Na próxima quinta-feira, dia 5 de dezembro às 19h, o professor Ary Albuquerque Cavalcanti Junior realizará o lançamento de seu livro, intitulado "Dinas do Araguaia: protagonismo feminino na luta contra a ditadura militar”. O evento acontecerá no auditório da Faculdade de Economia.
O livro “Dinas do Araguaia: protagonismo feminino na luta contra a ditadura militar” busca apresentar as trajetórias das guerrilheiras baianas Dinaelza Coqueiro e Dinalva Oliveira. Pertencentes ao quadro do Partido Comunista do Brasil, além de terem a vida alterada pela Ditadura Militar, participaram do episódio conhecido como Guerrilha do Araguaia. Assim, no combate contra o esquecimento do que foram os terríveis anos de repressão, a presente obra também tem a função de reafirmar o protagonismo feminino no processo de luta resistência contra a ditadura militar e dos estereótipos e marcas de uma cultura misógina que permeava a sociedade da época. Assim, perpassando a infância, o ingresso na universidade e na luta política das Dinas, são discutidas questões como: militância feminina, luta armada, relações de gênero, memórias e ressignificações de familiares e entidades civis. Como fontes para a elaboração da obra estão entrevistas com familiares e militantes, fotografias doadas por familiares, cartas, documentos da repressão, jornais e revistas da época, que, como construtos do seu tempo, trazem importantes reflexões e contribuições. Logo, espera-se que com esse livro as Dinas do Araguaia nunca sejam esquecidas e suas trajetórias sejam para sempre lembradas.
Autor: Ary Albuquerque Cavalcanti Junior é Docente do Departamento de História e do Mestrado Profissional em Ensino de História (Profhistória) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Doutor em História pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Mestre em História Regional e Local pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB/Campus V). Graduado em História pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). É Coordenador do Grupo de pesquisa em Ditadura Militar, Sociedade e Ensino de História (GPEDSEH/UFMT/Cnpq) e integrante de grupos de pesquisa em diferentes instituições brasileiras. E-mail: ary.junior@ufmt.br