HISTÓRIA DA UFMT E OS 50 ANOS DO SERVIÇO SOCIAL NA INSTITUIÇÃO
A UFMT foi criada em 1970, quando a capital do estado, a cidade de Cuiabá, já datava 250 anos do seu surgimento. A criação da UFMT ocorreu no contexto da ditadura militar e do Ato Institucional no 5, instaurado no governo de Costa e Silva, no final de 1968, que vigorou até o ano de 1978.
A UFMT surgiu através da junção da Faculdade de Direito com o Instituto de Ciências e Letras de Cuiabá. Criado no compasso dessa junção, através da Resolução 18 de 09/03/1970, o curso de Serviço Social apresenta em sua primeira estrutura curricular, um leque de disciplinas que comprovam seu alinhamento com o movimento que o Serviço Social expressava nacionalmente, ou seja, uma estrutura afinada com o que José Paulo Netto denomina como “perspectiva modernizadora”. Em linhas gerais, o curso surgiu a partir das necessidades sociais de Mato Grosso, reflexo de um processo acelerado de urbanização da capital, a partir da segunda metade do século XX.
O curso de Serviço Social começa a funcionar no ano de 1970, juntamente com a criação da UFMT. Porém, no ano de 1968 o Governo de Mato Grosso criou a “Faculdade de Serviços Sociais”, através da Lei 2.845, publicada no Diário Oficial do Estado, na edição de 2 de outubro de 1968. A nomenclatura da Faculdade foi corrigida pelo Decreto 1.044, de 15 de dezembro de 1969, passando a ser denominada “Faculdade de Serviço Social”. Somente em março de 1970 foi autorizado o funcionamento do curso, através da Resolução no 18/70, do Conselho Estadual de Educação e Cultura.
📝Texto: Professor Josiley Carrijo Rafael