Docentes
Corpo Docente do Programa de Pós-Graduação em Química
Prof. Dr. Adilson Paulo Sinhorin (Docente Permanente); email: adilson.sinhorin@ufmt.br
Graduado em Química Industrial, Mestrado e Doutorado em Química pela Universidade Federal de Santa Maria. Iniciei a carreira no ensino superior a partir de 04/2002 como Professor da Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ) até 03/2006, atuando nos Cursos de Química Licenciatura Plena, Farmácia e Biomedicina e no período entre 12/2004 à 10/2005 fui Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da UNICRUZ. A partir de 03/2006 ingressei no ensino superior Federal como Professor Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco até 05/2006. A partir de 06/2006 passei para a Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Sinop, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais como Professor Adjunto. Na UFMT, ministro a disciplina de Química Orgânica nível graduação desde 2006, no período entre 2009-2016 fui Gerente de Pós-Graduação e Pesquisa do Campus de Sinop. A partir de 2010 fui credenciado membro permanente do PPG-Química (nível mestrado) até 2017, em 2015 fui credenciado membro permanente do PPG em Ciências Ambientais (nível Mestrado) até 2022, em 2021 fui credenciado membro permanente do PPG em Biotecnologia e Biodiversidade da Rede Pró-Centro Oeste (nível Doutorado) e 2025 fui novamente credenciado no PPGQ como membro permanente. Líder do grupo de pesquisa "Grupo de Estudo Ambiental da Amazônia Meridional".
Projetos de Pesquisa em Desenvolvimento:
- Identificação de metabólicos secundários em extratos e frações;
- Análise estrutural de compostos isolados por Ressonância Magnética Nuclear, Espectrometria de Massas e Cromatografia Líquida de Alta Eficiência.
Prof. Dr. Adriano Buzutti de Siqueira (Docente Colaborador); email: buzutti7@hotmail.com
O docente Adriano Buzutti de Siqueira
concluiu a graduação em Licenciatura Plena em Química pela Universidade Federal
de Mato Grosso em 2003. Cursou doutorado em Química pela Universidade Estadual
Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é Professor Associado no Campus
Universitário de Cuiabá da UFMT. Atua na área de Química e Ciência de
Materiais, com ênfase em síntese de compostos inorgânicos, materiais
poliméricos e nanomateriais. Trabalha com diversas técnicas de caracterização
de materiais sólidos tendo ênfase em Análise Térmica. Em suas atividades
profissionais interagiu com mais de 30 colaboradores em co-autorias de
trabalhos científicos.
Linha de Pesquisa: Química de Materiais
- Síntese Verde de Pontos Quânticos de Carbono na Agricultura;
- Aproveitamento Sustentável de Resíduos do Agronegócio na Produção de Fotossensibilizadores de Fotossíntese.
Prof. Dr. Anderson de Oliveira Souza (Docente Permanente); email: anderosonsouza@uol.com.br
Projetos de Pesquisa em Desenvolvimento:
- O Efeito do Treinamento Aeróbico e Suplementação de Ácido
Docosahexaenóico em Drosophila melanogaster Desenvolvendo Processos Neurodegenerativos;
- Flora Amazônica em Mecanismos Neuroprotetores;
- O Efeito dos Extratos Obtidos de Piranhea trifoliata e Himatanthus sucuuba Frente as Injúrias Bioenergéticas Induzidas pela Exposição ao Paraquat em Drosophila melanogaster
Prof. Dr. André Luiz Agnes Stein (Docente Permanente); email: andre.stein@ufmt.br
Possui graduação em Química Licenciatura Plena (2008), mestrado (2010) e doutorado (2013) na área de Química orgânica pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), tendo realizado estágio de doutorado sanduíche na Universidade de Regensburg-Alemanha. Realizou pós-doutorado na Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2014-2016) e Pós-Doutorado na UFRGS (2017). Tem experiência na área de Química, com ênfase em síntese orgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: reações de acoplamento envolvendo organometálicos, síntese e reatividade de compostos organocalcogênios e síntese de heterociclos. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT).
