Institucional

Conheça o relatório de autoavaliação institucional de 2021!



A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) publicou o Relatório de Autoavaliação Institucional de 2021. O documento traz resultados e análises da pesquisa realizada com docentes, técnicos-administrativos e discentes da Instituição sobre o período de ensino e trabalho remoto, adotado em virtude da pandemia do Covid-19.


De acordo com o material, este é o primeiro relatório parcial referente ao triênio 2021-2023 de autoavaliação institucional. Os dados foram levantados de forma online,  entre 29 de setembro e 30 de novembro. Ao todo, mais de 2.400 respostas foram coletadas e analisadas.


A presidente da Comissão, professora Flávia Regina Pereira Santos de Siqueira, conta que com o relatório foi possível diagnosticar efeitos da inserção do ensino e do trabalho remoto na UFMT. Para ela, muitos participantes da pesquisa indicaram fatores negativos e positivos causados pela inclusão de atividades remotas dentro da UFMT.


Ainda segundo a presidente, foram apontados como pontos positivos, a possibilidade de manter os cursos de graduação e pós-graduação funcionando mesmo em período de isolamento social e o aumento no público atendido nas atividades de extensão.


“Dentre as fragilidades encontradas estão as dificuldades na comunicação sobre editais de assistência estudantil; dos servidores em utilizar tecnologias da informação e comunicação [TICs]; a instabilidade nos sistemas da Instituição, como o Ambiente Virtual de Aprendizagem [AVA]; a dificuldade de execução de pesquisas científicas e atividades de extensão que exigiam atividades presenciais”, completa.


Para a docente, os dados do Relatório devem ser levados em consideração quanto ao planejamento das ações da Instituição. “ Os gestores devem promover a comunicação com os discentes, docentes e técnicos, divulgando periodicamente os resultados de autoavaliação institucional, e promovendo ações de treinamento e aperfeiçoamento dos servidores, em especial no período de retorno às atividades presenciais. A promoção de ações de bem estar e saúde mental para a comunidade acadêmica também são necessárias”, finaliza.


No documento, a Comissão destaca também outras iniciativas já realizadas pela Universidade com o objetivo de dar seguimento às atividades de ensino, e garantir a permanência dos alunos na UFMT, como o Serviço de Orientação e Atendimento Psicológico on-line, realizado pela Pró-reitoria de Assistência Estudantil (PRAE) e o Plano de Retomada das atividades presenciais.


Repostagem de https://www.ufmt.br/noticias/cpa-publica-relatorio-de-autoavaliacao-da-ufmt-1650282537

TAGS:

PORComissão Própria de Avaliação
CPA

DATAMay 3, 2022, 5:05:00 PM

Logo da UFMT
Câmpus Cuiabá

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-8000

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Araguaia

Unidade I - Pontal do Araguaia
Avenida Universitária, nº 3500
Pontal do Araguaia - MT
CEP: 78698-000

(66) 3402-1108

Unidade II - Barra do Garças
Avenida Valdon Varjão, nº 6390
Barra do Garças - MT
CEP: 78605-091

(66) 3402-0736

Funcionamento Administrativo 08:00 às 11:30 e das 14:00 às 17:30 (horário local)

Câmpus Sinop

Avenida Alexandre Ferronato, nº 1200
Bairro Residencial Cidade Jardim - Sinop - MT
CEP: 78550-728

(66) 3533-3100

(66) 3533-3122

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Várzea Grande

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-6296

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30