PORCarlos Rocha
Jornalista

DATA02 de Agosto de 2022

Acadêmico

RU comemora resultado de pesquisa e planeja ajustes

Cristiane Arielly Crispim Martins
A partir de pesquisa unidade planeja ampliar acolhimento para usuário

O Restaurante Universitário (RU) apresentou os resultados da Pesquisa de Satisfação dos usuários do Restaurante Universitário de Cuiabá. O levantamento estabelece um comparativo entre os anos de 2022 e 2019 com a percepção dos estudantes sobre o serviço prestado no retorno das atividades presenciais. A partir de um formulário eletrônico disponibilizado entre 28 de junho e 21 de julho pelo site da UFMT e rede social da unidade a pesquisa considerou 22 critérios de avaliação com respostas de mais de 500 pessoas, a maioria do sexo feminino e idade entre 20 e 24 anos.

A maioria dos usuários come diariamente no RU e faz duas refeições por dia no Restaurante Universitário. “Os critérios avaliados realmente abrangem dimensões diversas do atendimento do RU. Essa é a segunda edição da Pesquisa de Satisfação do RU, sendo a primeira realizada em 2019, quando as refeições ainda eram do tipo transportadas. Por isso, para nós foi muito importante realizar esse comparativo. E ficamos muito satisfeitos com os resultados, pois em todos os critérios, percebemos melhora na percepção dos clientes quanto ao atendimento prestado”, explicou a gerente do RU, Cristiane Martins.

A gerente destacou que a comunidade acadêmica sentiu as diferenças de 2019 para 2022, com melhora em toda a infraestrutura do prédio e da própria qualidade das refeições produzidas na própria cozinha. “É comida quentinha, feita na hora! Enquanto nutricionista, posso dizer que nossa maior satisfação foi verificar o reconhecimento dos clientes quanto à qualidade nutritiva dos alimentos (75% satisfeitos ou muito satisfeitos) e com a apresentação das refeições (80% satisfeitos ou muito satisfeitos)”, ressaltou Cristiane Martins.

Uma das mudanças na reabertura do RU é o controle de acesso, facilitado com a adoção do reconhecimento facial superando problemas na fluidez da fila do restaurante. “É uma tecnologia muito nova quando a gente fala de restaurantes universitários e nós somos os pioneiros no uso dessa tecnologia no Centro Oeste. Aliás, nem temos notícia de outro RU no Brasil que utilize essa forma de acesso. Sinop e Araguaia estão adotando essa tecnologia agora e pra nós, RU Cuiabá, é uma satisfação servir de modelo para outros RUs”, enfatizou.

Pesquisa direciona ações do RU para o futuro

A Gerência do RU, que também é responsável pela fiscalização do contrato, já apresentou os resultados detalhados da pesquisa para a empresa contratada. “Na próxima semana, dia 02, teremos uma reunião de alinhamento com eles. Levaremos em consideração, principalmente, as respostas da pergunta aberta, onde os clientes pontuaram suas percepções sobre o atendimento”, relatou Cristiane Martins acrescentando que a variabilidade do cardápio será avaliada.

A gerente do RU explicou que há a necessidade de ampliar a diversidade das preparações e que questões como segurança dos alimentos, higiene e organização do refeitório também estão em discussão. “Apesar da quantidade de vegetarianos exclusivos não ser tão grande (apenas 6,6% dos respondentes), existe uma preocupação muito grande de nossa parte em oferecer cardápios mais variados que atendam a demanda desse público”, ressaltou Cristiane Martins sobre a necessidade de RU estar pronto para atender bem.

Há ainda ações desenvolvidas especialmente para os usuários vegetarianos do RU. “Em breve, vamos promover uma pesquisa direcionada apenas a esse público para entender a expectativa deles em relação à refeição fornecida no Restaurante Universitário”, disse a gerente apontando que o RU já está na expectativa da entrada dos calouros 2022/1 e pretendemos oferecer um atendimento melhorado para nossos clientes. Cristiane Martins reforça que para a direção da unidade é muito importante a percepção de acolhimento da opinião dos consumidores.

“Esse é um dos nossos modos de acolher. Acreditamos que os resultados dessa pesquisa de 2022 estabeleceu um nível de atendimento e que daqui pra frente, não pode retroceder. E nós pretendemos trabalhar para isso, por isso agradecemos a confiança da comunidade acadêmica no nosso trabalho e a interação todos os dias nas nossas redes sociais”, finalizou.

Restaurante Universitário realiza pesquisa de satisfação

UFMT promove reabertura de Restaurante Universitário

Restaurante Universitário completa 43 anos com inovações

Restaurante Universitário divulga Guia com orientações