Dúvidas Frequentes
1. Qual é o período mínimo e o máximo para concluir o curso de História?
As 3.368 horas do curso devem ser integralizadas em, no mínimo, oito semestres e, no máximo, doze semestres.
1A. Mas e seu não conseguir concluir o curso em até 12 semestres (6 anos)?
Sua matrícula será automaticamente bloqueada pelo sistema, sendo necessário solicitar, via SEI, "desbloqueio de matrícula com dilação de prazo". Com base na Resolução Consepe 68/2014, o Colegiado de Curso vai analisar a situação. Caso seu pedido seja deferido, será feito um plano de estudos que deverá ser cumprido. Caso não seja deferido, será solicitado seu desligamento do curso.
2. Posso escolher as disciplinas que vou cursar ou sou obrigado a seguir o fluxo?
A partir do segundo semestre, você pode se matricular nas disciplinas que desejar. Contudo, recomenda-se seguir o fluxo curricular proposto.
3. Há disciplinas que possuem pré-requisitos?
Não.
4. Sou matriculado no matutino, mas gostaria de cursar uma disciplina no noturno. É possível?
Sim, desde que você requeira isso no Ajuste de Matrículas e que haja vaga na disciplina pretendida.
5. Qual é a média para ser aprovado no curso de História?
Para ser aprovado, você precisa de média igual ou superior a 5,0, além de ter 75% ou mais de frequência. Não há previsão de Prova Final (PF) no PPC do curso.
6. Onde encontro informações sobre as disciplinas do curso que vão ser oferecidas no semestre?
Você encontra o quadro de oferta de disciplinas na aba "Disciplinas e TCC" do site do curso.
7. Quais são as normas para fazer e defender o TCC?
As normas para o TCC estão no regulamento do Trabalho de Curso.
8. Já completei as 200h de Atividades Teórico-Práticas e gostaria de registrá-las. Como faço?
Primeiro, confira no regulamento se você cumpriu todos os requisitos. Se sim, basta ir ao SEI e abrir um processo ("Atividades complementares"), anexando os comprovantes. Depois, é só peticionar e aguardar a análise do Colegiado de Curso.
9. Como faço para ler o PPC do curso de História?
Basta você baixá-lo aqui.
10. Como faço para acessar minha planilha de horários ou histórico escolar?
Vá até o Portal de Sistemas, acesse o SIGA e baixe os documentos lá.
11. Fiz outro curso anteriormente e queria solicitar aproveitamento de estudos de algumas disciplinas. Como faço?
Observe no Calendário Acadêmico o prazo destinado à solicitação, consulte os documentos necessários e inicie um processo no SEI. Após a análise do Colegiado de Curso, você será informado sobre o resultado e o plano de estudos.
12. Onde consigo informações sobre as oportunidades de bolsas e auxílios estudantis?
Esses auxílios são concedidos pela PRAE, cujo site é a fonte principal de informação. Você pode encontrar mais detalhes aqui.
13. Como faço para solicitar trancamento de matrícula?
No prazo definido no Calendário Acadêmico, você deve acessar o Protocolo Virtual do Aluno, no Portal de Sistemas do site da UFMT, e fazer a solicitação.
14. Há estágios no curso de História?
Sim. Há dois tipos de estágio. O Estágio Supervisionado Obrigatório, componente curricular que você precisa cumprir para concluir o curso e está previsto no Fluxo Curricular. E o Estágio Supervisionado Não Obrigatório, que funcionam como complemento à sua formação. Veja mais informações e os regulamentos de estágios no site do curso.
15. Como faço para pedir a revisão de nota obtida em uma avaliação?
De acordo com a Resolução Consepe de n. 63/2018, após tomar conhecimento do resultado da avaliação, o estudante deverá requerer à coordenação de curso em até 48 horas via processo no sistema SEI uma cópia da avaliação. Com a cópia da avaliação em mãos, tem até 48 horas para apresentar um recurso e solicitar a revisão da nota. Caso seja indeferida a solicitação, o estudante poderá recorrer ao Colegiado de Curso.
16. Perdi uma avaliação. É possível fazer a segunda chamada?
Sim, é possível solicitar a segunda chamada de uma atividade avaliativa em até dois dias úteis após a sua aplicação. Quais são os motivos que podem embasar o pedido: convocações por quaisquer esferas da justiça, luto, casamento, saúde, serviço militar obrigatório, nascimento de filho ou adoção, participação em órgão colegiado da UFMT, participação de evento acadêmico, participação como delegado em evento estudantis promovidos por entidades da categoria e participação de aula de campo. O pedido para a segunda chamada deverá ser enviado via-processo SEI.
17. Quais são os contatos da Coordenação do Curso de História?
O e-mail é: historiasufmt@gmail.com. A CEG História fica na sala 79 do IGHD/UFMT.