Plano de Ensino

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS


INTRODUÇÃO À AGRICULTURA TROPICAL 

EMENTA: Apresentar e discutir o Programa de Pós-graduação em Agricultura Tropical da FAAZ/UFMT, de modo a facilitar a compreensão geral dos seus objetivos e filosofia, destacando seu caráter multidisciplinar e interdisciplinar. Caracterizar o ambiente tropical. Caracterizar a agricultura tropical. Caracterizar os principais sistemas agrícolas utilizados na área tropical. • Identificar as áreas tropicais de maior potencial de produção de alimentos.

INTRODUÇÃO À METODOLOGIA CIENTÍFICA 

EMENTA: Ciência: Conhecimento científico e outras formas de conhecimento. Método científico: hipótese, observação/experimentação. Métodos qualitativos e quantitativos na pesquisa agrícola. Pesquisa bibliográfica. Projeto de pesquisa. Artigos científicos, dissertações e teses. A ementa da disciplina tem os seguintes enfoques: (a) utilidade da revisão bibliográfica, (b) teoria da pesquisa científica e (c) elaboração de documentos científicos (relatórios, dissertações, teses, artigos) segundo as normas das instituições.

PROFESSORAS: 1 - Dra. Katiuchia Takeuchi


MÉTODOS ESTATÍSTICOS 

EMENTA: Conceitos e princípios básicos da experimentação. Teste de hipóteses. Testes de comparações múltiplas. Delineamentos experimentais. Planejamento e análise de experimentos com vários fatores. Experimentos fatoriais. Experimentos em parcelas subdivididas. Regressão e correlação.
PROFESSORES: 1- Dr. Joadil Conçalves de Abreu 2- Dr. Ricardo Santos Silva Amorim 3- Dr. Nelcino Francisco de Paula 

SEMINÁRIOS 

EMENTA: Apresentar aos mestrandos e doutorando do PPGAT as áreas de atuação dos egressos; Capacitar os estudantes a elaborar e apresentar seminários, artigos técnicos/científicos e de divulgação, propiciando a oportunidade de contato com recursos bibliográficos e tecnológicos.

PESQUISA ORIENTADA (APENAS PARA DOUTORADO)

EMENTA: Teoria e prática da escrita científica para elaboração de artigos acadêmicos e textos de divulgação da ciência. Abordagem das normas e diretrizes para redação científica, com foco em boas práticas que otimizam o tempo de elaboração de manuscritos. Estrutura de artigos científicos, técnicas de redação e revisão, submissão e resposta a revisores. 


DISCIPLINAS COMPLEMENTARES


ESTÁGIO DOCÊNCIA (OBRIGATÓRIA PARA BOLSISTA DE MESTRADO)

EMENTA: Aprimorar a formação dos discentes, oferecendo-lhes adequado treinamento para o magistério, por meio de estágio em atividades didáticas e em pesquisas dirigidas fornecidas em forma de exercícios durante a vigência da disciplina.

ESTÁGIO DOCÊNCIA I e II (OBRIGARTÓRIA PARA BOLSISTA DE DOUTORADO)

EMENTA: Aprimorar a formação dos discentes, oferecendo-lhes adequado treinamento para o magistério, por meio de estágio em atividades didáticas e em pesquisas dirigidas fornecidas em forma de exercícios durante a vigência da disciplina.
 PROFESSORA:  Dra. Katiuchia Takeuchi


DINÂMICA DA MATÉRIA ORGÂNICA DO SOLO

EMENTA: Introdução, conceitos, composição e constituintes da MOS. Biomoléculas e Substâncias Húmicas (SHs): Evolução, características das SHS substâncias húmicas (SHs). Compartimentos da MOS. Mecanismos de proteção da MOS. Identificação dos compartimentos operacionais. Frações da MOS. Características das frações. Modelagem para o estudo da MOS. Dinâmica da MOS e mecanismos da estabilização da MOS. Interações entre fração orgânica e mineral, Principais reações da MOS. Níveis Hierárquicos. Caracterização da MOS: Princípios básicos dos métodos de extração física. Métodos físicos - fracionamento dessimétrico (Fração leve, fração pesada, fração oclusa); Caracterização da MOS: Método físico – granulométrico, Método físico dessimétrico; Método químico.


EMENTA: Caracterização do ambiente tropical e da diversidade vegetal no mesmo (floresta tropical, savana, manguezal, ambiente costeiro, páramo, processos de adaptação e aclimatação), (b) Relações hídricas (a água no sistema solo-planta-atmosfera, hidráulica das plantas, Ecofisiologia do estresse hídrico), (c) Metabolismo primário (fotossíntese, respiração e fotorrespiração, modelos matemáticos de resposta da fotossíntese à luz, modelo bioquímico da fotossíntese em plantas C3, eficiência no uso de água e de luz, Ecofisiologia da fotossíntese), (d) Nutrição mineral (aspectos fisiológicos, eficiência no uso de nutrientes e Ecofisiologia da nutrição mineral), (e) Crescimento e desenvolvimento (análise de crescimento clássica e funcional, efeito da temperatura e graus dia).

