Acadêmico

Semestre 2022/2 começa em 6 de fevereiro de 2023

A Faculdade de Comunicação e Artes (FCA), onde se localiza o curso de Jornalismo, fica no primeiro bloco à esquerda para quem entra a pé pela Av. Fernando Corrêa (em frente ao Banco do Brasil)
A Faculdade de Comunicação e Artes (FCA), onde se localiza o curso de Jornalismo, fica no primeiro bloco à esquerda para quem entra a pé pela Av. Fernando Corrêa (em frente ao Banco do Brasil)
Thiago Cury Luiz
A matrícula ocorre entre 17 e 19 de janeiro, via Portal Acadêmico
De acordo com a Resolução Consepe 260/2022, o período letivo de 2022/2 terá o seu início em 6 de fevereiro de 2023, estendendo-se por 100 dias úteis, com final previsto para 6 de junho do mesmo ano.

Como a pandemia da Covid-19 ainda exige cuidados, o uso de máscaras faciais e o distanciamento de 1 metro são medidas não farmacológicas obrigatórias nos espaços da Faculdade de Comunicação e Artes (FCA). Para tanto, é importante realizar uma leitura atenta dos seguintes documentos: Resolução Consuni 32/2022, Plano de retomada das atividades presenciais da FCA e as Diretrizes para a retomada de atividades no âmbito da UFMT.

Em relação ao calendário, além da versão completa (Resolução Consepe 260/2022), é possível acessar o modelo resumido, com as principais datas e prazos. Estudantes ingressantes não precisam realizar matrícula, pois já entram no curso vinculados/as/es às disciplinas do 1º período. Os/As/Es discentes do 2º período em diante devem realizar matrícula, via Portal Acadêmico, entre 17 e 19 de janeiro de 2023. O período de ajuste, pelo/a/e próprio/a/e discente, no mesmo sistema, acontece nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2023. Por fim, o período de ajuste do coordenador, via Protocolo Virtual do Aluno, será entre 13 e 17 de fevereiro de 2023, momento no qual o corpo discente, incluindo a turma ingressante, realiza matrícula em disciplinas optativas de outros cursos.

Neste mesmo período, os/as/es estudantes da matriz curricular antiga (quem ingressou em 2017/2 ou antes) matriculam-se nas disciplinas do fluxo atual, considerando as equivalências (consultar plano de equivalências, no atual PPC), e, ao final do semestre, em caso de aprovação, solicitam aproveitamento de estudos. Para mais informações sobre o período de ajuste do coordenador e o manuseio do Protocolo Virtual, clique aqui. Desconsidere as datas e prazos mencionados no início do vídeo, já que a gravação foi realizada em outro momento. No entanto, o manejo da plataforma é o mesmo.

Em relação ao horário de 2022/2, antes de apresentar a planilha detalhada, valem alguns destaques:
[1] Há muitas disciplinas que estão atribuídas para substitutos/as, que ainda não foram contratados/as. A solicitação já foi realizada junto à Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), que precisa proferir a autorização. É necessário pontuar que o curso não tem nenhum lastro de vaga, mas, como se nota, há muitas disciplinas descobertas, e as contratações são imprescindíveis para o funcionamento mínimo do curso. Se a autorização for concedida, o processo seletivo para contratação de docente substituto/a deverá ocorrer entre fevereiro e março, com contratação projetada para abril. Em caso de indeferimento do pedido pela Proeg, as optativas poderão ser realizadas em outros cursos, cuja solicitação deverá ser feita entre 13 e 17 de fevereiro, via Protocolo Virtual do Aluno;
[2] Em 2022/2, a terça-feira ficará destinada às disciplinas optativas para as turmas do 1º ao 6º períodos. O curso pretende ofertar três optativas: "Jornalismo Opinativo", "Teorias da Comunicação" e "Jornalismo e análise da realidade brasileira contemporânea". Como elas estarão no mesmo dia (terça-feira) e horário (das 7h30 às 11h30), cada estudante só poderá se matricular em uma delas. No entanto, a oferta depende da contratação dos dois/duas docentes substitutos/as. De todo modo, se houver falta de vagas, cancelamento da oferta ou por preferência do/a/e discente, é possível cursar optativas em outros locais, tais como: Publicidade, Cinema, Letras, Pedagogia, Psicologia, Direito, História, Geografia, Sociologia, Antropologia, Serviço Social e Filosofia. A outra possibilidade, para quem ainda não o fez, é “puxar” a matéria “História da imprensa e do jornalismo no Brasil e no mundo”, disciplina obrigatória do 7º período, já que ela não possui pré-requisitos. A matrícula em uma das duas disciplinas optativas ofertadas pelo curso (elas ocorrerão no mesmo dia e horário) ou em outros locais, ou no componente curricular obrigatório, poderá ser feita no período de matrícula online (somente veteranas/os/es), entre 17 e 19 de janeiro, pelo Portal Acadêmico. Os/As/Es ingressantes deverão aguardar o período de ajuste de matrícula pelo coordenador, entre 13 e 17 de fevereiro;
[3] Após cinco semestres, a disciplina "História da Arte" volta a ser ofertada pelo curso. Como muitos/as/es estudantes do 3º período em diante estão com a disciplina pendente, poderão cursá-la em 2022/2. Lembro que mesmo as/os/es discentes que foram beneficiadas/os/es com a quebra de pré-requisito para cursar Editoração e Planejamento Gráfico e/ou Jornalismo Cultural em alguma momento precisam integralizar esta disciplina, que é obrigatória;
[4] As disciplinas ministradas nos Laboratórios (A, B e C), Planejamento Gráfico e Estúdio possuem vagas limitadas (entre 10 e 15) por causa das restrições de biossegurança. Sendo assim, é possível que, no momento da matrícula, alguém não consiga se matricular. Neste caso, quanto mais cedo a solicitação for feita, maior a chance de obtenção da vaga. Do contrário, isso poderá ser resolvido durante o período de ajuste do coordenador, a depender da ocupação do espaço;
[5] O Estágio Obrigatório ou Não-Obrigatório só pode ser feito a partir do 5º semestre de vínculo (ou seja, turmas que ingressaram até 2020/2), desde que tenham cumprido os cinco pré-requisitos curriculares, quais sejam: Gêneros do Jornalismo; Redação, apuração e edição do texto noticioso; Entrevista em Jornalismo; Fotojornalismo II; e Ética e Deontologia do Jornalismo.

