Catálogo de Serviços - Backup


Backup de Sites e Sistemas

O serviço de backup visa manter cópia de segurança dos dados registrados nos sites e sistemas institucionais.

Quem pode solicitar

Servidor responsável por site ou sistema

Como Solicitar

O serviço deve ser solicitado por meio de chamado na Central de Serviços, informando:

  • Justificativa da necessidade;
  • Endereço do site ou sistema;
  • Periodiocidade desejada para realização do backup;
  • Período mínimo necessário para retenção do backup;
  • Nome, SIAPE/CPF, telefone e e-mail de pessoa responsável por fazer teste de restauração do backup;
  • Periodicidade dos testes de restauração do backup (Mensal, Bimestral, Trimestral, Semestral ou Anual). No caso de semestral ou anual, informar o mês em que o teste será feito.


Em caso de dúvidas, o serviço deve ser solicitado por meio de chamado na Central de Serviços, informando:

  • Endereço do site ou sistema;
  • Descrição detalhada da dúvida;
  • Evidências (captura de tela, foto).

Relatar Problemas

O requerente deve relatar o problema por meio de chamado na Central de Serviços, informando:

  • Endereço do site ou sistema;
  • Data do backup que apresentou problema ou do backup que deve ser utilizado para restauração;
  • Descrição detalhada do problema e possíveis evidências (captura de tela, fotos, mensagem/código de erro).

Observações, Restrições, Regras, Políticas ou Normas

  • Os Backups são realizados em conformidade com a Política de Backups vigente, devidamente homologada pelo Comitê de Governança Digital (CGD);
  • Os sistemas e sites contemplados pelo serviço de backup são registrados no Plano de Backups, documento Anexo à Política de Backups;
  • A inclusão do site ou sistema no Plano de Backups está condicionada à disponibilidade de infraestrutura;
  • Em observância às boas práticas, o requerente deve indicar pessoa que ficará responsável por realizar testes periódicos de restauração do backup;
  • Ao solicitar o serviço, o requerente deve manifestar sua concondância a todas as cláusulas da Política de Backups vigente e possíveis atualizações.

Abrir um chamado



 Voltar para Catálogo de Serviços



Logo da UFMT
Câmpus Cuiabá

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-8000

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Araguaia

Unidade I - Pontal do Araguaia
Avenida Universitária, nº 3500
Pontal do Araguaia - MT
CEP: 78698-000

(66) 3402-0770

Unidade II - Barra do Garças
Avenida Valdon Varjão, nº 6390
Barra do Garças - MT
CEP: 78605-091

(66) 3402-0736

Funcionamento Administrativo 08:00 às 11:30 e das 14:00 às 17:30 (horário local)

Câmpus Sinop

Avenida Alexandre Ferronato, nº 1200
Bairro Residencial Cidade Jardim - Sinop - MT
CEP: 78550-728

(66) 3533-3100

(66) 3533-3122

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Várzea Grande

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-6296

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30