Aproveitamento de Estudos
A solicitação de Aproveitamento de Estudos deve seguir as normas definidas pela Decisão do Colegiado Nº 002/2025. Confira o passo a passo abaixo:
✅ Quem pode solicitar?
Discentes que já cursaram disciplinas em outro curso da UFMT ou em outra Instituição de Ensino Superior (IES) e desejam aproveitar os estudos realizados, desde que cumpram os critérios definidos.📅 Quando solicitar?
O período de solicitação é estabelecido pelo calendário acadêmico da UFMT. Para o semestre 2025/1 o período para solicitação é de 02/06/2025 a 25/08/2025.
📝 Documentação obrigatória
Para iniciar sua solicitação, você deve:-
Abrir um processo SEI com o tipo “Aproveitamento de Estudos”;
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Encaminhá-lo à Coordenação do Curso, anexando os seguintes documentos obrigatórios:
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Documento “Estudante – identificação padrão”, detalhando sua solicitação;
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Tabela de Aproveitamento de Estudos preenchida corretamente (2.1 - Tabela Aproveitamento de Estudos.xlsx - Planilhas Google), e exportada em PDF;
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Histórico escolar atualizado;
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Planos de Ensino das disciplinas cursadas na UFMT, com status “Homologado”;
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Para disciplinas cursadas fora da UFMT: Plano de Ensino ou documento equivalente com ementa e carga horária, devidamente assinado e carimbado pelo coordenador de curso ou responsável;
Para disciplinas cursadas fora da UFMT: Histórico escolar autenticado digitalmente ou assinado e carimbado, contendo nota e carga horária.
⚠️ Importante:
Somente serão avaliadas as disciplinas que constarem corretamente na Tabela de Aproveitamento anexada ao processo SEI.O discente pode solicitar aproveitamento de estudos de outra IES apenas uma vez, conforme previsto na Resolução CONSEPE-UFMT no 83, de 26 de junho de 2017.
💡 Dicas para uso da Tabela de Aproveitamento
Ao acessar a tabela no formato Excel:
Vá até o menu “Arquivo” e selecione “Fazer uma cópia” para seu Google Drive;
❌ Evite fazer o download direto do arquivo, pois ele pode perder a formatação que automatiza a inserção dos códigos das disciplinas do curso. Esse recurso foi implementado para facilitar o preenchimento e reduzir erros na solicitação.
📆 Qual o procedimento para cursar uma disciplina em outra IES?
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Se você deseja cursar a disciplina em outra IES para aproveitá-la em seu curso atual, é necessário pedir autorização prévia do colegiado do curso antes de se matricular. Sem essa autorização prévia, o aproveitamento não será avaliado;
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Após cursar a disciplina, o aluno deve protocolar a solicitação de aproveitamento de estudos, onde o colegiado irá deliberar conforme a resolução vigente se o pedido será ou não aproveitado;
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O discente pode solicitar aproveitamento de estudos de outra IES apenas uma vez, conforme previsto em regulamento.
⛔ O processo será indeferido se:
Não obedecer às normas e prazos estabelecidos;
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Contiver informações inconsistentes entre a tabela e os documentos anexados;
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Não apresentar a carga horária mínima de 75% em relação ao componente curricular que deseja o aproveitamento;
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Não apresentar compatibilidade entre a ementa e o conteúdo programático das disciplinas cursadas e aquelas para as quais se solicita o aproveitamento;
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Os documentos anexados não forem válidos ou autenticados.
📧 Correções e comunicação
Se for necessário corrigir o processo, a Coordenação entrará em contato via e-mail institucional. O discente terá até 10 dias corridos para responder. Após esse período, o processo será arquivado.🗂 Após o deferimento
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O processo será encaminhado ao setor de registro acadêmico para a inclusão da disciplina no histórico;
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Para disciplinas cursadas em outra IES após o lançamento, não será possível adicionar novas disciplinas ou solicitar aproveitamento adicional;
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A Secretaria Acadêmica lançará despacho no processo para ciência do discente. Caso o aluno não registre ciência em até 5 dias corridos, ela será presumida e o processo será arquivado.