, 2010.
GALLO, Sílvio. Metodologia do Ensino de Filosofia: Uma didática para o ensino médio.
HEGEL, G. W. F. Cursos de Estética. Volumes I-IV. Tradução de Marco Aurélio Werle e Oliver Tolle. São Paulo: EDUSP, 2000-2004.
KANT, I. Crítica da Faculdade de Julgar. Tradução de Fernando Costa Mattos. Petrópolis: Editora Vozes, 2016.
PLATÃO. A República. 9. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2001.
ROCHA, Ronai da. Ensino de Filosofia e Currículo. 2 ed. Santa Maria: Editora da UFSM, 2015.
DISCIPLINA REMOTA OFERECIDA PELO PROF-FILO UNIRIO
DISCIPLINA OPTATIVA: Tópicos Específicos de Ensino de Filosofia
Tema: Novas e Antigas Batalhas pela Atenção
Prof. Dr. Charles Feitosa (Filosofia/UNIRIO)
Horário: Sextas-feiras, 15-18hs, 2025-1
Local: Plataforma Teams
As aulas do PROF-FILO começarão, na Unirio, 04 de abril, sexta-feira.
MATRÍCULA: Interessados enviem e-mail para Prof Charles + coordenação prof-filo.mestrado@unirio.br com a solicitação + número de matrícula/ núcleo e CPF.
Justificativa: O que é atenção e por que é tão difícil capturá-la? No “admirável mundo novo” das tecnologias digitais os professores precisam disputar pela atenção dos seus estudantes, distraídos com os mais diversos algoritmos da internet e suas redes sociais. Nem sempre os professores vencem essas batalhas. Recentemente foi sancionada uma lei que proíbe o uso de celulares nas escolas (PL 4932/2024). Mas será que a culpa é somente das novas tecnologias ou as batalhas pela atenção fazem parte da história desde seus primórdios? O curso tem como objetivo discutir os desafios pedagógicos em tempos de tecnologia digital, considerando as mudanças nas formas de comunicação, informação e aprendizagem dos alunos, bem como as possibilidades e limites das ferramentas tecnológicas para a educação. Além disso, o curso pretende contextualizar em que medida essas dificuldades são novas ou não, pois talvez a dificuldade em manter o foco e evitar distrações seja uma característica estrutural dos seres humanos. Objetivos: * Compreender o conceito de atenção e as dificuldades associadas à sua manutenção. * Analisar o impacto das tecnologias digitais nas formas de comunicação e aprendizagem dos alunos. * Discutir os desafios enfrentados pelos professores para capturar a atenção dos alunos em um ambiente permeado por redes sociais e outros algoritmos. * Explorar as possibilidades e limitações das ferramentas tecnológicas no contexto educacional. * Contextualizar historicamente as batalhas pela atenção e identificar se são fenômenos recentes ou inerentes à natureza humana.
Bibliografia
● Carr, Nicholas. A Geração Superficial: O que a Internet Está Fazendo com Nossos Cérebros. São Paulo: Agir, 2011.
● Crary, Jonathan. 24/7: Capitalismo Tardio e os Fins do Sono. São Paulo: Ubu, 2021.
● HAN, Byung-Chul. Sociedade do Cansaço. Petrópolis: Vozes, 2017.
● Freire, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
● Nietzsche, Friedrich. "Assim Falou Zaratustra". Tradução de Mário da Silva. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
● Merleau-Ponty, Maurice. "Fenomenologia da Percepção". Tradução de Carlos Alberto Ribeiro de Moura. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
● Heidegger, Martin. "Ser e Tempo". Tradução de Márcia Sá Cavalcante Schuback. Petrópolis: Vozes, 2012.
● Silva, Tomás Tadeu da. "A Produção Social da Identidade e da Diferença". Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
● SANTAELLA, Lucia. A Atenção na Era da Distração. São Paulo: Paulus, 2022.