Linhas de Pesquisa
Linha 1: Educação Especial na Perspectiva da
Educação Inclusiva
A linha
contempla pesquisas e estudos epistemológicos, políticos e históricos
referentes à Educação Especial numa nova perspectiva de atuação, qual seja, o
vínculo com a constituição de espaços educacionais inclusivos. Busca analisar
as implicações epistemológicas e políticas contemporâneas relacionadas às
práticas educacionais, com ênfase na gestão de sistemas escolares, nos recursos
de suporte pedagógico especializado, na construção, implantação e usabilidade
de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação como aspectos favorecedores
e inovadores para a escolarização dos estudantes, garantindo-lhes o direito de
aprendizagem e desenvolvimento nessa área de conhecimento.
Linha 2: Inovação Tecnológica e Tecnologia Assistiva
A linha
contempla pesquisas e estudos referentes à conceituação sobre Educação e
Inovação tecnológica e estrutura para o desenvolvimento de educação mediada por
tecnologias e suas interlocuções com a Educação Especial e Inclusiva. Busca
analisar metodologias ativas de ensino e de aprendizagem baseada em uso de
tecnologias digitais, redes sociais como espaços educativos, jogos digitais e a
aprendizagem. Aborda ainda estudo e análise de mobilidade na sala de aula,
Projetos, inclusão digital e cidadania, bem como conceituação e análise da
Tecnologia Assistiva como área de conhecimento e recursos e sua aplicabilidade
no contexto educacional inclusivo.
Linha 3: Práticas e Processos Formativos de
Educadores para Educação Inclusiva
A linha contempla pesquisas e estudos relacionados diretamente às práticas educacionais e aos processos formativos de educadores (inicial, continuada e em serviço) para atuação pedagógica na diversidade, contemplando os princípios de uma educação inclusiva. Busca analisar os processos de ensino e aprendizagem e as inovações pedagógicas para o atendimento às necessidades educacionais de qualquer ordem: biopsicossocial ou etnocultural. Os estudos se concentram nos aspectos relacionados à organização da escola para garantir a formação de educadores numa perspectiva inclusiva, a partir da análise de práticas, desenvolvimento curricular, adequações de recursos ou métodos pedagógicos e em procedimentos que possibilitem o êxito na escolarização dos estudantes.