Projetos de Pesquisa em Desenvolvimento:
- Síntese e Reatividade de Compostos Contendo Calcogênio
em sua Estrutura;
- Utilização do Glicerol em Transformações Orgânicas: Síntese e Avaliação Biológica de Compostos Orgânicos Contendo Calcogênio em sua Estrutura;
Possui graduação em Química Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Catarina (1989), Mestrado em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994) e Doutorado em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Atualmente é Professor Titular do Departamento de Química/Orgânica, da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Físico-Química Orgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: síntese, química verde, micro-ondas, ultrassom, medidas de propriedades dielétricas, estudos fitoquímicos e biocombustíveis. Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química da UFMT, Bolsista DTI-nível 1 CNPq, Chefe do Departamento de Química, Diretor do Instituto de Ciências Exatas e da Terra da UFMT e atualmente é Diretor do Instituto de Química da UFMT.
Projetos de Pesquisa em Desenvolvimento:
- Pirólise de Resíduos Industriais Induzido por Micro-ondas Para Obtenção de Biocombustíveis;
- Obtenção de Biodiesel Aditivado via Interesterificação e Induzido por Micro-ondas (2,45 GHZ) a partir de Óleos residuais de Espécies Amazônicas.
Prof. Dr. Leonardo Gomes de Vasconcelos (Docente Colaborador); email: vasconceloslg@gmail.com
Graduado em Química pela Universidade Federal de Mato Grosso (2007). Mestre em Engenharia Química pela Universidade Federal de Santa Catarina pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da Universidade Federal de Santa Catarina, PosENQ/UFSC (2011). Doutor em Biotecnologia pela Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal - BIONORTE (2018). Atua nos seguintes temas: biodiesel, micro-ondas, ultrassom, síntese, tratamento de resíduos em geral, desenvolvimento de processos, bioprocessos e bioprodutos. Conhecimento em técnicas analíticas, Titulação Potenciométrica e Network Analyzer. Atualmente professor do Departamento de Química da Universidade Federal de Mato Grosso.
Linha de Pesquisa: Química da Biodiversidade
Projetos de Pesquisa em Desenvolvimento:
- Fotocalisadores Multifuncionais Derivados de Metais
Não-nobres: Fabricação e Aplicação no Tratamento de Águas Contaminadas com
Poluentes Persistentes;
- Safe Brazil Nut - Garantia de Qualidade Nutricional e Segurança Microbiológica de Castanha-do-Brasil.
Prof. Dr. Lucas Campos Curcino Vieira (Docente Permanente); email: lucasccurcino@gmail.com
Graduado em Química (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade de Federal de Uberlândia (2004-2008), mestre e doutor em Ciências - subárea: Química Orgânica Sintética - pela Universidade Federal de São Carlos (2008-2014). Tem experiência na área de Síntese Orgânica de Produtos Naturais bioativos empregando metodologias alternativas que contemplem os conceitos de química verde. Atua como professor no Departamento de Química da Universidade Federal de Mato Grosso. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química no biênio 2022-2024. O interesse de nossas pesquisas está principalmente no campo da Síntese Orgânica. O foco de nossos projetos está no desenvolvimento de metodologias sintéticas e sua aplicação na síntese de moléculas com relevância biológica.
Linha de Pesquisa: Química da Biodiversidade
Projetos de Pesquisa em Desenvolvimento:
- Desenvolvimento Racional, Síntese e Avaliação da Atividade Herbicida de Derivados Piridínicos.
Pós-doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás (UFG) no ano de 2022. Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT/REAMEC) no ano de 2016. Professor Associado I lotado no Instituto de Química (IQ) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Cuiabá, onde coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação em Ciências e Química (GEPECIQ). Atualmente, é coordenador do Curso de Licenciatura em Química, Campus Cuiabá (2023-2025). É professor no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), no Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ), e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Doutorado da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC). Atuou como: I) coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFMT) (2021-2023); II) coordenador do PIBID Química, Campus Cuiabá, UFMT (2020-2022); e III) coordenador de ensino de graduação do curso de Licenciatura em Química (2012-2014). Participou como avaliador de curso de graduação do Ministério da Educação (INEP). Foi representante docente no Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) com Seres Humanos da Área das Ciências Humanas e Sociais da UFMT (outubro/2019-fevereiro/2021). Integra a Sociedade Brasileira de Ensino de Química (SBEnQ), a Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC) e a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED).
