Infraestrutura, Bibliotecas e Laboratórios

Infraestrutura

Salas de aula e apoio
O Departamento de História é parte integrante do Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD) da UFMT. Possui espaço compartilhado, adequado às suas necessidades acadêmicas e distribuidas conforme se segue:

Salas de trabalho para professores em tempo integral
São salas de trabalho compartilhadas entre dois a três professores. Seus horários de funcionamento são definidos pelos próprios docentes em função das necessidades impostas pelas suas pesquisas e atendimento aos discentes (orientação, grupos de pesquisa e auxílio em questões relacionadas aos conteúdos das disciplinas ministradas na graduação).

Sala de coordenação de curso e serviços acadêmicos
O Instituto de Geografia, História e Documentação disponibiliza uma sala para a Secretaria do Departamento, a Coordenação de Ensino de Graduação em História e a Chefia de Departamento de História.

Salas de aula e acessibilidade
O Instituto de Geografia, História e Documentação disponibiliza 10 (dez) salas de aula utilizadas pela manhã, à tarde e à noite para o uso compartilhado entre os cursos de Graduação em Geografia, Graduação em História, Mestrado e Doutorado em História. Esses espaços são adequadamente mobiliados, climatizados e possuem equipamento audio-visual com internet. O prédio do IGHG está adequado às normas de acessibilidade contento piso rebaixado, rampas de
acesso e escadas com corrimão e elevador.

Sala do centro acadêmico (CAHIS)
O Centro Acadêmico de História possui uma sala ambientada adequadamente para as suas atividades junto ao IGHD. Trata-se da sala 65.

Ambiente de convivência
O IGHD possui espaços de convivência para a sua comunidade acadêmica, articulados com as iniciativas da UFMT junto à construção de espaço amplo de convivência.

Biblioteca

A Biblioteca Central é constituída por livros, periódicos, teses, dissertações, monografias, obras raras, obras de referência (dicionários, enciclopédias, etc.). A consulta ao seu acervo é livre para a comunidade acadêmica e ao público em geral. Todo o acervo encontra-se informatizado com o Sistema Microisis/IBICT, sendo a pesquisa bibliográfica realizada em terminais de computadores. O acervo da Biblioteca Central é importante variável da qualidade de ensino, deve ser concebido como componente infra estrutural de efetivo apoio ao curso de História, Licenciatura. Tal se dá, entre outros meios, mediante a facilitação, ao estudante, de acesso à bibliografia básica e complementar e aos periódicos científicos. Desde outubro de 2007, a Biblioteca Central migrou do Sistema CDS/ISIS para o moderno “Sistema Pergamum”. Este novo sistema permite que se gerencie não só a própria Biblioteca Central, mas também as Bibliotecas Regionais distribuídas nos Campi da UFMT localizados em cidades no interior do Estado, que integram o Sistema de Bibliotecas da UFMT, franqueando ao aluno um uso mais amplo de todo o acervo.

A Biblioteca disponibiliza os seguintes serviços aos usuários:
Empréstimo domiciliar (aos usuários que tenham vínculo com a instituição: alunos, técnicos e professores).
Acesso ao catálogo bibliográfico on-line para consulta, tanto nos terminais de consulta local, como via Internet.
Reserva de livros via Internet.
Renovação de empréstimo via Internet, acesso usuário pelo endereço: www.biblioteca.ufmt.br
Serviço de apoio ao usuário para elucidações de dúvidas quanto a utilização da biblioteca e apoio às pesquisas.
Computadores para acesso à Internet, e-mail, banco de dados, livros, periódicos eletrônicos e realização de trabalhos acadêmicos. Além desses acessos, são oferecidos pela biblioteca terminais exclusivos para consulta ao acervo, reserva e renovação de obras.
Gerência de Serviço ao Leitor:
- Auxiliar o usuário a localizar o material bibliográfico;
- Auxiliar o usuário nas consultas ao catálogo on-line;
- Instruir o usuário quanto ao uso da biblioteca;
- Visitas orientadas para que o usuário conheça o ambiente e os produtos e serviços oferecidos.
Salas de estudo individuais.
Acesso ao portal de Periódicos CAPES.
Scifinder instalado nos computadores da biblioteca para acesso dos usuários.
Acervo Bibliográfico do Programa de Pós-graduação em História constituido por obras específicas da area, com acesso limitado aos alunos de graduação. Em uma sala única, climatizada e mobiliada com mesas para estudos em grupo, o aluno, mediante a solicitação de um docente, pode ter acesso livre aos livros, revistas, dissertações e teses ali alocadas. No local, também existem terminais de computadores com acesso à internet.

Acervo bibliográfico setorial do IGHD-ICHS.
Trata-se de um espaço com material bibliográfico, trabalhos acadêmicos, periódicos entre outros, disponibilizados para a cientela de ambos os Institutos. O espaço amplo, climatizado, com acesso à internet e mobiliado com mesas para estudos em grupo, pode ser acessado nos três períodos (matutino, vespertino e noturno).

