STI
Tecnologias da Informação
A Secretaria de Tecnologia da Informação foi criada com a finalidade de discutir aspectos de gestão de sistemas e Tecnologias da Informação e da Comunicação no contexto da UFMT.
Secretaria de Tecnologia da Informação
A Secretaria de Tecnologia da Informação foi criada com a finalidade de discutir aspectos de gestão de sistemas e das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) no contexto da UFMT e também aspectos inerentes a educação mediada por TIC’s. Ela tem como as principais atribuições:
1. Planejar, implantar e acompanhar a Política Institucional de Tecnologia da
Informação e Comunicação, em consonância às diretrizes governamentais nacionais
e recomendações internacionais.
2. Propor o Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI), em consonância com
o Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI da UFMT e as políticas de governo.
3. Propor, desenvolver, implantar e acompanhar a execução de projetos relacionados
à TIC, alinhada às necessidades da Instituição.
4. Apoiar a alta administração no Comitê de Governança Digital.
5. Desenvolvimento de sistemas de informação atendendo as demandas de informatização da instituição;
6. Automatizando os processos e agilizando as atividades operacionais;7. Discutir ações de apoio ao uso das Tecnologias da Comunicação e da Informação no contexto de programas de educação a distância institucionais e estratégias de ensino aprendizagem no contexto da educação presencial.
Sua estrutura é composta por duas coordenações, três gerências e uma supervisão, conforme descritos abaixo e com as respectivas atribuições:
Coordenação de Sistemas e Informações (CSI)
A Coordenação de Sistemas e Informações desenvolve sistemas de informação atendendo as demandas de informatização da instituição. Esta Coordenação produz softwares abrangendo várias áreas, como: Ensino (Graduação e Pós–Graduação), Extensão, Pesquisa, bem como a área administrativa da UFMT. Também realiza o desenvolvimento de interfaces de programação (APIs) e serviços web para atendimento de integrações internas e externas de softwares, entre outros, automatizando os processos e agilizando as atividades operacionais.
Coordenação de Operações e Infraestrutura (COI)
A Coordenação de Operações e Infraestrutura (COI) criada com objetivo de gerir o Centro de Operações de rede, Data Center Institucional (em construção) e viabilizar mecanismos que garantam a estrutura de TIC segura, realiza também os seguintes serviços:
Backups dos sistemas hospedados na própria coordenação e que permitam acesso aos sistemas;
Gerenciamento de tráfego de rede;
Criação e gestão de servidores de e-mails e suporte técnico; Liberação de acesso CAPES externo à UFMT;
Criação de imagens (clones) de disco de servidores;
Disponibilização de hospedagem de páginas web institucionais; Monitoramento de serviços disponíveis;
Suporte técnico aos serviços de hospedagem; Implantação de regras de segurança (firewall, serviços e-mail);
Manutenção de serviços e políticas de roteamento na UFMT; Monitoramento de logs de acesso aos serviços disponíveis (procedimentos de segurança);
Disponibilização de Mecanismo de Monitoramento de ativos de rede gerenciáveis da rede UFMT; Auditoria em serviços de e-mail, web, tráfego de rede da UFMT;
Instalação serviço Secure Sockets Layer em servidores de desenvolvimento, Aplicação e Webmail;
Manutenção da infraestrutura de comunicação da instituição; Manutenção e suporte da Rede Lógica;
Manutenção e suporte da Rede Telefônica, e;
Manutenção e suporte de equipamentos de informática.
Gerência de Projetos e Governança (GPG)
Apoio a gestão administrativa da STI, a elaboração do Plano Diretor de TI. Compete-lhe também o levantamento das demandas de serviços de TIC; a confecção de termos de referência de TIC; o controle de atas e contratos de TIC; acompanhamento dos trabalhos dos fiscais de atas e/ou contratos de aquisições de bens e serviços de TIC da UFMT, bem como, presta atendimento às unidades da UFMT na elaboração dos artefatos para contratação de soluções de bens de TIC em conformidade com as orientações da SLTI/MPOG.
Gerência de Redes e Telecomunicações (GRT)
A Gerência de Redes e Telecomunicações (GRT) propõe, executa e administra projetos relacionados à distribuição, instalação e configuração da Rede Lógica da UFMT, propõe normas de padronização e avaliação dos procedimentos de instalação, configuração, manutenção e funcionamento da Rede Lógica, viabiliza e mantém a infraestrutura necessária para disponibilidade dos Sistemas de Informação e para a continuidade dos serviços no Datacenter Institucional.
Gerência de Central de Serviços (GCS)
A Gerência de Central de Serviços (GCS) é responsável por prover suporte de 1º nível aos equipamentos de informática e Sistemas de Informação da Instituição, atuando como ponto central de contato entre usuários e área técnica competente; propor e executar projetos que visem soluções, regulação e atualização dos equipamentos de informática da Instituição e prover soluções para manter o pleno funcionamento do grupo gerador da STI.
Supervisão de Segurança Cibernética (SSC)
É a unidade responsável por prover e viabilizar a comunicação telefônica, inclusive os aspectos estruturais de funcionamento, bem como propor e executar projetos que visem soluções, melhorias, regulação e racionalização da comunicação institucional.