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DATA19 de Dezembro de 2024

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Acadêmico

Fórum da Graduação publica carta com debate conjunto

Agenda de trabalho inclui a criação de comissão e grupo de trabalho

Integrantes do Fórum de Graduação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) 2024 aprovaram uma carta para abordar a permanência na universidade. Com o título “Desafios e perspectivas sobre a permanência na universidade: um diálogo sobre a evasão na UFMT”, o documento inclui a participação de professoras e professores, gestoras e gestores, técnicos administrativos, estudantes e trabalhadores da educação nas modalidades presencial e online.

O documento aborda diferentes questões como a construção coletiva envolvendo diversos segmentos da comunidade universitária e sociedade civil organizada, com foco na evasão e permanência estudantil. No histórico do documento o grupo de participantes relembra reformas curriculares, cortes de recursos e a Covid-19 como fatores de pressão sobre a evasão no ensino superior brasileiro, que no Censo da Educação Superior de 2023 está representado por apenas 13,7% de conclusões de curso entre 9,9 milhões de matrículas.

A partir da carta a Comissão de Formação Docente da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (CFD/PROEG) estabeleceu a criação de duas frentes de trabalho; a Comissão de Evasão e Permanência e o  Grupo de Trabalho considerando os índices de evasão nas licenciaturas da UFMT. A Comissão de Evasão e Permanência contará com agenda de reuniões será estabelecida a partir de 2025, em encontros nos formatos presencial e online. O Grupo de Trabalho está relacionado ao debate sobre a reestruturação dos cursos.

O Grupo de Trabalho contará com a participação da UFMT, entre professores, técnicos e alunos; assim como a sociedade civil organizada com o Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), Fórum Nacional de Diretores de Faculdades, Centros de Educação (ForumDir), Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE), Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Fórum Nacional dos Representantes dos Programas Pibid e Residência Pedagógica (ForPibid-RP).


Acesse a íntegra da Carta.

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