O WTICIFES é promovido pelo Colégio de Gestores de Tecnologia da Informação e Comunicação (CGTIC) das Instituições Federais de Ensino Superior (IFEs) para, a partir da similaridade dos problemas e desafios de gestão, incentivar a troca de experiências, soluções e boas práticas, com objetivo de efetivar a TIC como instrumento de inovação e transformação digital nas Universidades Federais.
Integrado ao XIII WTICIFES, acontecerá o IV Encontro dos Escritórios de Processos das IFES, momento para compartilhar conhecimentos e práticas referentes a gestão por processos, onde serão abordados temas como: análise, desenho, execução, monitoramento e controle, visando alcançar resultados relevantes e alinhados aos objetivos estratégicos das IFES.
Nesta edição, o WTICIFES traz como tema “As IFES e o desafio da integração entre Sistemas, Processos e Órgãos Públicos”.
É evidente que diante de um mundo tecnológico e conectado, a sociedade espera cada vez mais que os órgãos públicos sejam eficientes, eficazes e transparentes na prestação de serviços. Nesse cenário, torna-se essencial evoluir a Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação, a fim de manter a qualidade das IFES.
A quantidade exorbitante de dados criados e mantidos pelos órgãos públicos torna o atendimento à sociedade de forma articulada, um grande desafio. Logo, a integração entre os diversos setores da administração pública surge como um importante aspecto a ser desenvolvido, para que as IFES consigam cumprir o seu papel social.
Essa integração abrange diferentes níveis, uma vez que não apenas sistemas e dados podem ser compartilhados, mas também processos e boas práticas de gestão. É necessário ainda que as Tecnologias da Informação e Comunicação estejam alinhadas com as estratégias da gestão e integradas aos Processos que consigam refletir a capacidade de operação dessas instituições.
Nesse contexto, o desafio de integrar sistemas, processos e órgãos públicos deve ser o foco do XIII WTICIFES e do IV Encontro dos Escritórios de Processos das IFES.