Projetos Estruturantes PPGECM

PROJETOS ESTRUTURANTES 2025 – 2028

Para este quadriênio, o contexto pós pandêmico já é considerado com pouca interferência no contexto das pesquisas mais recentes, embora não esteja totalmente superado, pois deixou consequências que persistem no contexto escolar e universitário. Porém, é de consenso entre os docentes do programa que novas, e também antigas e ainda atuais, tendências, têm instigado as pesquisas que vêm sendo desenvolvidas hoje, no PPGECM.

Assim, Novos Projetos de Pesquisa foram organizados, sendo um por linha de pesquisa, e outro em comum, mais amplo e que contemple ambas as linhas. São os projetos: Projeto de Pesquisa Estruturante 1 (PPE1) - Pesquisa sobre desenvolvimento de produtos e processos para a educação básica no Ensino de Ciências da Natureza e; Projeto de Pesquisa Estruturante 2 (PPE2) - Pesquisa sobre desenvolvimento de produtos e processos para a educação básica no Ensino de Matemática. E um projeto de pesquisa em comum às linhas, sendo o título Projeto de Pesquisa Estruturante 3 (PPE3) - Pesquisa com egressos sobre produtos e processos gerados no PPGECM. Assim como a manutenção de um projeto de extensão nos moldes do que já tínhamos no programa, em comum a todos os docentes do PPGECM, Projeto de Extensão Estruturante 1 (PEE1)- PPGECM na Escola e na Sociedade.

O aspecto inovador deste quadriênio estará, principalmente, em iniciarmos um projeto de pesquisa voltado aos egressos. Buscando saber dados referentes à produção, atuação e contribuições do mestrado para seu atual contexto profissional.

PPE1 - Pesquisa sobre desenvolvimento de produtos e processos para a educação básica no Ensino de Ciências da Natureza

Descrição do PPE1: Este projeto estruturante de pesquisa envolve docentes e mestrandos, prioritariamente, da linha de pesquisa do programa: Ensino de Ciências da Natureza. Nele, busca-se a propositura, desenvolvimento, avaliação e validação de pesquisas, processos voltados para aspectos didático-metodológicos de ensino e aprendizagem, e produtos educacionais de caráter inovador, disciplinares e/ou interdisciplinares, preocupados com a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem em Ciências da Natureza, Química, Física, Biologia e Pedagogia, nos diferentes níveis da Educação Básica, especialmente caracterizados pelo envolvimento direto de alunos no desenvolvimento das propostas em espaços educativos formais e não formais. Objetiva-se assim desenvolver estudos a partir da elaboração de propostas de ensino, explorando experimentos, atividades práticas, sequências didáticas, propostas de intervenção, protótipos educacionais, equipamentos, materiais interativos, jogos, kits entre outros.

Coordenadora: Patrícia Rosinke

Docentes: Carmen Wobeto, Jean Renildes Pinheiro, Roselli Adriana Blümke, Kátia Dias Ferreira Ribeiro, Lorenna Cardoso Rezende, Wélica Patricia Souza de Freitas, Rafael Arruda, Ricardo Robinson Campomanes Santana.

 

PPE2 - Pesquisa sobre desenvolvimento de produtos e processos para a educação básica no Ensino de Matemática

Descrição do PPE2: Este projeto estruturante de pesquisa envolve docentes e mestrandos, prioritariamente, da linha de pesquisa do programa: Ensino de Matemática. Nele, busca-se a propositura, desenvolvimento, avaliação e validação de pesquisas, processos didático-metodológicos, e produtos educacionais de caráter inovador, disciplinares e/ou interdisciplinares, relacionados a formação inicial e continuada de professores de Matemática. Assim, este projeto se caracteriza especialmente pelo envolvimento direto de professores da Educação Básica na propositura, desenvolvimento e validação, de produtos e processos visando a melhoria do ensino em contextos formais e não formais. Objetiva-se assim desenvolver estudos a partir de cursos, oficinas, minicursos, wokshops, rodas de conversas, trabalho com projetos, visando a formação e desenvolvimento de/sobre protótipos educacionais e materiais para subsidiar trabalhos de intervenção de professores. 

