Ajuste de matrícula pelo coordenador

De 18/04/2022 à 22/04/2022
Ajuste de matrícula pelo coordenador

Entre 18 e 22 de abril, as/os/es estudantes têm a possibilidade de realizar o "ajuste de matrícula pelo coordenador". Neste período, é possível se matricular em disciplinas de outros cursos, para aproveitá-las como optativas (isso vale para estudantes de Jornalismo - grade nova, cujo ingresso ocorreu a partir de 2018/1) ou visando ao aproveitamento de estudos de disciplinas equivalentes (isso vale para estudantes de Comunicação Social/Jornalismo - grade antiga, cujo ingresso ocorreu até 2017/2).

Acessando o Protocolo Virtual do Aluno, no Portal de Sistemas Integrados, é possível proceder o ajuste. Caso queira se matricular em uma disciplina de outro curso, basta escolher a opção "Ajuste de disciplinas complementares". Depois disso, selecione o curso de sua preferência. A nossa orientação é para que sejam cursos que dialoguem com o Jornalismo, quais sejam: Letras, Pedagogia, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Cinema e Audiovisual, Serviço Social, Antropologia, Sociologia, Filosofia, Geografia, História e Direito.

Ao selecionar um desses cursos, as disciplinas aparecerão, dando a possibilidade para selecionar a matéria que deseja cursar. Fique atento/a ao dia e horário da disciplina, evitando choques, e à quantidade de vagas restante. Pelo nome da matéria, vocês conseguem acesso ao seu Plano de Ensino, com as informações mais relevantes sobre o componente curricular.

Caso queira se matricular em alguma disciplina do seu próprio curso (Jornalismo), a opção é "Ajuste de Disciplinas". As matérias do curso aparecerão na tela, incluindo a optativa que estamos ofertando em 2021/2 (destinada, especialmente, às/aos ingressantes): "O jornalismo no cinema". É importante lembrar: consulte os pré-requisitos do curso para saber se você está apto/a a cursar a(s) disciplina(s) obrigatórias de outros semestres. A optativa não contém pré-requisito.

Aos/Às estudantes da grade antiga (Comunicação Social/Jornalismo), a única opção é "Ajuste de disciplinas complementares", uma vez que toda a oferta contempla disciplinas da matriz curricular mais recente.

Alguns/Algumas estudantes tentaram matrícula em disciplinas obrigatórias, nos dois períodos anteriores (1 a 5 e 11 a 12 de abril), mas ela não foi efetivada. Provavelmente, isso ocorreu por causa das limitações de espaço e, consequentemente, de vagas nas disciplinas, em especial as laboratoriais/práticas. No período de ajuste será possível solicitar novamente, podendo receber o deferimento após análise de viabilidade entre Coordenação e docente.

Para informações mais detalhadas sobre o procedimento, assista ao vídeo.

Logo da UFMT
Câmpus Cuiabá

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-8000

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Araguaia

Unidade I - Pontal do Araguaia
Avenida Universitária, nº 3500
Pontal do Araguaia - MT
CEP: 78698-000

(66) 3402-0770

Unidade II - Barra do Garças
Avenida Valdon Varjão, nº 6390
Barra do Garças - MT
CEP: 78605-091

(66) 3402-0736

Funcionamento Administrativo 08:00 às 11:30 e das 14:00 às 17:30 (horário local)

Câmpus Sinop

Avenida Alexandre Ferronato, nº 1200
Bairro Residencial Cidade Jardim - Sinop - MT
CEP: 78550-728

(66) 3533-3100

(66) 3533-3122

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Várzea Grande

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-6296

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30