Linha de Pesquisa: Química de Materiais
-
- A Confluência dos Saberes e Práticas de Professores de Ciências e Química no Estado de Mato Grosso: Detalhando Significados Construídos;
Prof. Dr. Marcos José Jacinto (Docente Permanente); email: marcjrd@hotmail.com
Concluiu a graduação em Graduação Em
Química pela Universidade Estadual de Maringá (2001), mestrado em Química pela
Universidade Estadual de Maringá (2004) e doutorado em Química (Química
Inorgânica) pela Universidade de São Paulo (2010). Publicou mais de 25 artigos,
com estratificação A, em periódicos internacionais especializados, dentre eles
dois são revisões de contribuição na área de nanomateriais. Atualmente é
Professor Associado II da Universidade Federal de Mato Grosso. Atua na área de Química
Inorgânica e Materiais com interesse no desenvolvimento de catalisadores
nanoestruturados para aplicação em catálise. Orientou seis alunos de mestrado
até o momento com média de publicação de dois artigos por aluno.
Linha de Pesquisa: Química de Materiais
- Biossíntese de Nanopartículas Metálicas para Aplicação
em Catálise - Uma Abordagem Sustentável;
- Biossíntese de Nanopartículas Metálicas Obtidas de Resíduos
de Poda de Tectona grandis para Controle de Larvas (A. aegypti) (larvicidas) e
de Microrganismos Patogênicos (Antimicrobianos);
- Fabricação de Materiais Nanoestruturados a Partir de Metodologias Bioinspiradas.
Profa. Dra. Marilza Castilho Terezo (Docente Permanente); email: mcterezo@cpd.ufmt.br
Linha de Pesquisa: Química de Materiais
- Projeto NanoSens - Aplicação de Nanotecnologia na Produção
de Sensores Eletroquímicos de Uso na Agricultura Visando Contribuir para a Cultura
Empreendedora em Mato Grosso;
- Agregação de Conhecimento e Competitividade à Produção de Biodiesel no Estado de Mato Grosso.
Profa. Dra. Michelle Fernanda Brugnera (Docente Permanente); email: michellebrugnera@gmail.com
Possui graduação em Bacharelado em Química Tecnológica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006), mestrado em Química Analítica (2009) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e doutorado em Química Analítica (2013). Atualmente é professora Adjunta na Universidade Federal do Mato Grosso. Tem experiência na área de Química Analítica, com ênfase em Química, atuando principalmente nos seguintes temas: oxidação fotoeletrocatalíca, eletrodos de nanotubos de Ti/ TiO2, degradação e determinação de disruptores endócrinos (bisfenol A e nonilfenol), desinfecção de águas contaminadas com Mycobacterium, eletrodo modificado, análise de pesticidas por UPLC-MS/MS.
Linha de Pesquisa: Química de Materiais
- Monitoramento de Resíduos de Agrotóxicos em Águas
Superficiais, Subterrâneas e Pluviais na Bacia do Rio São Lourenço em Áreas
onde Predominam o Cultivo de Soja, Milho e Algodão;
- Monitoramento de Resíduos de Agrotóxicos em Sedimentos na
Bacia do Rio São Lourenço em Áreas onde Predominam o Cultivo de Soja, Milho e
Algodão;
- Avaliação de Drogas Ilícitas em Esgotos na Cidade de Cuiabá/MT: Desenvolvimento de Método Analítico para Monitoramento e Avaliação do Consumo.