Em detalhes, a planilha está organizada da seguinte forma:

1º PERÍODO (ingresso em 2022/2)
Todos/as/es os/as/es estudantes precisam cumprir, ao longo dos quatro anos, seis disciplinas optativas. Em 2022/2, o curso pretende ofertar "Teorias da Comunicação", “Jornalismo Opinativo” e "Jornalismo e análise da realidade brasileira contemporânea. De todo modo, se houver falta de vagas, cancelamento da oferta ou por preferência da/o/e discente, é possível cursar optativas em outros locais, tais como: Publicidade, Cinema, Letras, Pedagogia, Psicologia, Direito, História, Geografia, Sociologia, Antropologia, Serviço Social e Filosofia. Além disso, para quem preferir, é facultado “puxar” a disciplina “História da imprensa e do jornalismo no Brasil e no mundo”, componente obrigatório do 7º semestre, que não possui pré-requisito. Em relação às disciplinas obrigatórias do 1º período, as/os/es ingressantes chegam ao curso matriculadas/os/es em todas elas.

2º PERÍODO (ingresso em 2022/1)
A turma que ingressou em 2022/1 não cursou “Metodologia do Trabalho Acadêmico”, pois não foi ofertada no semestre anterior. Há duas possibilidades: retornar ao 1º período para cursá-la ou preferir “História da Arte”. A primeira é pré-requisito para uma disciplina do 4º período (Metodologia da Pesquisa Científica em Jornalismo), enquanto a segunda é pré-requisito de duas disciplinas do 3º semestre (Editoração e Planejamento Gráfico e Jornalismo Cultural).

3º PERÍODO (ingresso em 2021/2)
A turma que ingressou em 2021/2 não cursou “Jornalismo Esportivo” e “História da Arte”, pois não foram ofertadas no semestre passado. Será necessário, portanto, escolher entre cursar “Jornalismo Esportivo” (cancelada em 2022/1), que não é pré-requisito de nenhuma disciplina adiante, ou se matricular em “Jornalismo Cultural”, que é pré-requisito de "Jornalismo de Revista" (2023/1). Na segunda opção, quem estiver com “História da Arte” pendente será matriculado/a/e em “Jornalismo Cultural”, em 2022/2, em processo a ser enviado pela Coordenação à CAE no início de. Não será possível fazer isso pelo sistema de matrícula, pois ele não reconhece a quebra de pré-requisito que já foi, inclusive, aprovada pelo Colegiado. Quem optar por “Jornalismo Esportivo” fará “Jornalismo Cultural”, que é pré-requisito para “Jornalismo de Revista”, apenas em 2023/1, deixando esta para 2023/2. Quem quiser integralizar “História da Arte” terá que deixar “Linguagem de Vídeo”, pré-requisito para “Técnicas de Telejornalismo”, para 2023/1.

