Covid-19
UFMT contra o coronavírus
Acompanhe o conteúdo produzido pela UFMT no enfrentamento e combate à pandemia
Podcasts
Projeto de Extensão em Rádio e Podcast - Comunicast
A disseminação de informações que atendam ao serviço público de combate ao Coronavírus é fundamental no período de quarentena. Dos 13.732 veículos de comunicação mapeados em todo o Brasil, o rádio é o mais presente, correspondendo a 35,5% do total. Diante disso, e do crescimento do consumo de produtos em áudio no país por meio de plataformas de podcasts, o Projeto Comunicast lançou o Vida em Quarentena.
O projeto é coordenado pelo professor do curso de Jornalismo da UFMT, Luãn Chagas com o objetivo de contar as diversas histórias presentes neste período, dos que estão fora do país aos que não tem uma casa. Todo o trabalho de produção, gravação e edição é feito em casa por estudantes dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Rádio e TV e Cinema e Audiovisual que integram o projeto.
Além do podcast, são enviados semanalmente grupos de áudios às segundas, quartas e sextas-feiras, materiais de um a dois minutos (Minuto Quarentena) a rádios comunitárias e pequenas emissoras comerciais do interior de Mato Grosso com informativos sobre a Covid-19, cuidados e o período de quarentena. Por fim, os áudios ainda são disseminados pelos grupos de WhatsApp visando combater as notícias falsas nas redes sociais. Tudo em formatos característicos de cada plataforma. O Podcast Vida em Quarentena já está disponível nas principais plataformas de streaming: Spotify, Deezer, Google Podcasts, Youtube, Anchor, Breaker, RadioPublic, PocketCasts.
Você já parou para se perguntar como os povos tradicionais estão passando pela pandemia? Como essas pessoas que vivem no coletivo estão lidando com o isolamento social? Nós contamos para você, aqui no episódio "Os povos tradicionais e as duas pandemias", como tem sido o cotidiano daqueles que precisam, desde sempre, lutar pelo direito de existir.
Esse podcast é produzido pelo Comunicast, e conta com o apoio da Pró Reitoria de Assistência Estudantil e da Coordenação de extensão da UFMT. A ilustração é da Mylena Leite (Twitter: @euumylena/Instagram@lena_mylh)
Para ficar ligado nos próximos lançamentos, siga a gente no Instagram e no Twitter pelo @ComunicastUFMT
Você também pode fazer sugestões, enviar críticas, elogios ou até as suas histórias pelo email comunicast.ufmt@gmail.com!
A quarentena para quem está em casa não foi fácil. Imagina então para quem teve tudo ao redor queimado no Pantanal, na Amazônia e no Cerrado? São essas histórias que contamos aqui no episódio “As chamas em meio à pandemia” na segunda temporada do Vida em Quarentena. Fomos conhecer como estava a rotina de brigadistas voluntários, comunidades indígenas e pesquisadoras na luta para combater o fogo em plena quarentena. Como foi trocar as máscaras contra o coronavírus pelas máscaras contra a fumaça? Esse podcast é produzido pelo Comunicast, e conta com o apoio da Pró Reitoria de Assistência Estudantil e da Coordenação de extensão da UFMT. A ilustração é da Mylena Leite (Twitter: @euumylena/Instagram @lena_mylh Para ficar ligado nos próximos lançamentos, siga a gente no Instagram e no Twitter pelo @ComunicastUFMT Você também pode fazer sugestões, enviar críticas, elogios ou até as suas histórias pelo email comunicast.ufmt@gmail.com!
Quando a principal recomendação dos órgãos de saúde era a de ficar em casa, a solução para que diversos produtos chegassem aos clientes foi o delivery, que registrou um aumento de 94% nesse período. Com isso, um importante trabalhador se tornou parte da linha de frente ao combate a disseminação do vírus: o entregador. E é sobre as dificuldades e desafios dessa profissão em meio a pandemia, que a gente conta nesse episódio. Conheceremos as histórias de alguns desses trabalhadores e o que eles, têm a nos contar. Esse podcast é produzido pelo Comunicast, e conta com o apoio da Pró Reitoria de Assistência Estudantil e da Coordenação de extensão da UFMT.
A ilustração é da Mylena Leite (Twitter: @euumylena/Instagram @lena_mylh). Para ficar ligado nos próximos lançamentos, siga a gente no Instagram e no Twitter pelo @ComunicastUFMT Você também pode fazer sugestões, enviar críticas, elogios ou até as suas histórias pelo email comunicast.ufmt@gmail.com!
