O processo de recredenciamento institucional da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) alcança diferentes pontos da instituição. O Escritório de Inovação Tecnológica (EIT), unidade responsável pela política de inovação da universidade, apresentou suas expertises para o processo de recredenciamento institucional. O EIT apresentou os dados de forma integrada com a Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan). Um dos projetos desenvolvidos pelo EIT é a Incubadora Priante por editais dos Programas de Pré-Incubação, para ajudar quem deseja desenvolver uma ideia, e o edital do Programa de Incubação, que são abertos a sociedade.
O diretor do EIT, Raoni Teixeira enfatiza que o acompanhamento do processo de recredenciamento é realizado pela equipe do EIT sob orientação e coordenação da equipe da Pró-Reitoria de Planejamento. “No EIT, aproveitamos esse momento para, ao compilar as informações necessárias ao recredenciamento, revisar processos, métodos e atuações internos, aproveitando as boas experiências já desenvolvidas e aprimorando as práticas atuais, pensando na melhoria contínua”, ressalta.
Participante do processo de recredenciamento institucional o Técnico Administrativo em Propriedade Intelectual, Danilo Fochesatto, explica que a ação do escritório foi direcionada a prestar informações em indicadores importantes para o desenvolvimento institucional da UFMT. O EIT desenvolve o trabalho de mapeamento de experiências para a expansão do setor de empreendedorismo inovador em Mato Grosso e por consequência a nível nacional.
“A equipe do Escritório de Inovação Tecnológica - EIT contribuiu para o processo de recredenciamento da UFMT no âmbito de suas competências regimentais. Nesse sentido, nos mobilizamos para prestar informações relacionadas aos indicadores relacionados I) à política e práticas de inovação tecnológica; II) às políticas institucionais voltadas ao desenvolvimento econômico e à responsabilidade social; e III) às políticas institucionais e ações acadêmico-administrativas para a inovação tecnológica”, ressalta Danilo Fochesatto.
Para Danilo Fochesatto as informações mais importantes para o EIT no processo de recredenciamento estão nas parcerias realizadas pelo escritório. “No processo de recredenciamento, foi relevante para o EIT prestar informações quanto aos acordos de parceria para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI), ao processo de seleção de empreendimentos para ingresso nos programas de incubação e pré-incubação da Incubadora Priante e às chamadas internas relativas às bolsas do Programa de Apoio à Inovação Tecnológica e Empreendedorismo (Bolsa BIT)”, pontua.
O técnico conta também que o escritório contou com o apoio de outros setores para poder responder às demandas do recredenciamento institucional. “A principal interação se deu com a equipe da Proplan designada para tratar do recredenciamento na universidade”, afirma o Técnico Administrativo em Propriedade Intelectual sobre a interação entre a Proplan e o EIT.
Propeq apresenta pesquisa e inovação para Recredenciamento
Proeg olha para o futuro em recredenciamento institucional
Nai apresenta parcerias no recredenciamento institucional
Setec avança no recredenciamento institucional com parcerias
Recredenciamento aborda assistência estudantil pela Prae
Procev mostra integração com sociedade em recredenciamento
Secri apresenta informações para recredenciamento da UFMT
Secomm desenvolve ações em recredenciamento da UFMT
UFMT lança site para recredenciamento institucional
UFMT realiza encontros para abordar recredenciamento
Biblioteca realiza ações para recredenciamento institucional
CPA participa do processo de recredenciamento da UFMT