4º PERÍODO (ingresso em 2021/1)
A turma que ingressou em 2021/1 não cursou “Entrevista em Jornalismo” e “Linguagem de Vídeo” no semestre passado, pois não foram ofertadas. Dessa forma, há dois cenários possíveis: [i] cursar as duas em 2022/2 (ambas são pré-requisitos importantes para disciplinas vindouras), deixando “Cobertura e correspondência internacional”, que não é pré-requisito de nenhuma disciplina, para 2023/1, ou deixar para o próximo período “Linguagem de Vídeo”, que é pré-requisito para “Técnicas de Telejornalismo”, e cursar “Cobertura e correspondência internacional” em 2022/2. Outro ponto: como a turma não cursou “Linguagem de Vídeo” em 2022/1, não conseguirá se matricular em “Técnicas de Telejornalismo” agora, posto que o Colegiado não aprovou a quebra de pré-requisito. Neste caso, é possível “puxar” uma disciplina obrigatória, como “Introdução às Ciências Políticas”, ou fazer uma optativa em outro curso. Por fim, a disciplina “Jornalismo de Revista” só voltará a ser ofertada em 2023/1 (por isso há uma lacuna na quinta-feira), já que “Entrevista em Jornalismo”, que é pré-requisito, não foi ofertada em 2022/1, sendo indispensável para a produção da Fuzuê.

5º PERÍODO (ingresso em 2020/2)
A turma que ingressou em 2020/2 não cursou “Técnicas de Telejornalismo” no semestre passado, pois ela não foi ofertada. Por isso, o Colegiado de Jornalismo aprovou a quebra de pré-requisito e irá matricular as/os/es discentes em “Jornalismo em Mídias Digitais”, em processo a ser enviado pela Coordenação à CAE no início de fevereiro. Apenas quem está com “Técnicas de Telejornalismo” pendente será matriculado/a/e. Não será possível fazer isso pelo sistema de matrícula, pois ele não reconhece a quebra de pré-requisito que já foi, inclusive, aprovada pelo Colegiado. Além disso, há dois cenários: voltar ao 4º período para cursar “Técnicas de Telejornalismo” ou matricular-se em “Assessoria de Comunicação”. Por fim, o estágio (obrigatório ou não obrigatório) poderá ser feito, desde que cumpridos os pré-requisitos: Gêneros do Jornalismo; Entrevista em Jornalismo; Redação, apuração e edição do texto noticioso; Fotojornalismo II; e Ética e deontologia do Jornalismo. No início do semestre, a Coordenação entrará em contato, solicitando manifestação de interesse.

6º PERÍODO (ingresso em 2020/1)
Todas as disciplinas do 5º período foram ofertadas em 2022/1, razão pela qual quem chega ao 6º de forma regular pode cursar normalmente as disciplinas obrigatórias, além da optativa na terça-feira.

7º PERÍODO (ingresso em 2019/2)
Como o curso exige seis disciplinas optativas e destina um dia da semana do 1º ao 6º semestres, não há mais a necessidade de cursá-las, a não ser que falte atingir o quantitativo de 384 horas em componentes optativos. "Jornal-Laboratório", uma disciplina de 128 horas, não será ofertada, devido à baixa procura, razão pela qual quarta e quinta podem ser direcionados para a realização de outras disciplinas obrigatórias e/ou optativas. Para quem não cursou "Administração de produtos editoriais" em 2022/1, em função do cancelamento, há duas alternativas: deixar o componente curricular para 2023/1, cursando normalmente as disciplinas do 7º, ou abrir mão de "Organização de Projetos de TCC em Jornalismo" para recuperar a matéria do 6º semestre. Neste segundo cenário, o TCC só poderia ser feito em 2023/2.

8º PERÍODO (ingresso em 2019/1)
Este período possui apenas duas disciplinas: "Jornalismo Científico" e "Jornalismo Econômico". "TCC" é um componente curricular que não exige presença em sala de aula e consiste no contato entre orientador/a e orientando/a estabelecido na disciplina "Organização de Projetos de TCC em Jornalismo", mas requer matrícula como qualquer outra disciplina. Além disso, caso haja pendência de alguma disciplina obrigatória e/ou optativa, é possível proceder a matrícula em matérias na segunda e/ou terça-feira, além, é claro, de quinta e sexta. O calendário de TCC pode ser acessado, clicando aqui.

É importante que todo mundo leia o PPC, pois ele pactua a relação de discentes, docentes e gestor com o curso, além de apresentar informações relevantes, como fluxo curricular, pré-requisitos e regulamentos. Para ler a versão completa, clique aqui. A versão compilada pode ser visualizada aqui.

Para mais informações sobre o curso, o nosso site é o https://ufmt.br/curso/jornalismocba.
TAGS:
Logo da UFMT
Câmpus Cuiabá

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-8000

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Araguaia

Unidade I - Pontal do Araguaia
Avenida Universitária, nº 3500
Pontal do Araguaia - MT
CEP: 78698-000

(66) 3402-0770

Unidade II - Barra do Garças
Avenida Valdon Varjão, nº 6390
Barra do Garças - MT
CEP: 78605-091

(66) 3402-0736

Funcionamento Administrativo 08:00 às 11:30 e das 14:00 às 17:30 (horário local)

Câmpus Sinop

Avenida Alexandre Ferronato, nº 1200
Bairro Residencial Cidade Jardim - Sinop - MT
CEP: 78550-728

(66) 3533-3100

(66) 3533-3122

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Várzea Grande

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-6296

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30