Acadêmico

Semestre 2023/1 tem início em 29 de junho


Thiago Cury Luiz
O período de matrícula online ocorre entre 14 e 16 de junho

De acordo com a Resolução Consepe 337/2023, o semestre 2023/1 terá o seu início em 29 de junho, estendendo-se por 100 dias letivos, com final previsto para 25 de outubro.


Em relação ao calendário, além da versão completa (Resolução Consepe 337/2023), é possível acessar o modelo resumido, com as principais datas e prazos. Estudantes ingressantes não precisam realizar matrícula, pois já entram no curso vinculados/as/es às disciplinas do 1º período. Os/As/Es discentes do 2º período em diante devem realizar matrícula, via Portal Acadêmico, entre 14 e 16 de junho. O período de ajuste, pelo/a/e próprio/a/e discente, no mesmo sistema, acontece nos dias 29 e 30 de junho. Por fim, o período de ajuste do coordenador, via Protocolo Virtual do Aluno, será entre 4 e 10 de julho, momento no qual o corpo discente, incluindo a turma ingressante, realiza matrícula em disciplinas optativas do nosso curso ou de outros. 


Neste mesmo período, os/as/es estudantes da matriz curricular antiga (quem ingressou em 2017/2 ou antes) matriculam-se nas disciplinas do fluxo atual, considerando as equivalências (consultar plano de equivalências), e, ao final do semestre, em caso de aprovação, solicitam aproveitamento de estudos. Para mais informações sobre o período de ajuste do coordenador e o manuseio do Protocolo Virtual, clique aqui. Desconsidere as datas e prazos mencionados no início do vídeo, já que a gravação foi realizada em outro momento. No entanto, o manejo da plataforma é o mesmo.


Em relação ao horário, antes de apresentar a planilha detalhada, valem alguns destaques:

[1] Em 2023/1, assim como ocorreu no semestre anterior, a terça-feira ficará destinada às disciplinas optativas para as turmas do 1º ao 6º períodos. O curso ofertará quatro optativas: Jornalismo Opinativo, Introdução ao Design, Jornalismo e Análise da Realidade Brasileira Contemporânea e Etnologia Indígena. É possível fazer optativas em outros cursos, tais como: Publicidade e Propaganda, Cinema e Audiovisual, Letras, Pedagogia, Psicologia, Direito, História, Geografia, Sociologia, Antropologia, Serviço Social e Filosofia. A matrícula em uma das quatro disciplinas optativas ofertadas pelo curso (elas ocorrerão no mesmo dia e horário) ou em outros locais poderá ser feita no período de matrícula online (somente veteranas/os/es), entre 14 e 16 de junho, pelo Portal Acadêmico. Os/As/Es ingressantes deverão aguardar o período de ajuste de matrícula pelo coordenador, entre 4 e 10 de julho; 

[2] As disciplinas ministradas nos Laboratórios (A, B e C) e Planejamento Gráfico possuem vagas limitadas (entre 12 e 20) por causa das restrições de espaço. Sendo assim, é possível que, no momento da matrícula, alguém não consiga se matricular. Isso poderá ser resolvido durante o período de ajuste do coordenador, a depender da ocupação do espaço;

[3] A disciplina “Jornalismo de Revista” será ofertada às terças-feiras, com 64 horas. Dessa forma, estudantes que a cursarão deverão buscar lacunas no horário para cursar optativas em outros locais. Quem fizer regularmente o 4º período, terá o segundo horário da sexta-feira para se matricular em uma optativa de 32 horas, no curso de Publicidade e Propaganda. Como se trata de uma disciplina represada, deverá comportar uma turma numerosa, o que nos obriga a buscar laboratório mais adequado. A solicitação para uso do laboratório G ou H, do Instituto de Linguagens (IL) já foi encaminhada e aguarda definição. 

