PORLuiz Carlos Bezerra
Jornalista

DATA13 de Setembro de 2022

RU realiza pesquisa com público vegetariano

RU da UFMT conta com reconhecimento facial para acesso
RU da UFMT conta com reconhecimento facial para acesso Luiz Carlos Sayão
Ação objetiva auxiliar planejamento e preparo de cardápios

Com intuito de conhecer melhor o público que apresenta hábitos vegetarianos, a Gerência do Restaurante Universitário (RU) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Câmpus de Cuiabá, realiza pesquisa para entender as escolhas, preferências e restrições alimentares. O formulário segue aberto  até o próximo dia 24, e também servirá para  avaliar a percepção desse público em relação a oferta do restaurante, O objetivo é de orientar e adaptar o planejamento do cardápio para ser mais inclusivo e direcionado.

A gerente do RU, Cristiane Arielly Crispim Martins, conta que a recente Pesquisa de Satisfação dos clientes do RU, realizada entre os meses de junho e julho do semestre passado, revelou que, do total de respondentes, 55% deles tinham o costume de consumir o prato vegetariano servido no Restaurante, e que destes, cerca de 48% o faziam eventualmente, a depender do cardápio do dia, e 6% o faziam exclusivamente.

“Em 2019 até iniciamos um trabalho de mapeamento desse público, mas acabamos não tendo oportunidade de dar continuidade nessa ação. A Pesquisa de Satisfação desse último semestre já nos deu uma sinalização sobre o tamanho desse público. Temos notado também o aumento do consumo do prato vegetariano, sem contar a tendência ao vegetarianismo crescendo na sociedade”, explica a gerente sobre a Pesquisa Vegetarianismo no RU.

Cristiane Arielly Crispim Martins conta ainda que com base nos aspectos contratuais, serão consideradas as preferências e as restrições pontuadas por esse público para direcionar a elaboração dos cardápios, seja para adoção de novos ingredientes, seja pela redução de outros e também trazer preparações novas.

“O objetivo é tentar sair do trivial e oferecer algo direcionado às expectativas dos nossos clientes. Tudo isso é um trabalho que envolve alinhamento tanto da equipe da Gerência do RU, das nutricionistas da UFMT, quanto das nutricionistas da empresa no dia a dia. Testando novas receitas, pensando em operacionalizar outras preparações, e mais”, explica complementando que esse trabalho pretende trazer bons frutos em curto e médio prazo.

De acordo com a Sociedade Vegetariana Brasileira,  o vegetarianismo é uma escolha alimentar na qual se tira os produtos de origem animal do cardápio, e podem ser classificados, como exemplo, como ovolactovegetarianismo, que  utiliza ovos, leite e laticínios na sua alimentação, lactovegetarianismo, que faz uso do  leite e laticínios e entre outros. Atualmente o contrato do RU prevê, além do prato principal com proteína animal, uma alternativa vegetariana que pode conter ovos, leite e laticínios.

Participe da Pesquisa Vegetarianismo no RU

RU comemora resultado de pesquisa e planeja ajustes

Restaurante Universitário realiza pesquisa de satisfação

UFMT promove reabertura de Restaurante Universitário