Coordenadora: Patrícia Rosinke

Docentes: Andreia Cristina Rodrigues Trevisan, Eberson Paulo Trevisan, Edson Pereira Barbosa, Elizabeth Quirino De Azevedo, Geslane Figueiredo da Silva Santana, Marta Maria Pontin Darsie, João Ricardo Viola dos Santos.

 

PPE3 - Pesquisa com egressos sobre produtos e processos gerados no PPGECM

Descrição do PPE3: Este projeto estruturante de pesquisa envolve docentes e mestrandos, das linhas de pesquisa do programa: Ensino de Ciências da Natureza e Ensino de Matemática. Nele, busca-se resgatar a história do PPGECM, por meio de conato com egressos, buscando atualizar informações sobre sua situação profissional atual, tanto na atuação quanto a respeito do uso do produto educacional que fora produzido no programa e o status (se foi publicado ou apresentado em algum meio digital ou impresso). Objetiva-se assim organizar um banco de dados atualizado sobre egressos e produtos gerados no PPGECM, que permita avaliar aspectos sociais gerados pelo egresso e por meio do produto educacional.

Coordenadora: Patrícia Rosinke

Docentes: Carmen Wobeto, Jean Renildes Pinheiro, Patricia Rosinke, Roselli Adriana Blümke, Kátia Dias Ferreira Ribeiro, Lorenna Cardoso Rezende, Wélica Patricia Souza de Freitas, Rafael Arruda, Ricardo Robinson Campomanes Santana. Andreia Cristina Rodrigues Trevisan, Eberson Paulo Trevisan, Edson Pereira Barbosa, Elizabeth Quirino De Azevedo, Geslane Figueiredo da Silva Santana, Marta Maria Pontin Darsie, João Ricardo Viola dos Santos.

 

PEE1- PPGECM na Escola e na Sociedade

Descrição do PEE1: Este macroprojeto de Extensão universitária, envolve as duas linhas de pesquisa do programa: Ensino de Ciências da Natureza e Ensino de Matemática. Busca-se a transferência para a comunidade de conhecimentos produzidos no âmbito do PPGECM por docentes e discentes, objetivando uma aproximação entre o programa e os contextos escolares e sociais. Espera-se também propiciar espaços para divulgação e aplicação de processos e produtos educacionais gerados no âmbito do programa, em especial pelos egressos, possibilitando ampliar o impacto gerado pela produção desenvolvida. Além de propor momentos de reflexões acerca de temáticas educacionais relacionadas ao ensino de Ciências da Natureza e Matemática a partir da propositura de palestras.

Coordenadora: Patrícia Rosinke

Docentes: Carmen Wobeto, Jean Renildes Pinheiro, Roselli Adriana Blümke, Lorenna Cardoso Rezende, Kátia Dias Ferreira Ribeiro, Wélica Patricia Souza de Freitas, Rafael Arruda, Ricardo Robinson Campomanes Santana. Andreia Cristina Rodrigues Trevisan, Eberson Paulo Trevisan, Edson Pereira Barbosa, Elizabeth Quirino De Azevedo, Geslane Figueiredo da Silva Santana, Marta Maria Pontin Darsie, João Ricardo Viola dos Santos



MACROPROJETOS PPGECM 2021- 2024

No quadriênio 2021-2024, vivenciamos um cenário muito desafiador relacionado a educação, pois percorre-se em um período pandêmico e pós-pandêmico em que problemas educacionais foram expostos e acentuados neste contexto. O PPGECM como um programa da área de ensino, preocupado com a melhoria dos indicadores educacionais de nossa região, assume seu papel social buscando produzir pesquisas, processos e produtos educacionais com vista a contribuir com as dificuldades educacionais deste e outros cenários.

Nesta perspectiva os macroprojetos do PPGECM são vistos como elementos essenciais para contribuir com o cenário desafiador desenhado. Assim, no quadriênio 2021-2024, o PPGECM se propõe a desenvolver 3 macroprojetos, sendo dois de pesquisa, designados de MPP1 e MPP2, e um de extensão, designado de MPE1. Todo professor permanente credenciado no programa irá colaborar com os macroprojetos, desenvolvendo ao menos um projeto individual vinculado a um dos macroprojetos propostos pelo programa.

