Institucional

Proplan consolida informações de recredenciamento


Coleta de informações vem de desde 2019 em construção coletiva

A Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) ocupa papel fundamental no desenvolvimento do processo de recredenciamento institucional. Desde 2019 a Proplan atua sobre as normativas do processo integrado ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para apresentar às unidades da UFMT o máximo de informações para a realização de coleta de informações no recredenciamento.

O pró-reitor de planejamento, Roberto Perillo, conta que o processo tem sido intenso, desde o começo, há 3 anos. “A Proplan, sempre na vanguarda e atuando na condução dos trabalhos. Há uma comissão composta por membros de todas as unidades administrativas da universidade com o papel importante na juntada de documentos, organização de arquivos e sistematização das informações. A Proplan vem atuando desde o início conduzindo, colaborando e dialogando com avaliadores para entender melhor o processo e melhorar determinado indicador”, pontua.

Para Roberto Perillo, no contexto a participação da Proplan é fundamental para o planejamento institucional e a guarda dos indicadores da instituição. “Portanto, é um momento especial para que haja essa reflexão a respeito dos indicadores, da direção que a universidade está tomando em diferentes atividades e isso nos faz parar a fim de refletir e discutir com a comunidade, o que melhora todo o processo interno da universidade”, comenta o pró-reitor sobre o trabalho desenvolvido pela equipe da Proplan e a comissão do recredenciamento.

O trabalho teve seu desenvolvimento em mais de uma década de indicadores da UFMT. “Realizamos avaliações prévias conversando com professores da UFMT que são avaliadores do recredenciamento institucional para que eles dessem a visão deles e pudessem colaborar com essa questão da melhoria no indicador”, relata Roberto Perillo, acrescentando que estas conversas permitiram o ajuste em indicadores e também a inclusão de evidências para uma boa avaliação.

Processo começou em 2020

A frente da Coordenação de Planejamento e Orçamento (CPO), Rubiane Prado Schoenherr, destaca o caráter coletivo do processo de recredenciamento institucional. “O processo de recredenciamento institucional da UFMT é conduzido por um grupo de trabalho que foi instituído por meio da Portaria GR nº 236, de 20 de maio de 2020, composto por membros gestores e técnicos administrativos representando os diversos setores da UFMT e é presidido pelo Pró-Reitor de Planejamento”, pontua Rubiane Prado Schoenherr.

A coordenadora lembra que o recredenciamento está na pauta da Proplan desde antes da instituição do grupo de trabalho. “Apesar da instituição do grupo de trabalho ter sido em 2020, a Proplan tem trabalhado no processo de recredenciamento desde meados de 2019, buscando compreender as normativas e exigências que envolvem todo o processo, verificando as necessidades de modo a promover adequações ou melhorias em suas ações”, ressalta sobre a criação do Grupo de Trabalho do Recredenciamento Institucional (GTRI) em maio de 2020.

Rubiane Prado Schoenherr explica que o trabalho apoiou ajustes em normativas da UFMT. “Dentre as ações desenvolvidas, podemos destacar as revisões do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), que ocorreram em março e dezembro de 2021. Nesses ajustes, foram complementadas informações sobre as políticas que constam no Projeto Político Pedagógico Institucional (PPPI)”, diz a coordenadora de Planejamento e Orçamento. O PDI é o seu planejamento estratégico tem sido monitorado regularmente pela Pró-Reitoria de Planejamento.

Alinhamento de informações aconteceu a partir do diálogo

A coordenadora de Planejamento e Orçamento (CPO), Rubiane Prado Schoenherr, relata que no recredenciamento institucional aconteceram diálogos com diferentes setores. “No processo de recredenciamento a Proplan ficou como responsável pelas respostas a alguns indicadores, sendo que para a construção do documento foi feito um diálogo com o setor de orçamento, tendo em vista o alinhamento das informações, bem como a verificação dos documentos estruturantes da instituição”, relata sobre o processo que atuou com o PDI, Relatório de Gestão, entre outros documentos.

O Conselho Universitário (Consuni) e o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) também foram acionados para a apresentação de informações por parte da Proplan. “Além disso, na elaboração do orçamento, os indicadores do recredenciamento são apresentados à comissão mista composta por membros do CONSUNI e CONSEPE, que devem destinar os recursos institucionais pensando em atingir o planejamento estratégico, bem como a melhoria dos indicadores do recredenciamento”, aponta.

Os dados a respeito do recredenciamento e outras ações desenvolvidas pela Proplan estão disponíveis na página da pró-reitora. “Prezando pela transparência, a PROPLAN elabora e disponibiliza em sua página os cadernos orçamentários desde 2010 e presta contas aos órgãos de controle interno e externo e à sociedade através do Relatório de Gestão e Prestação de contas, os quais estão disponíveis desde o ano de 2008”, comenta a respeito dos Orçamentos aprovados e Relatórios de Gestão.

Veja mais:

Propeq apresenta pesquisa e inovação para Recredenciamento

Proeg olha para o futuro em recredenciamento institucional

Nai apresenta parcerias no recredenciamento institucional

Setec avança no recredenciamento institucional com parcerias

Recredenciamento aborda assistência estudantil pela Prae

Procev mostra integração com sociedade em recredenciamento

Secri apresenta informações para recredenciamento da UFMT

Secomm desenvolve ações em recredenciamento da UFMT 

UFMT lança site para recredenciamento institucional

UFMT realiza encontros para abordar recredenciamento

Biblioteca realiza ações para recredenciamento institucional

CPA participa do processo de recredenciamento da UFMT

PORCarlos Rocha
Jornalista

DATAAug 24, 2022, 6:05:00 PM

Logo da UFMT
Câmpus Cuiabá

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-8000

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Araguaia

Unidade I - Pontal do Araguaia
Avenida Universitária, nº 3500
Pontal do Araguaia - MT
CEP: 78698-000

(66) 3402-1108

Unidade II - Barra do Garças
Avenida Valdon Varjão, nº 6390
Barra do Garças - MT
CEP: 78605-091

(66) 3402-0736

Funcionamento Administrativo 08:00 às 11:30 e das 14:00 às 17:30 (horário local)

Câmpus Sinop

Avenida Alexandre Ferronato, nº 1200
Bairro Residencial Cidade Jardim - Sinop - MT
CEP: 78550-728

(66) 3533-3100

(66) 3533-3122

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Várzea Grande

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-6296

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30