Desigualdade é uma palavra que define a realidade de um país periférico no capitalismo mundial. Agora, algo que se acentua ainda mais por conta da ausência de políticas de saúde no combate ao coronavírus nas periferias. No último episódio desta primeira temporada a gente quis saber como a quarentena tem afetado a vida de quem mora em regiões periféricas ou do interior das cinco regiões do país. Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Quais as vozes do Brasil na Vida em Quarentena?
Produção em parceria entre o Comunicast da UFMT com a repórter Ana Beatriz Felício da Agência Mural das Periferias; os estudantes Daniel Santos e Vick Melo Rádio Cordel da Universidade Federal de Pernambuco; o jornalista freelancer do Rio de Janeiro Marcos Lacerda, a vice-cacique da Comunidade Iawá do povo Curuaia da Volta Grande do Xingu (Pará) Lorena Curuaia e os estudantes da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), no Paraná, Victor Prado e Mayara Maier.
O quinto episódio vai contar as histórias da Vida em Quarentena para e com as crianças. Pra isso, a gente foi saber o que elas estão pensando sobre a pandemia. Se você acha que a sua rotina está puxada, vamos conhecer a história de uma mãe de quíntuplos, a Anieli Kurpel que tem um cotidiano cheio com seis filhos em casa. Os cinco bebês nasceram em setembro do ano passado depois da descoberta surpreendente da gravidez natural. E como as crianças compreendem a quarentena? Como está a educação neste período? E o consumo de mídia online? Prepara o fone de ouvido e mergulha nas histórias do Vida em Quarentena, um podcast feito dentro de casa por muitas vozes!
Segue a gente no Instagram e no Twitter pelo @ComunicastUFMT
Você também pode fazer sugestões, enviar críticas, elogios ou até as suas histórias pelo email comunicast.ufmt@gmail.com!
Como você mantém a paz de espírito nesta quarentena? É com esta questão que o episódio “Quarentena com fé” vai contar as histórias de nove pessoas de sete religiões diferentes. Pra muita gente a fé tem sido uma forma de viver esse período. Esperança de um futuro diferente, sem vírus, sem desigualdade, sem mortes. Esses são alguns dos relatos que encontramos ao longo destas histórias. O que católicos, umbandistas, muçulmanos, anglicanos, espíritas, budistas e ateus têm em comum? Coloca o fone de ouvido e mergulha nas histórias do Vida em Quarentena, um podcast feito dentro de casa por muitas vozes!
Segue a gente no Twitter e no Instagram pelo @ComunicastUFMT
O podcast também está no Spotify, Deezer, Anchor, Mixcloud, Breaker, RadioPublic e Youtube.
“Quarentena e Voluntariado” é o tema do terceiro episódio do Vida Em Quarentena. Nesta semana contamos as histórias de quem se doa tanto dentro, como fora de casa. Empatia, solidariedade e alteridade fazem parte do cotidiano de milhares de pessoas que neste período estão ajudando alguém. Hoje, ficar em casa já é um ato de solidariedade. Mas como é o cotidiano de quem está garantindo o alimento dos que vivem nas ruas? Ou como é acompanhar alguém durante seis meses antes de sua morte? Então segue o Comunicast nas redes sociais, coloque o fone de ouvido e mergulhe nas histórias do Vida em Quarentena, um podcast feito dentro de casa por muitas vozes!
Link Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=jgzdgNSxYBI&t=31s
Falar sobre a quarentena e pedir para você ficar em casa pode parecer fácil quando se tem onde morar. Por mais que tenha gente que não respeita a quarentena por muitos motivos, como é a quarentena para quem vive em situação de rua ou precisa enfrentar as ruas para trabalhar em serviços essenciais? Esse é o tema do segundo episódio do Vida em Quarentena, um podcast feito dentro de casa por muitas vozes. O “Quarentena na Rua” vai contar histórias e ações voltadas a quem vive na rua e casos de imigrantes e trabalhadores que dependem das ruas para sobreviver. Segue o Comunicast nas redes sociais: Instagram (@ComunicastUfmt) e Twitter (https://twitter.com/ComuniCastUFMT)
A “Quarentena lá fora” é o tema do primeiro episódio do Vida em Quarentena, uma produção do Comunicast, o Projeto de Extensão em Podcast da UFMT. Para saber como o mundo tem vivido o isolamento fomos atrás de histórias de estudantes e moradores de nove países diferentes. Portugal, Espanha, Itália, Inglaterra, Alemanha, Estados Unidos, Canadá, Colômbia e Argentina. Solidariedade, empatia, cuidados, precaução. Essas são algumas palavras que movem o movimento difícil que estamos passando. Mas como é a vida em quarentena de quem está fora do país, longe de casa? Coloca o fone de ouvido e mergulha nas histórias do Vida em Quarentena, um podcast feito dentro de casa por muitas vozes!