MPP1: Estudo e desenvolvimento de processos e produtos voltados ao ensino e aprendizagem de Ciências da Natureza e Matemática.

Descrição do MPP1: Este macroprojeto de pesquisa envolve as duas linhas de pesquisa do programa: Ensino de Ciências da Natureza e Ensino de Matemática. Nele, busca-se a propositura, desenvolvimento, avaliação e validação de pesquisas, processos e produtos educacionais de caráter inovador, disciplinares e/ou interdisciplinares, preocupados com a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem em Ciências da Natureza, Química, Física, Biologia e Matemática em diferentes níveis da Educação Básica, especialmente caracterizados pelo envolvimento direto de alunos no desenvolvimento das propostas em espaços educativos formais e não formais. Objetiva-se assim desenvolver estudos a partir da elaboração de propostas de ensino, explorando experimentos, atividades práticas, sequências didáticas, propostas de intervenção, protótipos educacionais, equipamentos, materiais interativos, jogos, kits entre outros.

Docentes envolvidos: Eberson Paulo Trevisan, Edson Pereira Barbosa, Andreia Cristina Rodrigues Trevisan, ...

Projetos individuais relacionados:

  • APROXIMANDO EXERCÍCIOS A CENÁRIOS PARA INVESTIGAÇÃO: uma abordagem teórico e prática para sala de aula - Responsável: Eberson Paulo Trevisan – conta com auxílio Financeiro do Edital de Apoio a Pesquisa 2021 da UFMT.
  • Ensino e aprendizagem de figuras planas e espaciais nos anos iniciais do ensino fundamental: um olhar à desconstrução dimensional das formas– Responsável: Eberson Paulo Trevisan – conta com auxílio financeiro do edital: PAFiPesqPG/UFMT.

  • O PROCESSO DE PESQUISA EM MESTRADOS PROFISSIONAIS: uma análise voltada para o ensino de ciências e matemática na região amazônica – Responsável: Andreia Cristina Rodrigues Trevisan - conta com auxílio Financeiro do Edital de Apoio a Pesquisa 2021 da UFMT.
  • Morfologia do sistema digestório do jacaré-do-Pantanal (Caiman yacare, Daudin 1802) criado em cativeiro - Responsável: Lorenna Cardoso Rezende - conta com auxílio financeiro da FAPEMAT- bolsa de PIBIC

  • A transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovação no mundo atual - Responsável: Lorenna Cardoso Rezende

  • O Ensino de Ciências da Natureza no ensino fundamental para a promoção da alfabetização científica - Responsável: Carmen Wobeto 

    • Modelagem Matemática na sala de articulação – Responsável: Geslane Figueiredo Santana 


    _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

    MPP2: Estudo e desenvolvimento de processos e produtos voltados para a formação continuada de professores em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática.

    Descrição do MPP2: Este macroprojeto de pesquisa envolve as duas linhas de pesquisa do programa: Ensino de Ciências da Natureza e Ensino de Matemática. Nele, busca-se a propositura, desenvolvimento, avaliação e validação de pesquisas, processos e produtos educacionais de caráter inovador, disciplinares e/ou interdisciplinares, relacionados a formação inicial e continuada de professores de Ciências da Natureza, Química, Física, Biologia, Matemática e Pedagogia. Assim, este Macroprojeto se caracteriza especialmente pelo envolvimento direto de professores da Educação Básica na propositura, desenvolvimento e validação, de produtos e processos visando a melhoria do ensino em contextos formais e não formais. Objetiva-se assim desenvolver estudos a partir de cursos, oficinas, minicursos, wokshops, rodas de conversas, trabalho com projetos, visando a formação e desenvolvimento de/sobre protótipos educacionais e materiais para subsidiar trabalhos de intervenção de professores. 

    Docentes envolvidos: Andreia Cristina Rodrigues Trevisan, Eberson Paulo Trevisan, Edson Pereira Barbosa [...]

