O Restaurante Universitário (RU) do Câmpus de Cuiabá divulgou recentemente o resultado da Pesquisa Vegetarianismo no RU 2022, cujo objetivo foi conhecer melhor o público que opta por esse tipo de dieta e sua percepção em relação à qualidade das preparações servidas. Entre os destaques está um índice de satisfação global superior a 50% dos entrevistados.
A pesquisa foi realizada entre agosto e setembro e incluiu questões sobre os diferentes tipos de vegetarianismo, os fatores que motivam essa escolha e a opinião sobre as preparações.
“A pesquisa confirmou o que já havia sido observado. O público vegetariano ainda é pequeno e o vegano é ainda menor. Nem por isso pretendemos desconsiderá-los dentro do nosso planejamento de atendimento, ainda porque nosso objetivo é promover a inclusão no cardápio”, explica a gerente do RU, nutricionista Cristiane Arielly Crispim Martins.
O cardápio vegetariano é servido no RU desde o final de 2013. Como opção proteica, este costuma incluir ovos e derivados do leite nas receitas, como substituição da proteína da carne, mas também leguminosas como soja, grão de bico, lentilha, ervilha e diferentes tipos de feijão.
“Algo que notamos foi a necessidade de variar o cardápio. As receitas mais comuns são variações de preparo com ovo, mas nosso público tem uma boa aceitação quando servimos pratos mais elaborados, como um hambúrguer de grão de bico, uma torta e suflê de legumes, ou ainda a panqueca ou a lasanha de proteína de soja, então ficamos em cima da empresa, cobrando para oferecerem mais desses pratos diferenciados e para inserir ingredientes novos, como a ricota, o brócolis e a couve flor, por exemplo”, completou.
O consumo do prato vegetariano no RU também varia dependendo dos dias e horários da refeição, mas, de acordo com a nutricionista, as opções vegetarianas representam 10% da produção diária no restaurante. “A dieta vegetariana pode estar relacionada a vários benefícios para a saúde e pode auxiliar no tratamento de algumas doenças, mas o que os estudos apontam hoje é que deve haver uma atenção com relação à vitamina B12 quando a dieta for muito restrita e nesses casos cabe suplementação, que sempre deve ser feita com acompanhamento médico e de nutricionista", concluiu.
O site do RU disponibiliza um material completo sobre a prática vegetariana, elaborado pela Sociedade Vegetariana Brasileira.
Leia mais:
RU realiza pesquisa com público vegetariano
RU comemora resultado de pesquisa e planeja ajustes