A Educação a Distância é um dos pontos de destaque da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) no processo de recredenciamento institucional. Nesta área a Secretaria de Tecnologia Educacional (Setec) da UFMT destaca-se pela presença em 27 polos de oferta em todas as regiões do Estado de Mato Grosso. Na apresentação de dados do recredenciamento há também parcerias em desenvolvimento com a Secretaria de Relações Internacionais (Secri) e a Editora da UFMT (EdUFMT).
O secretário de Tecnologia Educacional, Alexandre Martins dos Anjos, relatou que o processo de recredenciamento tem possibilitado uma reflexão sobre a atuação da Setec, em especial no que se refere a oferta de cursos de Educação a Distância (EaD) no contexto da UFMT. “Neste sentido, é oportuno destacar a abrangência da EaD em nossa universidade que, atualmente, está presente em 27 polos de oferta de cursos a distância de graduação e pós-graduação, englobando as regiões Centro-Sul Mato-Grossense; Nordeste Mato-Grossense; Norte Mato-Grossense; Sudeste Mato-Grossense e o Sudoeste Mato-Grossense”, pontuou o secretário.
Atualmente no ensino de graduação a distância, no presente momento, há 5 cursos de graduação: licenciatura em Pedagogia, Matemática, Ciências Naturais e Matemática e Tecnologia Educacional, e bacharelado em Administração Pública. Ao todo são mais de mil estudantes matriculados em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fomentados com recursos do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) e mantenedores da rede pública de educação, realizados pelas unidades acadêmicas com a colaboração da Setec.
Há ainda a previsão de oferta de cursos a distância de Licenciatura em Geografia e Licenciatura em Química. “Neste cenário de expansão da EaD em nossa Universidade, é importante mencionar a oferta do novo curso de Graduação em Ciência e Tecnologia, bacharelado interdisciplinar, na modalidade a distância, da Faculdade de Engenharia do câmpus Universitário de Várzea Grande que será ofertado em parceria com a Setec”, comentou o secretário.
Trabalhos em parceria marcam Setec no recredenciamento
A Coordenadora técnico-pedagógica em projetos de cursos on-line, professora Rosana Abutakka, destaca que na política institucional da EaD na UFMT, a Setec tem articulado suas atividades em parceria e interação. “Desde o planejamento à execução de cursos de graduação e pós-graduação a distância, a Setec estreita ações conjuntas com a Proeg e Propg, bem como com as unidades acadêmicas ofertantes de cursos EaD. A Setec tem apoiado atividades de revisão de projetos pedagógicos de cursos, na formação de docentes, técnicos e tutores para atuarem nos cursos a distância, na produção e edição de materiais didáticos audiovisuais, na disponibilização de sistemas, no suporte de Ambientes Virtuais de Aprendizagem, entre outras ações”. pontuou sobre ações com a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) e Pró-Reitoria de Pós-Graduação (Propg).
A Setec, conjuntamente com a Proeg e unidades ofertantes, estabelecem um trabalho de interação e diálogo, com análise e readequação de Projetos Pedagógicos de Cursos, na capacitação de equipe multidisciplinar, e na disponibilização e suporte em Ambiente Virtual de Aprendizagem. “É oportuno mencionar, ainda, a parceria da Setec com a Secri no que se refere ao projeto de Mobilidade Acadêmica Virtual Discente, que tem oportunizado aos estudantes EaD fazer mobilidade incoming para outros países, por meio de acordo de cooperação, parcerias e convênio entre as universidades estrangeiras, possibilitando uma formação virtual na perspectiva multicultural e transfronteiriça”, relatou a professora sobre a parceria com a Secri.
Há ainda ações com a Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev), para o desenvolvimento de um módulo de disponibilização automática de certificação de extensão na plataforma de cursos abertos, com o propósito de ampliar projetos de extensão. A ação oferece cursos online à comunidade acadêmica e sociedade em geral, com certificação expedida diretamente pela plataforma virtual.
