PORCarlos Rocha
Jornalista

DATA02 de Agosto de 2022

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Acadêmico

RU comemora resultado de pesquisa e planeja ajustes

Cristiane Arielly Crispim Martins
A partir de pesquisa unidade planeja ampliar acolhimento para usuário

O Restaurante Universitário (RU) apresentou os resultados da Pesquisa de Satisfação dos usuários do Restaurante Universitário de Cuiabá. O levantamento estabelece um comparativo entre os anos de 2022 e 2019 com a percepção dos estudantes sobre o serviço prestado no retorno das atividades presenciais. A partir de um formulário eletrônico disponibilizado entre 28 de junho e 21 de julho pelo site da UFMT e rede social da unidade a pesquisa considerou 22 critérios de avaliação com respostas de mais de 500 pessoas, a maioria do sexo feminino e idade entre 20 e 24 anos.

A maioria dos usuários come diariamente no RU e faz duas refeições por dia no Restaurante Universitário. “Os critérios avaliados realmente abrangem dimensões diversas do atendimento do RU. Essa é a segunda edição da Pesquisa de Satisfação do RU, sendo a primeira realizada em 2019, quando as refeições ainda eram do tipo transportadas. Por isso, para nós foi muito importante realizar esse comparativo. E ficamos muito satisfeitos com os resultados, pois em todos os critérios, percebemos melhora na percepção dos clientes quanto ao atendimento prestado”, explicou a gerente do RU, Cristiane Martins.

A gerente destacou que a comunidade acadêmica sentiu as diferenças de 2019 para 2022, com melhora em toda a infraestrutura do prédio e da própria qualidade das refeições produzidas na própria cozinha. “É comida quentinha, feita na hora! Enquanto nutricionista, posso dizer que nossa maior satisfação foi verificar o reconhecimento dos clientes quanto à qualidade nutritiva dos alimentos (75% satisfeitos ou muito satisfeitos) e com a apresentação das refeições (80% satisfeitos ou muito satisfeitos)”, ressaltou Cristiane Martins.

Uma das mudanças na reabertura do RU é o controle de acesso, facilitado com a adoção do reconhecimento facial superando problemas na fluidez da fila do restaurante. “É uma tecnologia muito nova quando a gente fala de restaurantes universitários e nós somos os pioneiros no uso dessa tecnologia no Centro Oeste. Aliás, nem temos notícia de outro RU no Brasil que utilize essa forma de acesso. Sinop e Araguaia estão adotando essa tecnologia agora e pra nós, RU Cuiabá, é uma satisfação servir de modelo para outros RUs”, enfatizou.

Pesquisa direciona ações do RU para o futuro

A Gerência do RU, que também é responsável pela fiscalização do contrato, já apresentou os resultados detalhados da pesquisa para a empresa contratada. “Na próxima semana, dia 02, teremos uma reunião de alinhamento com eles. Levaremos em consideração, principalmente, as respostas da pergunta aberta, onde os clientes pontuaram suas percepções sobre o atendimento”, relatou Cristiane Martins acrescentando que a variabilidade do cardápio será avaliada.

A gerente do RU explicou que há a necessidade de ampliar a diversidade das preparações e que questões como segurança dos alimentos, higiene e organização do refeitório também estão em discussão. “Apesar da quantidade de vegetarianos exclusivos não ser tão grande (apenas 6,6% dos respondentes), existe uma preocupação muito grande de nossa parte em oferecer cardápios mais variados que atendam a demanda desse público”, ressaltou Cristiane Martins sobre a necessidade de RU estar pronto para atender bem.

Há ainda ações desenvolvidas especialmente para os usuários vegetarianos do RU. “Em breve, vamos promover uma pesquisa direcionada apenas a esse público para entender a expectativa deles em relação à refeição fornecida no Restaurante Universitário”, disse a gerente apontando que o RU já está na expectativa da entrada dos calouros 2022/1 e pretendemos oferecer um atendimento melhorado para nossos clientes. Cristiane Martins reforça que para a direção da unidade é muito importante a percepção de acolhimento da opinião dos consumidores.

“Esse é um dos nossos modos de acolher. Acreditamos que os resultados dessa pesquisa de 2022 estabeleceu um nível de atendimento e que daqui pra frente, não pode retroceder. E nós pretendemos trabalhar para isso, por isso agradecemos a confiança da comunidade acadêmica no nosso trabalho e a interação todos os dias nas nossas redes sociais”, finalizou. 

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