    Projetos individuais relacionados:

    • FORMAÇÃO DE PROFESSORES E TECNOLOGIAS DIGITAIS: o uso de tecnologias no ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental – Responsável: Andreia Cristina Rodrigues Trevisan
    • A transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovação na formação docente - Responsável Lorenna Cardoso Rezende

    • Processos Educativos e Avaliativos em Laboratórios de Aprendizagem de Matemática – Responsável: Edson Pereira Barbosa – Conta com apoio financeiro referente ao Edital FAPEMAT 007/2022 – Desafio da Educação pós-pandemia – Protocolo 48117.710.22349.20052022. 
    • A experimentação e a ludicidade no ensino de Ciências: o olhar do professor - Responsável: Carmen Wobeto  

      • Modelagem Matemática para a Educação Básica e formação de professores – Responsável: Mazílio Coronel Malavazi
      • O ensino de Ciências da Natureza no ensino fundamental para a promoção da alfabetização científica - Responsável: Patrícia Rosinke


      _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

      MPE1: PPGECM na Escola e na Sociedade

      Descrição do MPE1: Este macroprojeto de Extensão universitária, envolve as duas linhas de pesquisa do programa: Ensino de Ciências da Natureza e Ensino de Matemática. Busca-se a transferência para a comunidade de conhecimentos produzidos no âmbito do PPGECM por docentes e discentes, objetivando uma aproximação entre o programa e os contextos escolares e sociais. Espera-se também propiciar espaços para divulgação e aplicação de processos e produtos educacionais gerados no âmbito do programa, em especial pelos egressos, possibilitando ampliar o impacto gerado pela produção desenvolvida. Além de propor momentos de reflexões acerca de temáticas educacionais relacionadas ao ensino de Ciências da Natureza e Matemática a partir da propositura de palestras, rodas de conversas, lives, mostras, oficinas, entre outros.

      Docentes envolvidos: Eberson Paulo Trevisan, Andreia Cristina Rodrigues Trevisan, ....

      Projetos individuais relacionados:

      • PPGECM na escola - Responsável: Eberson Paulo Trevisan
      • DMATE: Dia de Matemática na Escola – Responsável: Andreia Cristina Rodrigues Trevisan
      • #partiuuniversidadepública -  Responsável:  Pacífica Pinheiro Lima Neta (externa ao programa), conta com a participação ativa dos docentes de docentes do PPGECM: Andreia Cristina Rodrigues Trevisan, Patricia Rosinke , Lorenna Cardoso Rezende, Mauro Andre Dresch.
      • A transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovação no mundo atual - Responsável: Lorenna Cardoso Rezende
      • Divulgando as boas práticas na produção de mel de meliponíneos -  Responsável: Carmen Wobeto 
      • Venham conhecer as abelhas nativas da UFMT - Responsável: Carmen Wobeto 
      • CULTURA, EDUCAÇÃO E STEAM: A Sequência de Fibonacci como Ferramenta de Desenvolvimento Social – Responsável: Geslane Figueiredo (professora PPGECM) e Samira Rhoden Batista (discente da graduação) - Este projeto contou com financiamento da Pró-reitoria de Cultura, Extensão e Vivencia da UFMT.  

      Logo da UFMT
      Câmpus Cuiabá

      Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
      Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
      CEP: 78060-900

      (65) 3615-8000

      Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

      Câmpus Araguaia

      Unidade I - Pontal do Araguaia
      Avenida Universitária, nº 3500
      Pontal do Araguaia - MT
      CEP: 78698-000

      (66) 3402-0770

      Unidade II - Barra do Garças
      Avenida Valdon Varjão, nº 6390
      Barra do Garças - MT
      CEP: 78605-091

      (66) 3402-0736

      Funcionamento Administrativo 08:00 às 11:30 e das 14:00 às 17:30 (horário local)

      Câmpus Sinop

      Avenida Alexandre Ferronato, nº 1200
      Bairro Residencial Cidade Jardim - Sinop - MT
      CEP: 78550-728

      (66) 3533-3100

      (66) 3533-3122

      Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

      Câmpus Várzea Grande

      Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
      Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
      CEP: 78060-900

      (65) 3615-6296

      Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30