[4] O Estágio Obrigatório e/ou Não-Obrigatório só pode ser feito a partir do 5º semestre de vínculo (ou seja, turmas que ingressaram até 2021/1), desde que tenham cumprido os cinco pré-requisitos curriculares, quais sejam: Gêneros do Jornalismo; Redação, apuração e edição do texto noticioso; Entrevista em Jornalismo; Fotojornalismo II; e Ética e Deontologia do Jornalismo. Quem estiver habilitado, poderá se matricular no componente curricular, durante o período de matrícula online. Esta ação serve tanto para quem já está em campo de estágio (e ficará na modalidade obrigatória até completar as 240 horas ao longo de 2023/1), como para aquelas pessoas sem vaga (o curso buscará campo, sem a garantia de que a atuação seja remunerada). Como o componente curricular não é uma disciplina de sala de aula (nem aparece no horário), não haverá problema de choque. Quem preferir fazer o estágio depois, é possível integralizá-lo até o 8º semestre. ATENÇÃO: Só deve se matricular no componente curricular quem desejar contabilizar as 240 horas de estágio obrigatório em 2023/1, sob o acompanhamento do Prof. Dr. Luãn José Vaz Chagas. Se não for fazer estágio agora ou preferir realizar o não-obrigatório, a matrícula não deve ser feita, sob o risco de ficar com reprovação, prejudicando o coeficiente de rendimento.



Em detalhes, a planilha está organizada da seguinte forma:


1º PERÍODO (ingresso em 2023/1)

Todos/as/es os/as/es estudantes precisam cumprir, ao longo dos quatro anos, seis disciplinas optativas de 64 horas, totalizando 384 horas. Em 2023/1, o curso ofertará "Jornalismo e análise da realidade brasileira contemporânea", “Jornalismo Opinativo”, “Introdução ao Design” e "Etnologia Indígena”. De todo modo, se houver preferência, é possível cursar optativas em outros locais, tais como: Publicidade, Cinema, Letras, Pedagogia, Psicologia, Direito, História, Geografia, Sociologia, Antropologia, Serviço Social e Filosofia.


2º PERÍODO (ingresso em 2022/2)

Como as disciplinas do 1º período, em 2022/2, foram regularmente ofertadas, o/a estudante poderá escolher as oito obrigatórias, além de uma optativa, a não ser que tenha obtido alguma reprovação. Neste caso, ou se cursa a disciplina novamente, sacrificando uma matéria do 2º período, ou segue adiante, retomando a disciplina pendente futuramente. É importante observar se a matéria a ser feita outra vez não é um pré-requisito importante. Se for, é remendado já cursá-la.


3º PERÍODO (ingresso em 2022/1)

Como as disciplinas do 2º período, em 2022/2, foram regularmente ofertadas, o/a estudante poderá escolher as seis obrigatórias, além de uma optativa, a não ser que tenha obtido alguma reprovação. Neste caso, ou se cursa a disciplina novamente, sacrificando uma matéria do 3º período, ou segue adiante, retomando a disciplina pendente futuramente. É importante observar se a matéria a ser feita outra vez não é um pré-requisito importante. Se for, é remendado já cursá-la.


4º PERÍODO (ingresso em 2021/2)

Como as disciplinas do 3º período, em 2022/2, foram regularmente ofertadas, o/a estudante poderá escolher as sete obrigatórias, além de uma optativa, a não ser que tenha obtido alguma reprovação. Neste caso, ou se cursa a disciplina novamente, sacrificando uma matéria do 4º período, ou segue adiante, retomando a disciplina pendente futuramente. É importante observar se a matéria a ser feita outra vez não é um pré-requisito importante. Se for, é remendado já cursá-la.

"Jornalismo de Revista", que, originalmente, é uma disciplina de 32 horas, será ministrada em 64 horas, como ocorre desde 2019/2. Por isso, ela está alocada às terças-feiras, no dia das optativas. Isso obrigará os/as/es matriculados/as/es a buscarem optativas de 32 horas na Publicidade, das 9h40 às 11h30, se quiserem cursá-las pela manhã. As 32 horas excedentes de "Jornalismo de Revista" poderão, ao final do curso, ser contabilizadas como Atividades Complemetares.


