Atividades Complementares
A solicitação de Aproveitamento de Atividades Complementares deve seguir as normas definidas pela Decisão do Colegiado Nº 003/2025. Confira o passo a passo abaixo:
✅ Requisitos mínimos
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Total mínimo de 128 horas de atividades complementares, distribuídas da seguinte forma:
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Grupo I – Palestras e Cursos Adicionais: mínimo de 63h
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Grupo II – Representação e Projetos: mínimo de 45h
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Grupo III – Produção Científico-Tecnológica: mínimo de 20h (horas excedentes podem ser usadas no Grupo I)
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⚠️ Importante:
As atividades devem contribuir diretamente para sua formação como engenheiro(a), estando alinhadas aos eixos do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), como: tecnologias, aspectos sociais, economia, empreendedorismo, legislação, meio ambiente, línguas estrangeiras, entre outros.
📝 Documentação obrigatória
Para iniciar sua solicitação, você deve:
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Abrir um processo SEI com o tipo “Atividades Complementares”.
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Encaminhá-lo à Coordenação do Curso com os seguintes documentos:
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Documento “Estudante – identificação padrão”, detalhando sua solicitação;
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Tabela de Aproveitamento preenchida corretamente (3.1 - Tabela Aproveitamento das Atividades Complementares - Planilhas Google), exportada em PDF;
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Certificados/documentos originais que comprovem a realização das atividades, conforme especificado na tabela de aproveitamento;
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Histórico escolar atualizado.
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Atenção: Não serão aceitas atividades realizadas antes do ingresso no curso ou não comprovadas com documentos válidos.
⚠️ Atenção ao uso da Tabela de Aproveitamento
Ao acessar as tabelas no formato Excel, oriente-se pelo seguinte procedimento:
Vá até o menu “Arquivo” e selecione “Fazer uma cópia” para o seu Google Drive.
❌ Evite fazer o download direto do arquivo, pois ele pode perder a formatação que automatiza a pontuação. Esse recurso foi implementado para facilitar o preenchimento e reduzir erros na solicitação.
⛔ Seu pedido será Indeferido se:
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Não seguir os procedimentos descritos;
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Houver inconsistência entre certificados e tabela;
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Não atingir a carga horária mínima ou a distribuição entre os grupos.
📧 Correções e prazos
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Se for necessário corrigir algo, a coordenação enviará um e-mail institucional.
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Você terá 10 dias corridos para responder, caso contrário o processo será arquivado.
🗂 Após o deferimento
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O processo será encaminhado ao setor de registro acadêmico e, após o lançamento no histórico, não será possível acrescentar novas horas.
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A Secretaria Acadêmica lançará um despacho no processo para sua ciência. Se não registrar ciência em até 5 dias, ela será presumida e o processo arquivado.