Histórico

Na UFMT, a Comissão Própria de Avaliação (CPA), prevista no Art. 11 da LEI No 10.861, DE 14 DE ABRIL DE 2004 Lei nº. de julho de 2004, do Ministério da Educação, foi instituída pela Portaria GR n.º 262, de 13 de julho de 2004 e homologada pela Resolução CONSUNI nº 11, de 14 de setembro de 2004,  constitui-se em órgão colegiado permanente, de natureza deliberativa e normativa, no âmbito dos aspectos avaliativos acadêmicos e administrativos e tem por finalidade a implementação do processo interno de avaliação da Universidade, a sistematização e a prestação das informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP e pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES).

Nomeada por ato da Reitoria, a CPA é constituída por representantes de todos os segmentos da comunidade universitária (docentes, discentes, técnicos administrativos) e da sociedade civil organizada, sendo vedada a composição que privilegie a maioria absoluta de um dos segmentos da Instituição. A comissão se reúne ordinariamente a cada 2 (dois) meses, ou, extraordinariamente, sempre que necessário, por convocação do Presidente ou por 1/3 (um terço) de seus membros, conforme disposto no Regimento da Comissão Própria de Avaliação da Universidade Federal de Mato Grosso, aprovado pela Resolução CONSUNI nº 06, de 30 de março de 2016.

Desde a portaria que estabeleceu sua primeira composição em 2004, até o ano de 2020, a CPA tem executado o trabalho de avaliação interna da Universidade Federal de Mato Grosso, produzindo um total de 12 (doze) relatórios de autoavaliação, tendo contemplado todos os campi da UFMT, não integra esse total o relatório de autoavaliação do ano de 2021, em fase de finalização, que por fazer referência ao ano de 2020, deixa de contemplar o Campus de Rondonópolis, uma vez que, por meio da lei nº 13.637, de 20 de março de 2018, tornou-se uma instituição autônoma, a Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), a segunda universidade pública federal do Estado de Mato Grosso.

Os Relatórios de autoavaliação apontam as fragilidades e potencialidades da Instituição em relação ao seu desenvolvimento Institucional e também recomenda ações a partir da análise dos dados e das informações, visando à melhoria das atividades acadêmicas e de gestão da instituição. Considerando que a autoavaliação visa subsidiar a formulação e implementação de ações, no planejamento institucional, a partir de parâmetros de qualidade e equidade, bem como produzir informações claras e confiáveis aos gestores, pesquisadores, educadores e público em geral, a divulgação e publicização dos relatórios são essenciais.


Mais informações sobre o histórico da CPA você acessa em nosso Relato Institucional.


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