A Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) atua no processo de recredenciamento institucional no eixo de infraestrutura, relacionado ao desenvolvimento tecnológico da universidade. Com o apoio às áreas fim da universidade, a secretaria desenvolve ações que permitem a UFMT estar presente em ensino, pesquisa e extensão.
Segundo o secretário de Tecnologia da Informação e da Comunicação, professor Jean Caminha, a secretaria trabalhou ativamente no processo de recredenciamento institucional, priorizando a implantação de infraestrutura e serviços computacionais para gestão e apoio das atividades acadêmicas. “Destacamos iniciativas como a requalificação de 29 laboratórios de informática, instalando 1090 computadores novos, com capacidade e desempenho superior, para atendimento dos cursos de graduação e pós-graduação em todos os campi. Além disso, foi desenvolvido um programa de manutenções periódicas destes laboratórios para garantir sua integridade e disponibilidade as aulas”, destaca o professor.
Jean Caminha conta que a STI atuou no desenvolvimento de novo Portal Acadêmico, com novos recursos para a gestão das disciplinas e vida acadêmica para os professores, alunos e coordenadores. “Todos os alunos agora possuem um e-mail @sou.ufmt.br que permite seu acesso integrado a todos os serviços eletrônicos da UFMT como também outras conveniências como certificados digitais e acesso à rede sem fio eduroam, em mais de 3 mil institutos de ensino e pesquisa em mais de 100 países”, explica.
Outras ações realizadas são a requalificação dos centro de dados, com a aquisição de novos servidores de aplicações, refrigeração e gerador elétrico e o estabelecimento de uma Central de Serviços, atuando como ponto único de contato com a comunidade acadêmica, para atendimento das solicitações e incidentes.
“Nos dois últimos anos, foram atendidos cerca de 5.057 chamados, com índice de satisfação médio superior a 85%. A STI também atuou apoiando outras unidades administrativas da UFMT, disponibilizando relatórios de controle e sistemas de informações de negócio. Em atuação conjunta com a Biblioteca Central, foi disponibilizado acervo de bibliotecas digitais com mais de 22 mil títulos disponíveis, integrado aos sistemas de apoio acadêmico”, cita o professor Jean Caminha.
Interligação com todas as áreas da UFMT é ponto chave da STI
O chefe de secretaria da STI, Gabriel Soares dos Santos, pontua que a STI está diretamente ligada a todas as áreas que a UFMT atua. “Todos os setores da STI estão mobilizados para o processo de recredenciamento, que é um processo de extrema importância para a continuidade da oferta de ensino, pesquisa e extensão à sociedade. As coordenações, gerências e supervisões da STI atuam de forma conjunta para responder os indicadores do recredenciamento, especialmente ao eixo 5, que diz respeito à infraestrutura”, ressalta Gabriel Soares dos Santos.
De acordo com o chefe de secretaria o principal papel da STI está no apoio a diferentes demandas relacionadas ao recredenciamento. “A STI, como área de apoio à área fim (ensino, pesquisa e extensão), atua primordialmente no suporte às demandas dos outros setores no recredenciamento, especialmente no que diz respeito aos dados relacionados aos sistemas acadêmicos e administrativos desenvolvidos pela unidade. Por meio deles é possível que as áreas-fim obtenham dados de extrema relevância para as ações do recredenciamento”, explica.
Sobre quais informações são mais importantes para a STI no processo de recredenciamento, Gabriel Soares dos Santos cita que há uma sintonia com as demandas da instituição. “As informações mais importantes para a STI no processo de recredenciamento dizem respeito ao suporte às atividades-fim da UFMT, que são ensino, pesquisa e extensão”, pontua o chefe de secretaria. Na prática, são ações que estiveram presentes até mesmo no desenvolvimento das aulas durante a pandemia de Covid-19.
“Por meio dos sistemas desenvolvidos pela STI, dos equipamentos e sistemas adquiridos, da internet de alta velocidade disponibilizada, do suporte relativo a incidentes e manutenções, a STI consegue colaborar para que as atividades acadêmicas e administrativas da universidade possam se destacar no processo de recredenciamento. Por exemplo, a utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e do Big Blue Button (BBB ) foi imprescindível para a continuidade das aulas durante a pandemia”, ressalta.
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