Atribuições do Colegiado de Curso
O colegiado de curso é constituído pelo professor Coordenador de Ensino de Graduação (Presidente e membro nato) e outros três professores efetivos (titulares) e um discente (titular) eleito pelos pares em assembleia estudantil. Além disso, dois professores efetivos e outro representante discente ocupam as suplências.
O colegiado de curso é o órgão máximo de deliberação, em nível de curso, para todos os assuntos de ensino, pesquisa, extensão e vida acadêmica, conforme Resolução Consepe nº 29 de 12/09/1994, e os artigos artigo 38 e artigo 40 do Estatuto da UFMT.
De acordo com a normativa, o Colegiado se reúne uma vez por mês, em caráter ordinário, e, caso necessário, em pelo menos mais uma oportunidade extraordinariamente. Quando é necessário realizar o planejamento do semestre seguinte ou quando a demanda exige uma decisão conjunta, a Coordenação convoca reunião de Colegiado Ampliado, envolvendo todos os docentes do curso.
Todas as reuniões – ordinárias ou extraordinárias e ampliadas ou não – têm como resultado um relato das deliberações (ata), que é assinada por todos os participantes e compartilhada aos docentes e junto à representação discente. A ata fica armazenada em arquivo digital público e pode ser solicitada por qualquer pessoa, a qualquer tempo, fazendo requerimento via SEI ou diretamente à Coordenação de Curso. Com a criação do site do Curso de Jornalismo, todas as atas serão disponibilizadas em ambiente online para consulta.
Por fim, o colegiado de curso passa pelo crivo avaliativo da comunidade acadêmica, na medida em que a sua atuação é abordada nas assembleias da comunidade acadêmica e nos questionários de avaliação, cujos resultados embasam os diagnósticos e as ações futuras.