5º PERÍODO (ingresso em 2021/1)

A turma que ingressou em 2021/1 não cursou “Jornalismo de Revista” no semestre passado, pois ela não foi ofertada. Por isso, o Colegiado de Jornalismo aprovou a quebra de pré-requisito e irá matricular as/os/es discentes em “Reportagem”, em processo a ser enviado pela Coordenação à CAE. Apenas quem está com “Jornalismo de Revista” pendente será matriculado/a/e. Quem fizer “Jornalismo de Revista” concomitantemente não conseguirá cursar nenhuma optativa ofertada pelo curso, podendo buscá-la em outro local. Por fim, o estágio (obrigatório ou não obrigatório) poderá ser feito, desde que cumpridos os pré-requisitos: Gêneros do Jornalismo; Entrevista em Jornalismo; Redação, apuração e edição do texto noticioso; Fotojornalismo II; e Ética e deontologia do Jornalismo. Só deve se matricular no componente curricular quem desejar contabilizar as 240 horas de estágio obrigatório em 2023/1, sob o acompanhamento do Prof. Dr. Luãn José Vaz Chagas. Se não for fazer estágio agora ou preferir realizar o não-obrigatório, a matrícula não deve ser feita.


6º PERÍODO (ingresso em 2020/2)

Como as disciplinas do 5º período, em 2022/2, foram regularmente ofertadas, o/a estudante poderá escolher as seis obrigatórias, além de uma optativa, a não ser que tenha obtido alguma reprovação. Neste caso, ou se cursa a disciplina novamente, sacrificando uma matéria do 6º período, ou segue adiante, retomando a disciplina pendente futuramente. É importante observar se a matéria a ser feita outra vez não é um pré-requisito importante. Se for, é remendado já cursá-la.


7º PERÍODO (ingresso em 2020/1)

Como o curso exige seis disciplinas optativas e destina um dia da semana do 1º ao 6º semestres para esta finalidade, não há mais lacuna: todo o horário é destinado às disciplinas obrigatórias, sendo "Jornal-Laboratório" um componente curricular com 128 horas, razão pela qual ocupa dois dias da semana (terça e quinta), sendo necessário comparecer em ambos.


8º PERÍODO (ingresso em 2019/2)

Este período possui apenas duas disciplinas: "Jornalismo Científico" e "Jornalismo Econômico". "TCC" é um componente curricular que não exige presença em sala de aula e consiste no contato entre orientador/a e orientando/a, mas requer matrícula como qualquer outra disciplina. Além disso, caso haja pendência de alguma disciplina obrigatória e/ou optativa, é possível proceder à matrícula em matérias na segunda e/ou sexta-feira, não havendo risco de choque. Quem não for concluir o TCC em 2023/1, não realizar a matrícula.


É importante que todo mundo leia o PPC, pois ele pactua a relação de discentes, docentes e gestor com o curso, além de apresentar informações relevantes como fluxo curricular, pré-requisitos e regulamentos. Para ler a versão completa, clique aqui. A versão compilada pode ser visualizada aqui.


Para mais informações sobre o curso, o nosso site é o https://ufmt.br/curso/jornalismocba.

TAGS:
Logo da UFMT
Câmpus Cuiabá

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-8000

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Araguaia

Unidade I - Pontal do Araguaia
Avenida Universitária, nº 3500
Pontal do Araguaia - MT
CEP: 78698-000

(66) 3402-0770

Unidade II - Barra do Garças
Avenida Valdon Varjão, nº 6390
Barra do Garças - MT
CEP: 78605-091

(66) 3402-0736

Funcionamento Administrativo 08:00 às 11:30 e das 14:00 às 17:30 (horário local)

Câmpus Sinop

Avenida Alexandre Ferronato, nº 1200
Bairro Residencial Cidade Jardim - Sinop - MT
CEP: 78550-728

(66) 3533-3100

(66) 3533-3122

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Várzea Grande

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-6296

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30