Projetos de Pesquisa
PROF. DR. BRUNO BERNARDO DE ARAÚJO
Novos populismos, media e democracia: o populismo como questão comunicacional
Descrição: O projeto" Novos populismos, Media e Democracia: o populismo como questão comunicacional" pretende discutir o lugar dos meios de comunicação tradicionais e dos novos media na emergência dos populismos contemporâneos, que têm emergido em diversas democracias do mundo neste início de século, impulsionado por diferentes fatores sociológicos, como as crises econômicas, a crescente desconfiança nas instituições da democracia, as crises migratórias e securitárias, bem como por fatores comunicacionais, tais como a ampla mediatização da corrupção política e as transformações ocorridas na esfera pública a partir das transformações advindas com a comunicação digital. O projeto extrapola o viés puramente político do fenômeno populista, propondo tratá-lo como fenômeno comunicacional e mediático. Pretende-se trabalhar em cinco eixos temáticos: (i) populismos e novos media; (ii) populismos mediáticos e representações da política; (iii) populismos, desinformação e fake news; (iv) enquadramentos dos populismos nos media; (v) populismos, polarização e crise política. O projeto parte um quadro teórico sobre populismo e media em contexto democrático, articulando métodos de análise quanti-qualitativos para produção de estudos empíricos vinculados aos eixos temáticos. O projeto é uma iniciativa interinstitucional, que envolve pesquisadores e pesquisadoras brasileiros e estrangeiros, vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Mato Grosso, aos Programas de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e da Universidade de Brasília, respectivamente, e à Universidade Nova de Lisboa, por meio do Instituto de Comunicação e do Instituto de História Contemporânea. O projeto sediado na Universidade Federal de Mato Grosso integra aos esforços do Grupo de Pesquisa Observatório do Populismo no Século XXI (CNPQ), liderado pela professora colaboradora do PPGCOM/UFMT, Liziane Guazina.
Comunicação Populista, Neoconservadorismo e Desinformação em Contextos Eleitorais Subnacionais
Descrição: O projeto Comunicação Populista, Neoconservadorismo e Desinformação em Contextos Eleitorais Subnacionais pretende discutir o lugar dos meios de comunicação tradicionais e dos novos media na emergência dos populismos contemporâneos a partir dos contextos eleitorais subnacionais, tendo o caso brasileiro como referência e com um olhar especialmente voltado para o cenário de Mato Grosso nas eleições gerais de 2022. O fenômeno do populismo tem reemergido em diversas democracias do mundo neste início de século XXI, com características renovadas em relação aos populismos clássicos, historicamente vinculados, na América Latina a movimentos e partidos da esquerda tradicional. Mais recentemente, novas formas de configuração do populismo têm surgido, impulsionadas por fatores sociológicos amplos, como as crises econômicas, ambientais, a crescente desconfiança nas instituições da democracia, as crises migratórias e securitárias, bem como por fatores comunicacionais impulsionados pela ampla mediatização da vida social e política a partir da proliferação de dispositivos técnicos e vária ordem, da cobertura intensa da corrupção política e das diferentes transformações na esfera pública a partir das mudanças introduzidas pela comunicação digital, com ênfase na digitalização da política. Com efeito, o populismo se reconfigura a partir de mudanças do tempo histórico contemporâneo e precisa ser analisado na sua amplitude e complexidade, considerando-se os variados efeitos da dinâmica populista sobre a qualidade da comunicação social produzida sobre o tema, bem como os efeitos da sua crescente força sobre a qualidade da representação política e da própria democracia. Este projeto extrapola o viés puramente político do fenômeno populista, propondo tratá-lo como fenômeno comunicacional e mediático que merece ser estudado para uma melhor compreensão das transformações da esfera política e da amplitude da crise da própria democracia. Partimos de um quadro teórico sobre populismo de direita, e a sua relação com os media, com especial atenção para o conceito de comunicação populista, que engloba tanto o trabalho dos media tradicionais quanto o estudo dos usos e apropriações dos novos media, sobretudo das redes sociais, por parte de lideranças políticas em busca de apoio. Incluímos, ainda, como parte do referencial teórico do projeto, toda uma literatura que pensa os efeitos do populismo sobre a democracia, como uma espécie de ameaça permanente ao jogo democrático, que precisa ser aperfeiçoado, entre outras formas, por práticas de formação cívica e consciência cidadã. Articulando-se, então, com um quadro teórico já consolidado, o projeto aposta no desenvolvimento de análises quanti-qualitativas, com o objetivo de contemplar estudos que abarquem veículos de expressão na paisagem jornalística regional de Mato Grosso, bem como estudos de caso das principais lideranças políticas do estado naquele que tenderá a ser um dos processos eleitorais mais tensos desde a redemocratização do país, em meados de 1980. Para além da produção de conhecimento científico com impactos sobre a discussão da qualidade da representação política e da democracia em contexto de fortalecimento do populismo, a atuação de uma equipe de pesquisadores nacionais e internacionais, como a que marca este projeto, ainda contempla uma perspectiva de inovação, que se divide em duas dimensões: (i) sistematização do conhecimento científico acumulado sobre comunicação e populismo; (ii) literacia midiática e divulgação científica.
