Gestão, Planejamento e Governança

Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTIC)

O Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC), constitui-se como instrumento de diagnóstico, planejamento e gestão dos recursos e processos de Tecnologia da Informação que visa atender às necessidades tecnológicas e de informação de um órgão ou entidade para um determinado período.

O planejamento de TIC estabelece um processo de gestão norteador para a execução das ações e projetos de TIC da organização. Visa conferir foco à atuação da área de TIC, apresentando estratégias e traçando planos de ação para implantá-las, o que possibilita o direcionamento de esforços e recursos para a consecução de metas. Ou seja, o planejamento de TIC pode ser entendido como um processo gerencial administrativo, de identificação e organização de pessoal, aplicações e ferramentas baseadas em TIC (recursos de TIC), necessário para apoiar a instituição na execução de seu plano de negócios e no cumprimento de seus objetivos institucionais.

O PDTIC foi elaborado para um período de três anos (2020-2022) e aprovado pelo Comitê de Governança Digital em reunião realizada em 18/12/2019. Para acessá-lo, clique aqui.


Plano de Transformação Digital (PTD)

O Plano de Transformação Digital (PTD) é um instrumento de planejamento designado pelo Decreto 10.332 de 28 de abril de 2020 - Estratégia de Governo Digital 2020-2022 - em seu Art. 3°. Neste documento são previstas a transformação dos serviços, a fim de oferecer melhor atendimento ao cidadão ao simplificar o acesso, diminuir o tempo de espera e os custos para obtenção dos serviços públicos. A medida se traduz em mais eficiência e celeridade, além de diminuir os custos com infraestrutura e otimizar a força de trabalho.

O Plano de Transformação Digital foi aprovado pelo Comitê de Governança Digital em reunião realizada em 19/08/2020. Para acessá-lo, clique aqui.

Os serviços digitais da universidade também podem ser encontrados no link https://www.gov.br/pt-br/@@search?SearchableText=ufmt


Plano de Dados Abertos (PDA)

O Plano de Dados Abertos (PDA) orienta as ações de implementação e promoção de abertura de dados de uma organização, previsto no Decreto 10.332 de 28 de abril de 2020 - Estratégia de Governo Digital 2020-2022 - em seu Art. 3°. Este documento faz parte da Política de Dados Abertos do poder executivo federal e seu objetivo é organizar e padronizar os processos de publicação de dados abertos do estado, resultando em maior disponibilidade, acesso, qualidade e ampla reutilização dos dados abertos pelas partes interessadas, tanto na sociedade como na própria administração pública.

O Plano de Dados Abertos foi aprovado pelo Comitê de Governança Digital em reunião realizada em 19/08/2020. Para acessá-lo, clique aqui.


Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação (PETI)

O planejamento e gestão dos recursos e processos de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) é orientado pelo Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTIC), que visa atender às necessidades tecnológicas da universidade. Esse planejamento é alinhado ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2019-2023 da UFMT.

De modo a propor ações que serão desenvolvidas a fim de cumprir as metas do PDI, bem como melhorar a governança no âmbito administrativo e acadêmico, anualmente é realizado o Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação (PETI).

Nessa perspectiva, a Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) torna pública as iniciativas previstas, organizadas por ano-calendário. Para acessar o PETI 2022, clique aqui.


Plano Anual de Contratações (PAC)

O Plano Anual de Contratações (PAC) é um documento obrigatório para os órgãos da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. Nele são consolidadas as contratações que a instituição pretende realizar ou prorrogar no exercício subsequente. Com este levantamento prévio, é possível a realização de compras compartilhadas, gerando oportunidades de ganho de escala, assim como sinaliza ao mercado o que se pretende adquirir de modo que este se prepare para participar de procedimentos licitatórios.

Para acessar o PAC 2022 da UFMT, clique aqui

Para acessar o PAC 2021 da UFMT, clique aqui.

Para acessar o PAC 2020 da UFMT, clique aqui.


Plano de Atualização Tecnológica e Manutenção de Equipamentos 

O Plano de Atualização Tecnológica e Manutenção de Equipamentos visa normatizar o planejamento, a atualização e a manutenção do parque tecnológico da UFMT, bem como servir de referência para a elaboração do PETI, proporcionando uma infraestrutura de tecnologia adequada para o funcionamento da universidade.

O Plano de Atualização Tecnológica e Manutenção de Equipamentos foi aprovado pelo Comitê de Governança Digital em reunião realizada em 06/04/2022 e terá vigência no quadriênio 2022-2026. Para acessá-lo, clique aqui.


Gestão de Mudanças

Quando se trabalha com tecnologias da informação e comunicação (TIC), é necessário estar sempre melhorando o desempenho, aproveitando oportunidades ou tratando de vulnerabilidades, o que exige mudanças. É para isso que foi desenvolvido o manual de gerenciamento de mudanças. Esse documento tem o objetivo de planejar as mudanças dos serviços de TIC, garantindo o sucesso do processo e, consequentemente, aumentando a satisfação dos usuários.

Para acessar o manual de gestão de mudanças da STI, clique aqui.


Processo de software

Documento que define os requisitos mínimos e orientações para solicitações de desenvolvimento de sistemas. 

Para acessar o processo de software da STI, clique aqui.

iGG e iGovTI

O Índice Integrado de Governança e Gestão Públicas (iGG) é um levantamento do Tribunal de Contas da União cujo objetivo é medir a capacidade de governança e gestão dos órgãos públicos federais, aferindo o nível de implementação de boas práticas de liderança, estratégica e accountability.  Já o Índice de Governança e Gestão de TI (iGovTI) foi criado pelo TCU em 2010 com o propósito de orientar as organizações públicas no esforço de melhoria da governança e gestão de TI. O índice também permite ao TCU avaliar, de modo geral, a efetividade das ações adotadas para induzir a melhoria da situação da governança de TI na Administração Pública Federal.

O resultado da UFMT para o exercício 2021 está discriminado no quadro abaixo:



O relatório completo do TCU pode ser encontrado no link https://www.tcu.gov.br/igg2021/iGG2021%20-%20201%20-%20UFMT.pdf

Em 2017, a UFMT obteve a nota mais alta no iGovTI entre as instituições de ensino federais. A matéria completa pode ser conferida clicando aqui.

Logo da UFMT
Câmpus Cuiabá

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-8000

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Araguaia

Unidade I - Pontal do Araguaia
Avenida Universitária, nº 3500
Pontal do Araguaia - MT
CEP: 78698-000

(66) 3402-1108

Unidade II - Barra do Garças
Avenida Valdon Varjão, nº 6390
Barra do Garças - MT
CEP: 78605-091

(66) 3402-0736

Funcionamento Administrativo 08:00 às 11:30 e das 14:00 às 17:30 (horário local)

Câmpus Sinop

Avenida Alexandre Ferronato, nº 1200
Bairro Residencial Cidade Jardim - Sinop - MT
CEP: 78550-728

(66) 3533-3100

(66) 3533-3122

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Várzea Grande

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-6296

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30