Autoavaliação
O PPGQ-UFMT entende que a finalidade dos
programas de pós-graduação stricto sensu não se restringe à produção do
conhecimento, mas entre outros objetivos, abarca também a formação discente. Portanto,
a autoavaliação é o processo de avaliar a si mesmo, com um objetivo principal
de aprendizagem. Esse processo deve ser planejado, conduzido, implementado e
analisado pelos próprios indivíduos responsáveis por sua formulação e dela
participantes, buscando refletir sobre seus indicadores e subsidiando a gestão
com dados de apoio à tomada de decisões.
Os processos de autoavaliação do PPGQ são realizados bienalmente, e são conduzidos pela análise dos dados de cinco
dimensões: Formação; Produção Científica; Inovação e Transferência de
Conhecimento; Impacto e Relevância Econômico-Social e Internacionalização.
Considerando que a autoavaliação deve contemplar tanto os dados subjetivos
(como a avaliação feita pela comunidade acadêmica do PPGQ sobre suas práticas)
quanto dados objetivos (como métricas da produção do PPGQ), a autoavaliação do programa é realizada por meio de questionários
disponibilizados para técnicos administrativos, discentes, docente e egressos,
bem como dados extraídos da Plataforma Stela Experta PG.
A autoavaliação é realizada em duas etapas. A primeira etapa tem como objetivo obter dados sobre a perspectiva do corpo docente, discente e técnico administrativo, a qual é realizada por meio de questionários. Já para avaliação da perspectiva institucional são utilizados os dados extraídos da Plataforma Stela Experta PG com base em dados extraídos da Plataforma Sucupira. Os itens que são avaliados por meio questionários levam em consideração o perfil do entrevistado, procedimentos administrativos da instituição e do PPGQ-UFMT, qualidade do atendimento a demandas, produção, atuação e integração, impactos da pandemia e sugestões para melhoria do programa.
Relatório da Autoavaliação anos 2021 e 2022
Relatório da Autoavaliação anos 2023 e 2024 (em elaboração)