“Ainda da perspectiva da interação entre setores, a Editora da UFMT (EdUFMT), atua de maneira parceria com a Setec no tocante à divulgação e produção do conhecimento acadêmico, artístico-cultural e didático dos docentes/pesquisadores/estudantes da comunidade universitária a distância. Sendo que todo o controle de conteúdo do material didático é feito pela equipe multidisciplinar de EaD vinculada à Setec e à UAB”, destacou a professora Rosana Abutakka.
Pós-Graduação possui dados expressivos
Alexandre Martins dos Anjos explicou que o curso tem previsão para atendimento em 12 polos de apoio presencial no estado de Mato Grosso, com disponibilização de mil vagas anuais. O secretário acrescentou que a Setec é uma das unidades que em conjunto com as demais pró-reitorias e secretarias da UFMT têm apoiado a concretude do projeto. “Além destes cursos, há previsão de oferta para os próximos anos dos seguintes cursos de especialização EaD em Bioenergia, Engenharia Ferroviária, Educação no/do Campo: oralidade, leitura, escrita e literatura na infância”, destacou.
O secretário pontua que no cenário dos cursos de pós-graduação EaD, é possível destacar também os cursos autofinanciados, como exemplo os cursos de especialização do Câmpus do Araguaia. “São cursos como Engenharia e Segurança do Trabalho e Legislação e Gestão Pública e-gov em Compliance, que congrega mais de 200 estudantes matriculados, e a Setec atua na colaboração desses projetos por meio da disponibilização de tecnologias educacionais e atividades de design educacional”, relatou o professor.
Já na pós-graduação lato sensu, a Educação a Distância com a oferta de cursos sob responsabilidade de institutos e faculdades ou unidades administrativas. “Assim, a pós-graduação EaD, ocorre principalmente por cursos episódicos fomentados com recursos da UAB e, no presente momento, encontram-se em oferta e/ou finalização 5 cursos de especialização, como mais de 600 estudantes matriculados”, disse Alexandre Martins dos Anjos.
Os cursos na pós-graduação lato sensu estão nas áreas de Gestão Pública, Informática na Educação, Ensino de Ciências – Anos Finais do Ensino Fundamental “Ciência é Dez! ”, Diversidade e Educação Inclusiva no Contexto das Ciências Naturais e Mídias Digitais para a Educação. “A Setec tem envidado esforços no sentido de elaboração de novos cursos, visando à formação continuada de sua equipe de professores, técnicos e, sobretudo, de tutores presenciais e a distância no campo da educação aberta e/ou a distância, com vistas na implementação de estratégias de ensino híbrido, seja na oferta de carga horária de disciplinas presenciais a distância, seja na introdução das TICs visando agregar valor à prática da educação presencial”, ressaltou.
Ações a distância influenciam também na Extensão
A Setec também atua na extensão com ações a distância. “Na extensão, é pertinente sublinhar a oferta gradativa de ações a distância como a produção de Cursos Abertos Massivos Online (MOOCs), como os que foram ofertados para os docentes e discentes da UFMT no início da pandemia, com o propósito de capacitar a comunidade acadêmica no uso das tecnologias para a educação presencial”, pontuou o secretário de Educação Tecnológica a respeito das quatro turmas do curso on-line de Princípios de autoria e edição de cursos em Ambientes Virtuais de Aprendizagem, com a participação de 1.596 docentes da UFMT.
Também foi oferecido aos discentes o curso de Introdução a Ambientes Virtuais de Aprendizagem, por meio de 4 turmas com participação de 1.286 estudantes. “Sendo assim, o processo de recredenciamento tem oportunizado à Setec um trabalho coletivo entre suas equipes no levantamento e análise de informações, que refletem na atuação efetiva desta Secretaria na UFMT, seja pela captação de projetos, como na oferta de cursos de graduação e pós-graduação EaD, e que tem corroborado na formação técnico-científica de nossos estudantes e conseguinte aumento de egressos no mundo do trabalho”, analisa o secretário.
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