PROFESSOR:  1 - Dr. Francisco de Almeida

 FÍSICA DO SOLO 

EMENTA: Introdução ao estudo da física do solo e sua relação com o sistema de produção. Propriedades físicas do solo: textura, estrutura, densidade, porosidade, consistência, resistência mecânica. Dinâmica da água no solo: infiltração e retenção de água. Relação solo-água-planta-atmosfera. Manejo das propriedades físicas do solo.

 MANEJO DO SOLO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS FORRAGEIRAS

EMENTA:  Considerações sobre a importância das plantas forrageiras; Importância da adubação para as plantas forrageiras. Calagem e gessagem em áreas para cultivo de forrageiras. Nutrição e adubação de gramíneas e leguminosas forrageiras. Adubação de pastagens consorciadas. Adubação de áreas com forrageiras destinadas à fonação e ensilagem. Práticas conservacionistas de solo em áreas cultivadas com pastagens; Recuperação de pastagens degradadas. Métodos químicos e físicos de recuperação de solos cultivados com pastagens. Estudo de casos.

PROFESSORA: Dra. Edna Maria Bonfim da Silva


MÉTODOS FÍSICO-QUÍMICOS PARA ANÁLISE DE ALIMENTOS

EMENTA: Discutir os tipos de amostragem empregadas na análise de alimentos tendo em vista o objetivo da análise e o tipo de analito que se deseja identificar e/ou quantificar. Estudar os princípios dos métodos analíticos mais empregados na atualidade, além de apresentar os equipamentos e materiais utilizados nas análises por espectrofotometria, cromatografia e espectrometria de massas. Demonstrar técnicas utilizadas para a avaliação física de alimentos. Identificar as principais aplicações das metodologias analíticas em função das características do analito em estudo.

PROFESSOR: Dra. Maressa Caldeira Morzelle


EMENTA:  Considerações gerais sobre nutrição mineral de plantas; os elementos essenciais (nutrientes) e suas funções nas plantas; absorção, transporte e redistribuição dos nutrientes; preparo de soluções nutritivas; sintomas de deficiência e excessos; Interações entre nutrientes; exigências nutricionais das culturas; avaliação do estado nutricional das plantas; relação entre nutrição vegetal, estresses bióticos/abióticos e qualidade dos produtos agrícolas.

PROFESSOR: Dr. Milton Ferreira de Moraes


QUÍMICA E MINERALOGIA SOLO

EMENTA: Conceitos básicos em mineralogia (Introdução, Noções de cristalografia, Noções de cristaloquímica, Classificação dos minerais, Propriedades físicas dos minerais, Mineralogia sistemática. Identificação dos minerais, Métodos físicos de análises em mineralogia do solo. Reserva Mineral do Solo e Intemperismo e Ocorrência de Minerais no ambiente dos solos. Eletroquímica, Dispersão-floculação, Manipulação da carga para controlar as interações do soluto. Superfícies carregadas e interação soluto/solo: Importância da área superficial específica dos minerais, tipos de superfícies elétricas, componentes de carga de superfície, Interface superfície-solução. Química da matéria orgânica do solo- MOS. Adsorção e troca iônica no solo. Química dos solos ácidos. Química dos metais pesados no solo. Química dos Solos alagados

RELAÇÕES SOLO-PLANTA-ATMOSFERA

EMENTA:  Potencial da água no solo, na planta e na atmosfera e seus componentes, equações de movimento da água no solo sob fluxo saturado e não saturado. A solução do solo: termodinâmica de soluções, capacidade de troca iônica, fluxo de íons no solo. Movimento de gases no solo. Temperatura e fluxo de calor no solo. Dinâmica da água na planta: equações de transporte, absorção de água pelas raízes; transporte no xilema; ascensão da seiva. Fluxos de vapor d'água e de dióxido de carbono entre as plantas e a atmosfera. Fluxos de energia entre a planta e a atmosfera. Balanço hídrico da planta: fatores que afetam a absorção e a perda de água pela planta; balanço de água da planta e indicadores vegetais do déficit hídrico e métodos de medidas.

PROFESSORES: Dr. Tonny José Araújo da Silva


SISTEMA DE INTEGRAÇÃO LAVOURA-PECUÁRIA 

EMENTA: Ambiente tropical. Fundamentos da integração lavoura-pecuária. Modelos de integração da produção vegetal e animal em ambientes tropicais. Estabelecimento e manejo de culturas agrícolas no sistema integrado. Estabelecimento e manejo de plantas forrageiras em sistema integrado. Resposta animal em sistemas integrado.
PROFESSOR: 
Dr. Joadil Conçalves de Abreu



TÓPICOS ESPECIAIS



EMPRENDEDORISMO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

EMENTA: Conceitos da inovação. Perfil empreendedor e as softskills. O Design Thinking como metodologia de inovação. Modelo de Negócios e representação através da ferramenta Canvas. Pesquisa de Mercado e validações. Análise de concorrência. Levantamento de hipóteses, testes e desenho do Modelo de Negócios através da técnica de Produto mínimo viável.

