Coordenação de Ensino de Graduação em Jornalismo
O coordenador de curso é um docente
eleito por voto direto dos servidores (docentes e técnico-administrativos) e
discentes vinculados ao curso, tendo atribuições específicas no âmbito do
ensino, pesquisa e extensão, com mandato de dois anos, conforme artigo 39 do
Estatuto da UFMT e Resolução Consepe Nº 29 de 12 de setembro de 1994, podendo
ser reconduzido por igual período. Atualmente, o cargo é ocupado pelo Prof. Dr. Vinicius Guedes Pereira de Souza, cujo mandato tem vigência até 06/05/2025.
Para o exercício do cargo, a Universidade
Federal de Mato Grosso (UFMT) disponibiliza o “Manual da Coordenação de Curso
de Graduação” (2016), com orientações sobre condutas e protocolos a serem
cumpridos por quem ocupa a função.
Dentre inúmeras atribuições, a
Coordenação de Curso busca:
•
Fazer do
Colegiado o gestor do curso;
•
Convocar reuniões
ampliadas;
•
Redigir ofícios e
despachos no SEI;
•
Responder dúvidas
de docentes e discentes via e-mail;
•
Organizar a
semana de apresentação de TCC;
•
Orientar estágio
supervisionado/assinar o TCE;
•
Encaminhar ritos
de Colação de grau;
•
Ajustar matrícula;
•
Montar e incluir
horário no Siga;
•
Atribuir
encargos, no âmbito do ensino, no SGE;
•
Proceder
aproveitamento de estudos;
•
Provocar o NDE;
•
Encaminhar ao
Colegiado de Curso e homologar os planos de ensino;
•
Contar horas de
atividades complementares;
•
Levar ao
Colegiado de Curso os pedidos de mobilidade acadêmica nacional e internacional;
•
Apresentar o
curso (PPC) em linhas gerais aos ingressantes, na primeira semana do semestre
letivo;
•
Acompanhar,
avaliar e controlar a execução e integração das atividades curriculares,
zelando pela manutenção da qualidade de adequação do curso;
•
Elaborar
os estudos necessários à compatibilização dos programas, cargas horárias e
planos de ensino, das disciplinas componentes da estrutura curricular, com
perfil do profissional objetivado pelo curso, para aprovação do Colegiado de
Curso;
•
Encaminhar
aos chefes de departamentos que oferecem disciplinas ao curso, as normas e
diretrizes do Colegiado de Curso a serem obedecidas com respeito à coordenação
didática do curso;
•
Acompanhar
a execução da matriz curricular quanto às diretrizes do Colegiado e objetivos
do curso, avaliando, controlando e verificando as relações entre as diversas
disciplinas, orientando e propondo aos chefes dos departamentos e outros órgãos
de coordenação de ensino as medidas cabíveis;
•
Estudar
e avaliar os resultados obtidos pela estrutura curricular definidora do perfil
profissional e pelas normas e diretrizes estabelecidas pelo Colegiado,
registrando as necessárias modificações e propondo-as para posterior apreciação
pelo Colegiado e pela Pró-Reitoria competente;
•
Orientar
os discentes quanto aos aspectos da vida acadêmica, tais como adaptação
curricular, trancamento de matrícula, opções e dispensa;
•
Estabelecer,
em comum acordo com os departamentos ofertantes, a oferta de disciplinas e
turmas e o respectivo horário de aulas, para posterior aprovação pelo Colegiado
de Curso;
•
Participar,
junto à Pró-Reitoria competente, da elaboração da programação acadêmica, do
calendário escolar e do horário das aulas, compatibilizando-os com a lista de
oferta de disciplinas;
acompanhar a execução das normas e procedimentos referentes ao aproveitamento
escolar, emitindo parecer ao Colegiado quanto aos respectivos resultados;
•
Assessorar
os órgãos competentes em assuntos de administração escolar, referentes ao
curso;
•
Exercer
a coordenação da matrícula dos alunos de seu curso, no âmbito da Unidade, em
colaboração com o órgão responsável pela matrícula;
•
Assessorar
os chefes dos departamentos que oferecem disciplinas ao curso, bem como os respectivos
professores, na execução de diretrizes e normas emitidas pelo Colegiado de
Curso.
O Coordenador de Curso é membro fixo do
Colegiado de Curso, do qual é presidente, do Núcleo Docente Estruturante, da
Comissão de Redação do PPC e tem cadeira na Congregação da Faculdade de
Comunicação e Artes (FCA). Os processos de avaliação interna, com docentes,
discentes e técnicos, levantam dados acerca da atuação do Coordenador, além de
informações coletadas nas assembleias semestrais.
Na relação com os docentes, procura atribuir as
disciplinas de acordo com as áreas de interesse e com o perfil de cada
professor, no sentido de impedir insatisfações e privilegiar o pleno
funcionamento dos componentes curriculares.