PORGerência de Imprensa
imprensa.secomm@ufmt.br

DATA31 de Maio de 2022

COMPARTILHE

Institucional

UFMT lança site para recredenciamento institucional

Espaço traz documentos e orientações para a comunidade universitária

O processo de recredenciamento institucional da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) está em curso e já dispõe de site próprio para acompanhamento do procedimento. De acordo com a Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan) da UFMT, a página eletrônica tem uma elaboração focada na distribuição de informações de forma clara e objetiva. O processo de recredenciamento institucional envolve faculdades e institutos de todos os Câmpus da UFMT; Cuiabá, Araguaia, Sinop e Várzea Grande. 

O Pró-reitor de Planejamento, Roberto Perillo, que também é presidente do Grupo de Trabalho do Recredenciamento Institucional (GTRI), destacou que o processo de recredenciamento foi acolhido pelos Câmpus da UFMT. “A comunidade compreendeu sua importância, atendendo às demandas exigidas, sempre que solicitadas”, frisou. O pró-reitor ressaltou ainda que está satisfeito com esse envolvimento e que o GTRI tem trabalhado cada dia mais para dar publicidade às atividades e envolver a comunidade.

De acordo com Roberto Perillo, a participação das unidades é muito importante. “Quando os trabalhos foram iniciados houve envolvimento, não somente das unidades administrativas, mas também das unidades acadêmicas representadas pelos diretores dos institutos e faculdades de Cuiabá (sede) e dos campi do interior (fora), o que aconteceu por meio de várias reuniões realizadas ao longo desse período, com atendimento às diversas demandas solicitadas”, relata o pró-reitor de Planejamento.

Segundo Josiane de Oliveira Lobato, gerente de Avaliação Institucional (GAI) da Proplan, o site alcança até mesmo o público que não conhece o processo de recredenciamento institucional. “O site foi elaborado com informações dispostas de forma clara, objetiva e informativa, de modo que, mesmo quem nunca ouviu falar nesse processo compreenda do que se trata”, comenta a gerente acrescentando que o site trata da importância do recredenciamento para a universidade e as etapas das quais ele é composto.

Parceria com Secomm ajudou na construção de site 

A construção do site é resultado de uma parceria envolvendo a GAI e a Secretaria de Comunicação e Multimeios (Secomm). “Com o objetivo de apresentar à comunidade universitária e não universitária a importância desse processo avaliativo, a GAI , em parceria com a Secomm , criou o site do Recredenciamento da UFMT.  A criação do site foi a forma encontrada de registrar, em um único ambiente, todas as informações relevantes dessa avaliação”, exalta a gerente de Avaliação Institucional.

O site é importante para a etapa do recredenciamento institucional que se aproxima, a avaliação in loco. “Os avaliadores designados pelo Inep [Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira] farão, além da análise documental e visita à infraestrutura, reuniões com todos os segmentos da universidade; docentes, discentes e técnicos administrativos. Dessa forma, é necessário que todos tenham conhecimento e compreendam a importância desse processo e que dele depende a continuidade das atividades da nossa universidade”, analisa Josiane de Oliveira Lobato

Site conta com documentos que orientam recredenciamento

A gerente explica ainda que o site conta com disponibilização de documentos que direcionam o processo de recredenciamento, “além de apresentar memórias das principais atividades desenvolvidas desde o início dos trabalhos, com registros das reuniões, por meio das atas disponibilizadas e também de imagens em sua galeria”. Relata ainda que, além das informações do processo de recredenciamento de 2021, o site ainda disponibiliza informações sobre os processos anteriores, realizados de forma presencial nos 2011 e EaD em 2016.

O processo de Recredenciamento da UFMT foi protocolado no sistema e-MEC em março de 2021, com preparativos que datam do segundo semestre de 2019 por meio de levantamento de informações, estudo das normativas e elaboração do “Manual para Processo de Recredenciamento Institucional – UFMT”. “Esse documento faz um compilado de todas as exigências em cada etapa desse processo. Após a elaboração desse manual, a Gerência de Avaliação Institucional (GAI) trabalhou os 50 indicadores do Instrumento de Avaliação do INEP, pelo qual a UFMT terá sua qualidade avaliada”, relata.

O processo inicial identificou, dentro da estrutura organizacional da UFMT, a unidade responsável por responder cada indicador. “Dessa forma, houve envolvimento de todas as unidades administrativas da UFMT, tanto na sede, Cuiabá, quanto nos campi fora de sede, Araguaia, Sinop e Várzea Grande, com o Grupo de trabalho que tem como atribuição coordenar e acompanhar os trabalhos relativos ao Recredenciamento Institucional da Universidade Federal de Mato Grosso, o GTRI”, ressalta a gerente.

Acesse a página do Recredenciamento Institucional.

Veja mais:

UFMT realiza encontros para abordar recredenciamento

TAGS:

Logo da UFMT
Câmpus Cuiabá

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-8000

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Araguaia

Unidade I - Pontal do Araguaia
Avenida Universitária, nº 3500
Pontal do Araguaia - MT
CEP: 78698-000

(66) 3402-1108

Unidade II - Barra do Garças
Avenida Valdon Varjão, nº 6390
Barra do Garças - MT
CEP: 78605-091

(66) 3402-0736

Funcionamento Administrativo 08:00 às 11:30 e das 14:00 às 17:30 (horário local)

Câmpus Sinop

Avenida Alexandre Ferronato, nº 1200
Bairro Residencial Cidade Jardim - Sinop - MT
CEP: 78550-728

(66) 3533-3100

(66) 3533-3122

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Várzea Grande

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-6296

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30