Laboratórios

O curso de História, Licenciatura conta com um Laboratório de Prática de Ensino de História LAPEHIS, instalado em ampla sala climatizada, mobiliada, com rede lógica instalada, o que permite o acesso via cabo e wi-fi à rede mundial de computadores e com equipamentos que permitem o desenvolvimento de atividades mínimas exigidas pelo curso, propiciando, por exemplo, a aproximação entre os alunos e as NTICs, o uso de softwares open source e dos ambientes virtuais de aprendizagem. Seu uso encontra-se regulado por instrumento próprio, desenvolvido pelos docentes da área de Prática de Ensino e aprovados pelo colegiado de Curso de Graduação, que por exemplo, estabelece seus horários de funcionamento, condições de uso e manutenção. O Instituto de Geografia, História e Documentação compartilha com o Instituto de Ciências Humanas e Sociais, o uso de um laboratório de informática aberto aos alunos em três períodos (matutino, vespertino e noturno), com computadores ligados à internet, em sala climatizada.

O Nucleo de Documentação e Informação Histórica Regional – NDHIR
O curso de História que está vinculado ao Instituto de Geografia, História e Documentação – IGHD, que tem entre as suas entidades constitutivas, O Nucleo de Documentação e Informação Histórica Regional – NDHIR. Este possui um importante acervo documental, acerca da História de Mato Grosso, que se encontra disponível e acessivel para os acadêmicos do curso de História realizarem suas pesquisas.

Laborátorio de informática
O acesso é feito através do Laboratório de Informática compartilhado entre o Instituto de Geografia, História e Documentação e o Instituto de Ciências Humans e Sociais da UFMT. Os discentes também têm acesso à rede WI FI que cobre todas as dependências do IGHD e do ICHS, cujo uso é regulado por meio de login e senha próprios.

Laboratórios didáticos
O Laboratório de Prática de Ensino de História – LAPEHIS do curso de História, Licenciatura da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT constitui um espaço privilegiado para o aperfeiçoamento de ações voltadas ao desenvolvimento da formação de professores de História, através de ações de ensino, pesquisa e extensão voltadas para a aquisição de conhecimentos, habilidades e competências necessárias ao exercício da profissão de educador. A existência de um espaço de formação é fundamental para um curso de Licenciatura, tendo em vista os debates atuais sobre formação docente e a necessidade de melhor qualificação dos novos quadros para atuar na sociedade contemporânea globalizada e em constantes transformações. Essa realidade exige dos profissionais da História sólida formação teórico-metodológica que possibilite ao mesmo desenvolver ações práticas de observação e intervenção no cotidiano escolar se capacitando para a prática docente.
Dessa forma, o LAPEHIS é entendido como um espaço de implementação, apoio e avaliação das atividades das disciplinas de Didática para o Ensino de História e Estágio Supervisionado e as Práticas como Componente Curricular (PCCs), dos projetos de pesquisa e ensino em andamento no curso. Além disso, é também uma referência de apoio às escolas, procurando diagnosticar e atender as demandas regionais em especial. A relevância deste ambiente é fundamental para a execução das atividades práticas previstas nas disciplinas voltadas mais especificamente para a área de Prática de Ensino de História, por exemplo, de Didática da História; Estágio Supervisionado I; Estágio Supervisionado II; Estágio Supervisionado III; Estágio Supervisionado IV; as PCCs e atividades de extensão e formação continuada ofertada aos professores de História já em exercício.
O Laboratório de Prática de Ensino de História/LAPEHIS tem como objetivo geral oportunizar a formação do professor de História face às tendências teóricas e didático-pedagógicas da área. Além disso, deseja proporcionar aos alunos o desenvolvimento de atividades práticas das disciplinas da área de Ensino de História, tanto no que se refere ao preparo das atividades a serem realizadas no âmbito das escolas de ensino fundamental e médio, quanto no acolhimento dos professores para a formação continuada.

Ainda visa prioritariamente à formação dos acadêmicos na modalidade de História, Licenciatura, no sentido de:
1. Desenvolver projetos que envolvam a área de Ensino de História para os acadêmicos em formação e professores em exercício;
2. Propiciar e incentivar a integração das experiências e reflexões desenvolvidas na área de História no Curso àquelas vivenciadas em outras áreas do conhecimento voltadas para a formação e prática de professores;
3. Criar um banco de dados referente aos relatórios de Estágio e Práticas, elaborados pelos acadêmicos do Curso, visando a sua utilização como fonte de pesquisa para área de Ensino de História e como fonte de memória das atividades didático-pedagógicas desenvolvidas ao longo dos semestres;
4. Oferecer aos acadêmicos as melhores condições possíveis para:
4.1. Avaliar os materiais didáticos existentes no mercado;
4.2. Produzir materiais didáticos diversificados;
4.3. Tratar os novos temas e áreas do conhecimento;
4.4. Conceituar e experimentar metodologias de ensino;
4.5. Formular mecanismos de avaliação do trabalho docente e do processo de ensino e aprendizagem em História.


Logo da UFMT
Câmpus Cuiabá

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-8000

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Araguaia

Unidade I - Pontal do Araguaia
Avenida Universitária, nº 3500
Pontal do Araguaia - MT
CEP: 78698-000

(66) 3402-0770

Unidade II - Barra do Garças
Avenida Valdon Varjão, nº 6390
Barra do Garças - MT
CEP: 78605-091

(66) 3402-0736

Funcionamento Administrativo 08:00 às 11:30 e das 14:00 às 17:30 (horário local)

Câmpus Sinop

Avenida Alexandre Ferronato, nº 1200
Bairro Residencial Cidade Jardim - Sinop - MT
CEP: 78550-728

(66) 3533-3100

(66) 3533-3122

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Várzea Grande

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-6296

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30