PROFA. DRA. JANAINA SARAH PEDROTTI
Jornalismo mediatizado e os signos na cibercultura
Descrição: O presente projeto de pesquisa estudo o campo da comunicação em uma perspectiva processual que ganha complexidade no contexto da contemporaneidade. Olhar as coberturas jornalísticas desenvolvidas na sociedade da informação, em que dados, imagens e áudios passam cada vez mais a serem significados em milésimos de segundos pela perspectiva semiótica, possibilita não apenas identificar mudanças técnicas na comunicação, mas refletir as significações geradas e propagadas neste contexto. O objetivo geral da pesquisa está em investigar o conteúdo jornalístico em meio à sociedade mediatizada onde os interpretantes gerados ganham potencialidade ao serem propagados na cibercultura. De forma específica, pretende-se aprofundar no contexto e nos conceitos da sociedade mediatizada e suas implicações na comunicação, a partir do conceito do ciberacontecimento e suas implicações no jornalismo. De forma específica, o estudo objetiva aprofundar na reflexão da arquitetura das redes, pela perspectiva de Baran (1962) e da estrutura sem centro e de Albert -Lázló Barabási.
PROFA. DRA. NEALLA VALENTIM MACHADO
Representações e o audiovisual brasileiro: Raça, gênero e interseccionalidades
Descrição: Esta pesquisa pretende investigar como se dão as diferentes representações dos sujeitos negros em diversas telas no audiovisual brasileiro, perante novas possibilidades propostas, uma espécie de “primavera negra” que vem sendo descrita desde 2020. A pesquisa se dará a partir de preceitos éticos científicos e se baseará no contato com as teorias e metodologias da interseccionalidade (COLLINS, 2019), de estereótipos (HALL, 2016) e das imagens de controle (COLLINS, 2019), para compreendermos como essas possibilidades de representação e de autodefinição (COLLINS, 2019) são fundamentais para mudarmos anos de estereótipos que eram (e talvez ainda sejam) perpetrados nas diversas telas. E, também, para entendermos como esses estereótipos ainda encontram ressonância em diversos canais, como por exemplo, matérias telejornalísticas e programas ficcionais como telenovelas, series ficcionais, vídeos musicais e vídeos para plataformas.
PROF. DR. PAULO DA ROCHA DIAS
Os mais antigos estudos a favor e contra o jornalismo: a contribuição dos pesquisadores alemães do século XVII
Descrição: Nos anos 1.600, vários pesquisadores alemães produziram e publicaram obras valiosas sobre o jornalismo então nascente. São as seguintes obras: 1) Christophorus Besoldus: Thesaurus Practicus – Lemma: Neue Zeitungen, 2) Ahasver Fritsch: Diskurs über den heutigen Gebrauch und Missbrauch der ›neuen Nachrichten‹, die man »Neue Zeitungen« nennt, 3). Christian Weise: Interessanter Abriss über das Lesen von Zeitungen, 4) Tobias Peucer: Über Zeitungsberichte Glückwunschadressen an Tobias Peucer, 5) Johann Ludwig Hartmann: Unzeitige Neue-Zeitungs-Sucht und Vorwitziger Kriegs-Discoursen Flucht Nechst beygefügten Theologischen Gedancken von heutigen unnöthigen Rechts-Processen/ auch un-Christlichen Retorsionibus e 6) Daniel Hartnack: Erachten von Einrichtung Der Alten Teutschen und neuen Europäischen este projeto consiste em 1) traduzir estas seis obras 2) realizar um estudo introdutório sobre cada trabalho 3) Publicar os estudos e a tradução em livro.
PROFA. DRA. TAMIRES FERREIRA COÊLHO
Comunicação, gênero e mídia: representações, construções discursivas e possibilidades cidadãs
Descrição: Provocado por reflexões, observações e dados obtidos durante o primeiro ano de atividades do Pauta Gênero Observatório de Comunicação e Desigualdade de Gênero da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), este projeto de pesquisa se propõe a analisar representações e construções discursivas de gênero em produtos midiáticos mato-grossenses e brasileiros, de modo a compreender a convergência entre elementos de empoderamento e de opressão complexamente articulados a produtos contemporâneos e a seu potencial de cidadania e transformação social. Baseia-se metodologicamente na análise discursiva e na perspectiva interseccional, refutando uma essencialização do gênero.
PROF. DR. THIAGO CURY LUIZ
Desinformação e táticas educacionais de resistência: diagnósticos e alternativas para um desafio do nosso tempo
Descrição: As narrativas desinformativas, oficiais ou anônimas, interditam o debate público e geram desconfiança na sociedade, indicando que a alfabetização informacional pode contribuir para o enfrentamento às informações falsas e enganosas. Esta proposta de pesquisa tem como objetivo investigar o fenômeno da desinformação nas redes sociais e propor dinâmicas educacionais como aparato de resistência. Para tanto, os métodos prioritários serão a análise de conteúdo (Bardin, 2002) e a pesquisa-ação (Peruzzo, 2005), com o estabelecimento de categorias analíticas e roteiro de oficinas formativas em escolas públicas de Mato Grosso, respectivamente. Com os resultados, esperamos compreender melhor as intersecções entre desinformação e pós-verdade, além de formar criticamente estudantes do ensino fundamental ou médio para o uso das mídias e o consumo de informação.
PROF. DR. THIAGO CURY LUIZ
Cidades invisíveis: Formas mestiças da cultura no campo comunicacional
Descrição: O projeto de pesquisa em rede e interinstitucional tem caráter interdisciplinar, visando problematizar a relação entre os campos da comunicação, os estudos de cultura e a cidade como questão central das investigações teóricas e empíricas. De modo específico, trata-se de desenvolver a noção de formas/formações mestiças como dinâmicas próprias ao campo cultural no que elas se relacionam, entre processos de diferença e repetição, com o campo comunicacional. No modelo de pesquisa da comunicação como cultura, que tem as ciências sociais e humanas como interface primordial, o projeto geral considera ainda a prática de elaboração descritiva/dissertativa, considerando, nos termos da poética, a atualização verbal e imagética do que pode ser uma cidade nos dias de hoje.