Institucional

Biblioteca realiza ações para recredenciamento institucional


Dados apresentados tratam principalmente sobre infraestrutura e acervo

A Biblioteca da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) participa do processo de recredenciamento institucional da instituição. O órgão desempenha papel importante para o processo de prestar informações à comissão avaliadora que analisa o recredenciamento da UFMT. Atualmente, o processo de recredenciamento institucional envolve Faculdades e Institutos dos Câmpus de Cuiabá, do Araguaia, de Sinop e de Várzea Grande.

A vice-reitora da UFMT, professora Rosaline Rocha Lunardi, enfatizou que há dois itens a serem avaliados nas bibliotecas no processo de recredenciamento institucional; a infraestrutura e o plano de atualização do acervo. “A avaliação da infraestrutura considera:  o atendimento das necessidades institucionais; a acessibilidade; a disponibilidade de locais para estudo individual e coletivo; os recursos tecnológicos para consulta, empréstimo e organização do acervo; os recursos educacionais e inovadores”, ressaltou a vice-reitora.

Segundo a vice-reitora, as bibliotecas dos Câmpus da UFMT estão passando por reformas e adequações na estrutura física, para atender aos requisitos de conforto, acessibilidade e guarda de acervo. Algumas destas já estão com obras finalizadas, como as bibliotecas das unidades 1 e 2 do Campus Universitário do Araguaia.

“A Biblioteca tem o plano de atualização do acervo aprovado no Plano de Desenvolvimento Institucional vigente. O plano de atualização do acervo considera, inclusive, a disponibilização de duas bibliotecas digitais, com milhares de títulos que compreendem as referências básicas e complementares indicadas nos Projetos Pedagógicos dos Cursos”, ressaltou a professora.

Processo avalia infraestrutura e atualização de acervo

Segundo o supervisor de Processos Técnicos da Biblioteca Central, Carlos Henrique Tavares de Freitas, a Biblioteca, unidade vinculada à vice-reitoria, atua com o atendimento das demandas da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan) e do Grupo de Trabalho do Recredenciamento Institucional (GTRI). "Quando foi constituído o grupo, a Proplan nos chamou para participar porque a Biblioteca tem dois fatores importantes no processo de recredenciamento da instituição: infraestrutura e atualização de acervo. A gente atende ao recredenciamento institucional como parte da universidade", disse o supervisor.

Na infraestrutura há uma avaliação de atendimento a necessidades institucionais, ações de acessibilidade, estações de estudo e guarda de acervo. “Avalia-se se há condições para atendimento educacional especializado e disponibiliza recursos inovadores porque é um dos critérios que o Ministério da Educação avalia”, explicou a coordenadora da unidade, Rosângela Aparecida Vicente Sohn. Sobre a atualização de acervo, os critérios estão voltados para o plano de atualização de acervo no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFMT.

Até mesmo aspectos como a adoção de dispositivos inovadores estão no processo de avaliação para o recredenciamento institucional. “Esses indicadores de responsabilidade da biblioteca são nosso foco de trabalho. São indicadores que contam com o apoio de outras unidades em que a biblioteca elaborou a resposta”, disse o supervisor sobre o apoio da Proplan e da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI). Participam da comissão de recredenciamento a coordenadora da biblioteca, Rosangela Sohn, Luciana Alencar e Carlos Henrique Tavares de Freitas.

“Para a gente foi um processo tranquilo em algumas etapas e em outras deu um pouco mais de trabalho por causa da pesquisa para atender alguns aspectos que são importantes e o fechamento da unidade por conta da pandemia”, finalizou o supervisor de Processos Técnicos da Biblioteca Central.


Veja mais:

UFMT lança site para recredenciamento institucional

UFMT realiza encontros para abordar recredenciamento


PORCarlos Rocha
Jornalista

DATAJun 8, 2022, 6:25:00 PM

Logo da UFMT
Câmpus Cuiabá

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-8000

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Araguaia

Unidade I - Pontal do Araguaia
Avenida Universitária, nº 3500
Pontal do Araguaia - MT
CEP: 78698-000

(66) 3402-1108

Unidade II - Barra do Garças
Avenida Valdon Varjão, nº 6390
Barra do Garças - MT
CEP: 78605-091

(66) 3402-0736

Funcionamento Administrativo 08:00 às 11:30 e das 14:00 às 17:30 (horário local)

Câmpus Sinop

Avenida Alexandre Ferronato, nº 1200
Bairro Residencial Cidade Jardim - Sinop - MT
CEP: 78550-728

(66) 3533-3100

(66) 3533-3122

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Várzea Grande

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-6296

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30