Licenciatura em Geografa
A Universidade Federal de Mato Grosso foi organizada reunindo os cursos superiores já existentes em Cuiabá. Inicialmente, a Faculdade de Direito, que depois de diversas tentativas, consegue o seu reconhecimento ao final da década de 1950. No ano de 1962, criou-se em Cuiabá o curso de Filosofia. Ao agregar à Filosofia a Faculdade de Ciências Econômicas, criada em 1965, estruturou-se o Instituto de Ciências e Letras de Cuiabá (ICLC), que a partir de 1966 inicia suas atividades prevendo a criação de uma Faculdade de Engenharia e congregando os cursos de Matemática, História Natural, Geografia e Letras.
A primeira organização acadêmica da UFMT, vigente no período entre 1971 e 1977, teve como estrutura dois grandes Centros: o de Humanidades (Ciências Humanas e Sociais) e o de Tecnologia (Ciências Exatas). Em 1992, o Departamento de Geografia passou a integrar o Instituto de Ciências Humanas e Sociais - ICHS, juntamente com os departamentos de História, Sociologia, Ciência Política, Antropologia, Filosofia e Serviço Social, além dos Núcleos de Pesquisa: Grupo de Estudos Rurais e Agrários - GERA (depois, Centro de Estudos e Pesquisas do Pantanal, Amazônia e Cerrado e, finalmente, Núcleo de Pesquisa em História), Núcleo de Estudos Rurais e Urbanos - NERU, Núcleo de Documentação e Informação Histórica Regional - NDIHR e Museu Rondon.
Em anos mais recentes, com a adesão ao Reuni, em 2008, foi criado o curso específico de Bacharelado em Geografia, com entrada separada do curso de Licenciatura, e cuja primeira turma teve início no primeiro semestre do ano de 2009. Atualmente, o Departamento de Geografia é composto pelos Cursos de Geografia, Licenciatura e pelo Bacharelado em Geografia. O Programa de Pós Graduação em Geografia stricto sensu – Mestrado em Geografia, na área de concentração de Ambiente e Desenvolvimento Regional, foi criado em 2003. Além do Curso de Segunda Licenciatura em Geografia (PARFOR), o Departamento possui também grupos do Programa de Educação Tutorial – PET, desde 2007, e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – Pibid, desde 2011.
O Curso de Geografia em Licenciatura prioriza a inserção dos discentes no ensino, na pesquisa e na extensão, buscando a formação de educadores preparados com habilidades e competências capazes de promover a aprendizagem, como arquiteto de sua própria formação. Tem como objetivo revelar, assim, a arte de descobrir-se, a habilidade de manejar meios, instrumentos, formas, técnicas e procedimentos diante dos desafios do desenvolvimento, com a capacidade de construir um conhecimento consciente da totalidade, como aprendiz autônomo e sujeito em formação.