PROFESSORAS: 1 Dra. Katiuchia Takeuchi 2 - Dra. Jussara de Araújo Gonçalves


FERTILIDADE DO SOLO

EMENTA: Composição do solo; fração coloidal e adsorção iônica; acidez e correção do solo; matéria orgânica do solo; macronutrientes no solo; micronutrientes no solo; elementos benéficos e tóxicos no solo; avaliação da fertilidade do solo; recomendação de fertilizantes e condicionadores do solo; formulação de fertilizantes.


FETILIZANTES E CORRETIVOS 

EMENTA: Impacto dos fertilizantes e corretivos na produção de alimentos, fibras, energia e saúde humana/animal. Evolução do consumo de fertilizantes no Brasil e no mundo. Reservas, matérias primas e processos para produção de fertilizantes. Legislação sobre corretivos, condicionadores de solo, fertilizantes minerais e orgânicos, substratos, inoculantes e contaminantes. Métodos de análise química de fertilizantes (minerais e orgânicos), resíduos e corretivos. Corretivos e condicionadores do solo. Fertilizantes fornecedores de macronutrientes. Fertilizantes fontes de micronutrientes. Fertilizantes orgânicos, organominerais e biofertilizantes. Fertilizantes fluídos. Formulação: cálculo, incompatibilidades, higroscopicidade, mistura e enchimentos. Novas tecnologias na produção e aplicação de fertilizantes.

PROFESSOR: Dr. Milton Ferreira de Moraes


INSTRUMENTAÇÃO ANALÍTICA E PRÁTICAS LABORATORIAIS

EMENTA: Esta disciplina visa fornecer uma compreensão aprofundada dos princípios e técnicas fundamentais de instrumentação analítica, além de promover a aplicação prática desses conhecimentos em atividades laboratoriais. Irá abranger desde os conceitos básicos até as técnicas mais avançadas, capacitando os alunos a realizar análises quantitativas e qualitativas de amostras como plantas, solos, sedimentos, água, alimentos, entre outras. As práticas laboratoriais serão estruturadas para permitir a aplicação direta dos conceitos teóricos, consolidando o aprendizado por meio de experimentos.

PROFESSOR: Dra. Ariane Isis Barros


MANEJO DO SOLO

EMENTA: Histórico do manejo dos solos no Brasil. Caracterização do solo, atributos físicos e a dinâmica da água no solo. Princípios que fundamentam o manejo dos solos. Meio ambiente e solos de cerrados. Importância das propriedades físicas do solo na produção agrícola. Sistemas de cultivo em solos tropicais. Práticas conservacionistas. Caracterização dos sistemas de manejo do solo aos diferentes usos do solo em áreas agrícolas e florestais. Integração de práticas de manejo do solo com a sustentabilidade do processo produtivo na agricultura. Manejo dos solos e a agricultura digital.

O USO DAS FICHAS DE REFLEXÃO NAS CIÊNCIAS DA TERRA

EMENTA: Ciência: Conhecimento científico e outras formas de conhecimento. Método científico: hipótese, observação/experimentação. Conceito de solo. Princípios básicos da ecologia, geologia, geomorfologia e pedologia.

PROFESSOR: Dr. Eduardo Guimarães Couto


SISTEMAS AGRÍCOLAS TROPICAIS

EMENTA: O conceito de trópico sob o ponto de vista ambiental e social. Conceitos básicos: agricultura tropical, agronomia tropical, sistemas agrários, de produção e de cultivo ou criação. Evolução histórico da agricultura nos trópicos. Caracterização dos sistemas agrícolas tropicais. Temas e tendencias de pesquisa sobre agricultura tropical.

PROFESSOR: Dra. Oscarlina Lúcia dos Santos Weber


PROGRAMACAO EM R 

EMENTA: Compreensão do ambiente R, conhecimento dos fundamentos de programação em R, realização dos análises estatísticas básicas em R, realização de visualizações básicas em R.


TECNOLOGIA E FISIOLOGIA DE SEMENTES 

EMENTA: Conceitos e importância das sementes. Controle de Qualidade. Formação, maturação e estrutura das sementes. Dormência e germinação de sementes. Longevidade e deterioração: sementes recalcitrantes e ortodoxas. Vigor de sementes. Aspectos da produção de sementes. Armazenamento de sementes. Análises de sementes. Pesquisa em fisiologia de sementes.



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