Coordenação de Ensino de Graduação em Jornalismo

O coordenador de curso é um docente eleito por voto direto dos servidores (docentes e técnico-administrativos) e discentes vinculados ao curso, tendo atribuições específicas no âmbito do ensino, pesquisa e extensão, com mandato de dois anos, conforme artigo 39 do Estatuto da UFMT e Resolução Consepe Nº 29 de 12 de setembro de 1994, podendo ser reconduzido por igual período. Atualmente, o cargo é ocupado pelo Prof. Dr. Vinicius Guedes Pereira de Souza, cujo mandato tem vigência até 06/05/2025.

Para o exercício do cargo, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) disponibiliza o “Manual da Coordenação de Curso de Graduação” (2016), com orientações sobre condutas e protocolos a serem cumpridos por quem ocupa a função.

Dentre inúmeras atribuições, a Coordenação de Curso busca:

       Fazer do Colegiado o gestor do curso;

       Convocar reuniões ampliadas;

       Redigir ofícios e despachos no SEI;

       Responder dúvidas de docentes e discentes via e-mail;

       Organizar a semana de apresentação de TCC;

       Orientar estágio supervisionado/assinar o TCE;

       Encaminhar ritos de Colação de grau;

       Ajustar matrícula;

       Montar e incluir horário no Siga;

       Atribuir encargos, no âmbito do ensino, no SGE;

       Proceder aproveitamento de estudos;

       Provocar o NDE;

       Encaminhar ao Colegiado de Curso e homologar os planos de ensino;

       Contar horas de atividades complementares;

       Levar ao Colegiado de Curso os pedidos de mobilidade acadêmica nacional e internacional;

       Apresentar o curso (PPC) em linhas gerais aos ingressantes, na primeira semana do semestre letivo;

       Acompanhar, avaliar e controlar a execução e integração das atividades curriculares, zelando pela manutenção da qualidade de adequação do curso;

       Elaborar os estudos necessários à compatibilização dos programas, cargas horárias e planos de ensino, das disciplinas componentes da estrutura curricular, com perfil do profissional objetivado pelo curso, para aprovação do Colegiado de Curso;

       Encaminhar aos chefes de departamentos que oferecem disciplinas ao curso, as normas e diretrizes do Colegiado de Curso a serem obedecidas com respeito à coordenação didática do curso;

       Acompanhar a execução da matriz curricular quanto às diretrizes do Colegiado e objetivos do curso, avaliando, controlando e verificando as relações entre as diversas disciplinas, orientando e propondo aos chefes dos departamentos e outros órgãos de coordenação de ensino as medidas cabíveis;

       Estudar e avaliar os resultados obtidos pela estrutura curricular definidora do perfil profissional e pelas normas e diretrizes estabelecidas pelo Colegiado, registrando as necessárias modificações e propondo-as para posterior apreciação pelo Colegiado e pela Pró-Reitoria competente;

       Orientar os discentes quanto aos aspectos da vida acadêmica, tais como adaptação curricular, trancamento de matrícula, opções e dispensa;

       Estabelecer, em comum acordo com os departamentos ofertantes, a oferta de disciplinas e turmas e o respectivo horário de aulas, para posterior aprovação pelo Colegiado de Curso;

       Participar, junto à Pró-Reitoria competente, da elaboração da programação acadêmica, do calendário escolar e do horário das aulas, compatibilizando-os com a lista de oferta de disciplinas;
acompanhar a execução das normas e procedimentos referentes ao aproveitamento escolar, emitindo parecer ao Colegiado quanto aos respectivos resultados;

       Assessorar os órgãos competentes em assuntos de administração escolar, referentes ao curso;

       Exercer a coordenação da matrícula dos alunos de seu curso, no âmbito da Unidade, em colaboração com o órgão responsável pela matrícula;

       Assessorar os chefes dos departamentos que oferecem disciplinas ao curso, bem como os respectivos professores, na execução de diretrizes e normas emitidas pelo Colegiado de Curso.

O Coordenador de Curso é membro fixo do Colegiado de Curso, do qual é presidente, do Núcleo Docente Estruturante, da Comissão de Redação do PPC e tem cadeira na Congregação da Faculdade de Comunicação e Artes (FCA). Os processos de avaliação interna, com docentes, discentes e técnicos, levantam dados acerca da atuação do Coordenador, além de informações coletadas nas assembleias semestrais.

Na relação com os docentes, procura atribuir as disciplinas de acordo com as áreas de interesse e com o perfil de cada professor, no sentido de impedir insatisfações e privilegiar o pleno funcionamento dos componentes curriculares.

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