Desde seu início, o Programa apresenta papel fundamental na geração de conhecimentos e formação de pessoal qualificado para atuar nas diferentes esferas profissionais do estado de Mato Grosso (Universidades, Institutos de Pesquisa, Organizações Não Governamentais, Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, Escolas Agrotécnicas, Empresas Públicas e Privadas, entre outras), que, dada a sua constituição histórica, apresenta enorme diversidade de sistemas de produção.
O Curso de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Agricultura Tropical iniciou suas atividades em 1993 com dez vagas oferecidas e conceito 3. Já o Curso de Doutorado iniciou em julho de 2005, com seis vagas ofertadas e conceito 4.
Na última avaliação CAPES (quadriênio 2017-2020) o PPGAT atingiu conceito 5.
Em 2005, foi aprovado pela Financiadora de Estudos e Projetos-FINEP o projeto “Implantação de infraestrutura de apoio a pesquisa e à Pós-Graduação em Agricultura Tropical” que permitiu a construção de um prédio que abriga laboratórios (Geoprocessamento, Microbiologia do Solo, Forragicultura, Fitotecnia, Ecofisiologia Vegetal, Biotecnologia e Recursos Genéticos), auditório e salas de apoio para secretaria, informática, docentes e discentes da Pós-Graduação.
Além desses espaços, a Pós-Graduação em Agricultura Tropical utiliza os seguintes laboratórios de pesquisa e ensino da Faculdade de Agronomia e Zootecnia: Nutrição Mineral de Plantas, Análise de Sementes, Fitopatologia, Entomologia, Núcleo de Tecnologia em Armazenagem, Física do Solo, Química do Solo, Agricultura de Precisão, Tecnologia de Alimentos e Nutrição Animal.
Formar recursos humanos altamente qualificados, em um estado como o de Mato Grosso, é de grande importância, e esse tem sido um dos papéis do PPGAT. Seu quadro docente é formado por professores experientes e produtivos, e suas linhas de pesquisa são adequadas à realidade regional e nacional, e até, demandas de candidatos do exterior. A experiência adquirida ao longo dos anos nos possibilita considerar o PPGAT como um programa consolidado e fundamental ao desenvolvimento regional.
Anualmente, são oferecidas vagas anuais para o mestrado e doutorado, atendendo a demanda de outras Instituições de Ensino, privadas e públicas, para capacitação de docentes. O PPGAT possuí um quadro de 16 docentes, sendo 14 permanentes e 02 colaboradores, além de professores apoiadores.