A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) promove o processo de recredenciamento institucional envolvendo todos os setores da universidade, entre eles a Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP). A SGP traz dados específicos a respeito dos servidores da UFMT, em quantidade e qualificação. As atividades da SGP presentes no recredenciamento institucional também acontecem em parceria com outras unidades da UFMT e também com instituições públicas federais.
De acordo com o secretário de Gestão de Pessoas, André Baptista Leite, a SGP atua no processo de modo a alcançar todo o quadro de servidores da UFMT. “Boa parte das ações do recredenciamento acontece a partir da formação do corpo técnico e docente da universidade. A Secretaria de Gestão de Pessoas tem auxiliado na divulgação dessas informações junto aos departamentos, institutos e faculdades para atualização da curricularização. Buscamos apoios para a atualização de diplomas e certificados da formação docente, visto que este é um dos critérios mais importantes dentro do recredenciamento”, explicou o secretário.
O chefe de gabinete da Secretaria de Gestão de Pessoas, Pedro Eric Vaz Lopes Rocha, explicou que a secretaria atua de modo integrado para responder as demandas da comissão responsável pelo recredenciamento. “A Secretaria de Gestão de Pessoas se mobiliza internamente, ante as demandas postas pela comissão de recredenciamento institucional de maneira integrada e articulada às três coordenações, que especializam as demandas no âmbito desta Secretaria, objetivando saná-las de maneira objetiva”, ressaltou.
Pedro Eric Vaz Lopes Rocha explica que os setores da secretaria, que desdobram para acolher as demandas postas pela comissão envolvem a Coordenação de Administração de Pessoal (CAP/SGP/UFMT), Coordenação de Desenvolvimento Humano (CDH/UFMT/SGP) e Coordenação de Assistência Social e Saúde do Servidor (CASS/SGP/UFMT). “Exemplificando, a CDH/SGP/UFMT possui projetos estreitos à capacitação, qualificação e formação continuada para o corpo técnico-administrativo UFMT. A CAP/SGP/UFMT realizou o levantamento dos dados referentes aos docentes; quantitativo por campus, por regime de trabalho, por titulação, faixa etária, distribuição por unidade acadêmica, no Anuário Estatístico da UFMT”, relatou.
Formação de servidores acontece por iniciativas integradas
De acordo com chefe de gabinete da SGP, para além do trabalho articulado internamente, a secretaria avançou na integração com outros setores da UFMT, como a Secretaria de Relações Internacionais (Secri). “A capacitação de servidores, no que se refere ao aprendizado ou aperfeiçoamento de idiomas estrangeiros é um produto das relações provenientes SGP para com a Secri. O Acordo de Cooperação firmado com a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), possibilita a viabilidade do Programa Enap em Rede permitiu que a UFMT se tornasse um polo de expansão das atividades da ENAP”, pontua Pedro Eric Vaz Lopes Rocha.
Entre as ações de maior relevância o chefe de gabinete citou as de formação contínua dos servidores como no projeto Café e Gestão Pública sobre temas emergentes e fundamentais para a profissionalização e qualificação do servidor público. “É um projeto que foi premiado, recebendo a Menção Honrosa do Relato Técnico de Gestão de Projetos do VI Simpósio Internacional de Gestão de Projetos, Inovação e Sustentabilidade”, ressaltou Pedro Eric Vaz Lopes Rocha citando ainda o programa Desenvolver-UFMT como exemplo de ações desenvolvidas na SGP.
Veja mais:
Propeq apresenta pesquisa e inovação para Recredenciamento
Proeg olha para o futuro em recredenciamento institucional
Nai apresenta parcerias no recredenciamento institucional
Setec avança no recredenciamento institucional com parcerias
Recredenciamento aborda assistência estudantil pela Prae
Procev mostra integração com sociedade em recredenciamento
Secri apresenta informações para recredenciamento da UFMT
Secomm desenvolve ações em recredenciamento da UFMT
UFMT lança site para recredenciamento institucional
UFMT realiza encontros para abordar recredenciamento
Biblioteca realiza ações para recredenciamento institucional