Comunicação
Universidade Federal de Mato Grosso
Dados Institucionais
A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) está localizada em Cuiabá (Câmpus-sede) e em outras três cidades de Mato Grosso: Barra do Garças e Pontal do Araguaia e Sinop. Estão em construção o Câmpus de Várzea Grande e a Unidade II do Câmpus de Cuiabá.
Além disso, a UFMT possui uma base de pesquisa no Pantanal, fazendas experimentais em Santo Antônio do Leverger (30 Km de Cuiabá) e Sinop (em implantação) e hospitais veterinários (em Cuiabá e Sinop).
Na área da saúde, a Universidade atua a partir do Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM), cuja gestão é realizada pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e o atendimento é garantido exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, a UFMT está construindo, em parceria com o Governo do Estado, um novo hospital universitário, em sua unidade II, que atuará na área de alta complexidade.
No apoio à pesquisa, ao ensino e à extensão, a UFMT possui laboratórios de áreas específicas e de uso coletivo, como o herbário e o biotério; conta com ginásio de esportes, parque aquático, museus, teatro, orquestra, coral e com o maior sistema de bibliotecas do Estado, somando mais de 400 mil volumes.
UFMT em Números
Acesse o arquivo dos anuários estatísticos da UFMT.
Gestão
Administração Superior
Ainda compõem a Administração da UFMT as instâncias deliberativas congregadas nos órgãos colegiados. São eles:
Conselho Diretor: Tem por objetivo exercer a administração da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso e a supervisão da universidade;
Conselho Universitário (Consuni): Delibera sobre matéria administrativa, econômica, financeira e de desenvolvimento de pessoal;
Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe): última instância de deliberação para recursos nas áreas de ensino, pesquisa e extensão e delibera sobre matéria acadêmica, científica, tecnológica, cultural e artística.