Editorial
A Revista Eletrônica Documento/Monumento – REDM, promovida pelo Núcleo de Documentação e Informação Histórica Regional – NDIHR, do Instituto de Geografia, História e Documentação - IGHD, da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, apresenta, no Volume 38, n. 1, de julho de 2025, edição comemorativa aos festejos dos 55 anos da UFMT, 49 anos do NDIHR e 16 anos da Revista, momento muito especial com a Seção Artigos. A Revista Eletrônica Documento/Monumento – REDM apresenta, no Volume 38, um conjunto de investigações realizadas por professores e pesquisadores de diferentes instituições de ensino, públicas e particulares, sem perder de vista o propósito do debate técnico-científico, essencial para o amadurecimento do conhecimento, versa sobre os mais diversificados temas. Trata-se de revista on-line, um meio amplamente democrático e acessível no meio intra e extra-acadêmico, criando e oferecendo aos leitores – alunos, professores, técnicos e demais pesquisadores – condições para que possam não apenas apreciar os diferentes textos, mas publicar seus trabalhos e investigações científicas. Cumprindo, mais uma vez, com o compromisso da REDM-NDIHR de contribuir com debates essenciais para os respectivos campos de ensino, pesquisa e extensão. Seção Artigos: O primeiro artigo da REDM é das autoras Maria de Lourdes Fanaia Castrillon e Angela Maria dos Santos com o texto intitulado MÃE BONIFÁCIA: UMA MEMÓRIA ANCESTRAL ENTRE PASSADO E PRESENTE, as autoras propõem algumas reflexões que envolvem o passado e o presente de Mãe Bonifácia, representando diferentes grupos étnicos africanos que fizeram parte da história da capital mato-grossense. As abordagens versam, de modo geral, sobre histórias da mulher negra, alforriada, benzedeira, curandeira, que vivia na mata e ajudava os negros desvalidos e/ou escravizados fugitivos que a procuravam. Portanto, falar de Mãe Bonifácia envolve uma multiplicidade de temáticas, como: escravidão e racismo; além do monumento no cenário cuiabano, do bairro Quilombo, do Parque e do Córrego do Caixão. Em O COLAPSO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR PÚBLICA: A FALSA OPOSIÇÃO ENTRE QUANTIDADE E QUALIDADE, a autora Francisca de Figueiredo Arruda Martins Neta procura abordar o colapso da educação pública no Brasil, destacando o paradoxo entre a expansão quantitativa do acesso e a crise na qualidade social. Analisa também, como políticas históricas, desde a ditadura militar até as reformas recentes, priorizam a formação para o mercado em detrimento de uma educação emancipatória. Indica, ainda, como a mercantilização da educação, a Reforma do Ensino Médio de 2017 e os impactos da pandemia agravaram as desigualdades. Já o artigo intitulado INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM AUTISMO: UMA REVISÃO DE LITERATURA SOBRE AS PRINCIPAIS ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PEDAGÓGICAS, de autoria de Jovanildes de Fátima Silva, busca demonstrar os principais estudos brasileiros de estratégias de inclusão escolar eficazes para promover a participação e o desenvolvimento de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ambiente educacional. Destacando que a metodologia utilizada foi a de abordagem qualitativa, exploratório de procedimento de revisão sistemática da literatura RSL no Portal de Periódicos da CAPES, PubMed, Scielo, ERIC, Google Scholar e Web of Science. O artigo O PAPEL DO COMPLEXO INDUSTRIAL DA SAÚDE: DESDE A DÉCADA DE 1960 ATÉ OS DIAS ATUAIS INCLUI NDO A RESPOSTA À COVID 19 E À SUSTENTABILIDADE NO SETOR DA SAÚDE, de autoria de Marucas António Infandé, busca enfatizar como as políticas públicas, especialmente nas últimas décadas, têm sido fundamentais para o crescimento do setor, integrando produção local e inovação para atender às necessidades da população, especialmente em momentos de crise, como a pandemia de Covid-19. Em ANÁLISE DO ÍNDICE DE GINI ENTRE GÊNEROS NO ÂMBITO RURAL E URBANO DOS ESTADOS BRASILEIROS EM 2015, os autores Matheus Braga Potrich, Roselaine Bonfim de Almeida e Jonathan Gonçalves da Silva, buscam mensurar as desigualdades de renda entre gêneros, no ambiente urbano e rural, para todas as unidades federativas do Brasil no ano de 2015. Assim, utilizou-se como base de dados a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), com o intuito de mensurar o nível de desigualdade e cálculos por meio do software estatístico Stata, o Índice de Gini para todos os estados, divididos entre os grupos abordados neste trabalho. Este número da Revista, como já indicado, comemora os 55 anos da UFMT que é homenageada através do Núcleo de Documentação Informação Histórica Regional (NDIHR), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) pelos seus 49 anos de sua existência, buscando documentar e registrar evidências históricas socioculturais da contemporaneidade e da pós-modernidade, de modo a constituir um acervo de referência sobre a realidade histórica regional que propicie acesso a dados científicos para subsidiar a montagem e desenvolvimento de projetos de pesquisa científica, projetos políticos, dentre outros. Portanto, espaço sempre aberto para receber contribuições de todos os campos do conhecimento, sintonizando ainda mais o NDIHR / UFMT com a diversidade de áreas científicas. Desejamos a todos uma excelente experiência de leitura!
Editoras
Dra. Nileide Souza Dourado
Dra. Elizabeth Madureira Siqueira