Profa. Dra. Olívia Moreira Sampaio (Docente Permanente); email: olysampa@gmail.com
Graduada em Licenciatura em Química pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2003), mestrado em Química (Química Analítica) pela Universidade de São Paulo (2006) e o doutorado na Universidade Federal de São Carlos na área de Química Orgânica com ênfase em Produtos Naturais em 2011. Possui experiência nas áreas de Química analítica e orgânica, atuando principalmente em: cromatografia líquida e gasosa, bebidas, inibição da fotossíntese, herbicidas, identificação de compostos orgânicos, fitoquímica e fluorescência da clorofila a. Possui um Pós-doutorado no Laboratório de Química Bio-Orgânica na UFSCar (2012-2013). Atualmente Professora e Pesquisadora da Universidade Federal de Mato Grosso-Cuiabá, na Classe Adjunto (DE) dede 2014. Líder do Grupo de Avaliação do Perfil Químico e Biológico de Plantas e Fungos, grupo de pesquisa registrado no diretório de grupos do CNPq.
Linha de Pesquisa: Química da Biodiversidade
Projetos de Pesquisa em Desenvolvimento:
- Avaliação das Frações de Hyptis brevipes como Bioherbicidas
no Controle de Amaranthus hybridus.
- Perfil Metabólico de Diaporthe phaseolorum e
Trichoderma spirale por Espectrometria de Massas e Redes Moleculares.
Profa. Dra. Suélem Aparecida de França Lemes (Docente Permanente); email: suelem.nutri@gmail.com
Possui graduação em Nutrição pela
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) (2003), mestrado (2008) e doutorado
(2015) em Ciências da Saúde também pela UFMT. Professora (Adjunto IV) do
Departamento de Química na UFMT desde 2013, onde atua na graduação, ministrando
aulas de bioquímica e na pós-graduação na área de Bioquímica, Metabolismo e
Produtos Naturais com ênfase em frutos do Cerrado Mato-grossense. Membro
Permanente dos Programas de pós-graduação em Química e do Programa de
pós-graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal de Mato Grosso onde
atua como orientadora de mestrado e doutorado. Atualmente é Coordenadora do
Laboratório de Bioquímica Pesquisa da UFMT. Tem experiência na área de
Bioquímica do metabolismo, Nutrição Humana e Alimentos.
Linha de Pesquisa: Química da Biodiversidade
Projetos de Pesquisa em Desenvolvimento:
- Avaliação de Parâmetros Bioquímicos Hepáticos e Neurais
em Camundongos Submetido a Deficiência de Vitamina A e sua Recuperação Quando Tratados
a Partir do Óleo da Polpa de Acuri (Athalea phalerata) como Fonte de Vitamina A;
- Avaliação do Potencial Antidiabético e/ou Anti-Hiperglicêmico
da Polpa de Acrocomia aculeata em Modelo Experimental de Diabetes do Tipo 2.
Profa. Dra. Valéria Dornelles Gindri Sinhorin (Docente Permanente); email: valeria.sinhorin@ufmt.br
Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria (1998), graduação em Química Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria (2001) e doutorado em Pós-graduação em Bioquímica Toxicológica pela Universidade Federal de Santa Maria (2005). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Mato Grosso e professor titular - UFMT - Campus Cuiabá. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Neurotoxicidade, atuando principalmente nos seguintes temas: estresse oxidativo, meio ambiente, herbicida, peixes, roedores e bioquímica.
Linha de Pesquisa: Química da Biodiversidade
Projetos de Pesquisa em Desenvolvimento:
- Avaliação da potencial atividade imunomoduladora dos venenos de sapos (gêneros Rhinella e Rhaebo) sobre a função de neutrófilos presentes no sangue periférico de indivíduos humanos saudáveis;
- Investigação do estado redox em diferentes componentes biológicos;
- Estudo químico e atividade biológica com extrato, fração e/ou moléculas obtidas a partir de veneno de bufonídeos dos biomas Cerrado e Amazônico brasileiro.
Programa de Pós-Graduação em Química
Universidade Federal de Mato Grosso
Av. Fernando Corrêa da Costa 2367 - Bairro Boa Esperança
Cuiabá - MT
CEP: 78060-900
Email: ppgquimufmt@gmail.com
Telefone: (65) 3615-8799