A ciência em uma linguagem simples, dinâmica e acessível. Essa é a proposta do “UFMT Talks”, mais novo programa da TV Universidade (TVU), emissora afiliada da TV Brasil, que estreia nesta segunda-feira (24), a partir das 18h40 no canal 2.1. Nesta primeira temporada, pesquisadores da Universidade mostrarão os bastidores e etapas dos diversos estudos desenvolvidos nos Câmpus da Instituição em temas como saúde, agricultura e biodiversidade. O produto é uma realização da Secretaria de Comunicação e Multimeios (Secomm) e da Pró-reitoria de Pesquisa (Propeq) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
Segundo a secretária de Comunicação e Multimeios, jornalista Maria Selma Alves, a proposta de uma parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa surgiu a partir de um diálogo entre as unidades e de uma mudança no perfil da programação da TVU. “Faz parte da estratégia da Secomm a implantação de parcerias com as unidades e integrantes da comunidade acadêmica que estejam interessados em produzir e veicular um conteúdo com qualidade. A Propeq nos procurou e o resultado é um programa ágil, dinâmico e com conteúdo que pode despertar interesses e, quem sabe, vocações”, explica.
O pró-reitor de Pesquisa, professor Leandro Dênis Battirola, conta que a ideia nasce da necessidade de a UFMT ampliar os canais de comunicação com a comunidade. “Esse programa é uma das formas que temos de permitir que a comunidade conheça as diversas frentes de atuação em pesquisa exercidas por nossos pesquisadores e também compreendam sua importância, bem como seus resultados para a solução de necessidades e demandas vindas da própria sociedade”, ressalta.
O pró-reitor destaca ainda a importância da UFMT como uma das principais geradoras de conhecimentos em Mato Grosso. “Temos atuação nas mais variadas áreas do conhecimento, incluindo desde pesquisas básicas às pesquisas aplicadas, sempre interagindo com diferentes setores da sociedade, além de atuar em parceria com instituições nacionais e internacionais”, enfatiza.
Diversidade de temas e acessibilidade
Como um dos diferenciais, para o pró-reitor, o UFMT Talks será um produto em que as pessoas vejam os pesquisadores como “gente como a gente”. “Nossa proposta é desmistificar a ciência e torná-la cada vez mais acessível e próxima. Os pesquisadores também enfrentam dificuldades, mas que lutam pelo desenvolvimento da ciência, trazendo benefícios para a sociedade como um todo”, conta ao agradecer a participação do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da UFMT que faz parte do projeto, atuando na tradução do programa para a língua brasileira de sinais (Libras), garantindo ainda mais o acesso às informações que serão divulgadas.
Nesta primeira temporada, que começa neste dia 24, será exibido um quadro em cada mês. “Haverá a participação de pesquisadores da UFMT dos Câmpus de Cuiabá, Araguaia e Sinop, abordando temáticas relacionadas à saúde, agricultura, biodiversidade e literatura. A segunda temporada já está sendo pensada e pretendemos ampliar os temas”, destaca.
Após a exibição dos episódios na TV, eles serão disponibilizados no canal da TVU no Youtube.
Leia mais