Com o objetivo de ampliar o debate sobre evasão na Universidade, a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG) promove, nesta quinta-feira (12), a primeira edição do Fórum da Graduação 2024. O evento reúne representantes de toda comunidade acadêmica no auditório da Secretaria de Tecnologia Educacional (Setec), com transmissão pelo canal da Coordenação de Formação Docente.
Durante a mesa de abertura, a Pró-Reitora de Ensino de Graduação, professora Luciane de Almeida Gomes ressaltou o compromisso institucional para um debate entre diversos setores ao redor do tema da evasão, o qual caracterizou como de extrema importância para as universidades públicas.
“A evasão tem assombrado nossos sonhos em torno de uma educação pública de qualidade e socialmente referenciada. Tratar desse tema na perspectiva de um evento como o Fórum permite que a gente promova uma escuta sensível e assuma responsabilidades coletivas, ao mesmo tempo em que pensamos em soluções para além de políticas internas, incluindo também a relação com os alunos em sala de aula”, disse.
Para auxiliar nessas discussões, a palestra de abertura tratou de apresentar o Diagnóstico da Evasão e Permanência na UFMT, produzido pela técnica-administrativa Maria Daniele de Jesus Teixeira, da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan).
“O que percebemos nas falas dos alunos é que as maiores dificuldades têm relação com a carga horária, com o tempo disponível, além da importância do corpo docente ser mais próximo nessa trajetória do estudante”, explicou.
Neste sentido, Leonardo Jesus da Silva, diretor do Centro Acadêmico de Ciências Sociais e representante do Diretório Central dos Estudantes no evento, destacou o choque que muitos alunos, principalmente os de escola pública, sentem no primeiro semestre de aulas, por causa das grandes mudanças para o contexto universitário.
“É importante que o Fórum ouça os estudantes, pois vemos entre nossos colegas como acontece a evasão desde o primeiro semestre. Quando eles passam para o ensino superior, precisam lidar com grandes mudanças e uma enxurrada de novas informações, fazer isso sem um acolhimento, sem apoio, causa uma frustração que pode levar à evasão”, pontuou.
Como parte do evento, a PROEG anunciou ainda um novo projeto que irá se aprofundar na questão da evasão dentro da UFMT e iniciará um processo de busca ativa desses estudantes.
A programação continua ao longo do dia, com transmissão ao vivo.
