FAET
Faculdade de Arquitetura Engenharia e Tecnologia
A Faet possui Cursos de graduação, especialização e mestrado, além de Departamentos por área de conhecimento. Estes e a Diretoria dão apoio administrativo ao tripé ensino-pesquisa-extensão.
SOBRE A FAET
Breve história da Faet
A Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia (Faet), que originalmente não tinha esse nome, foi criada em 1970 juntamente com a fundação da Universidade, com a inclusão do Curso de Engenharia Civil, que funcionava desde 1968. A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) iniciou seu funcionamento reunindo os cursos superiores já existentes em Cuiabá oriundos da Faculdade Federal de Direito (FFD) e do Instituto de Ciências e Letras de Cuiabá (ICLC).
Com a conclusão de um dos primeiros blocos da Universidade, em 1975, onde atualmente funciona a Faet, foi criado o Centro de Tecnologia (CT), local em que funcionava também a administração superior. Com isso, criou-se o Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET), com as seguintes unidades administrativas para atender os cursos: Departamento de Matemática, Departamento de Química, Departamento de Física, Departamento de Engenharia Civil, Departamento de História Natural.
Em 1976 foram criados, entre outros na Universidade, o Departamento e Curso de Graduação em Engenharia Elétrica. O curso, criado em 1978, tinha sua estrutura currículo baseada na área de Sistemas de Potência e foi reconhecido em 1980. Atualmente o curso aborda outras subáreas de conhecimento.
Posteriormente, em 1992, o CCET foi divido e surgiram o Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) e a Faculdade de Tecnologia e Engenharia (FTEN).
O Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental foi criado em 1977 e o curso em 1978. O reconhecimento do curso foi em 1983. Em 1997 o departamento e o curso incorporaram a palavra ambiental. Essa incorporação foi resultado da abordagem de vários assuntos ambientais que passaram a ser questões de ordem no nosso país. Com isso, o Curso de Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental teve que ter novo reconhecimento que ocorreu em 2006.
O Departamento de Arquitetura e Urbanismos foi criado em 1994 com professores Arquitetos e Engenheiros do Departamento de Engenharia Civil e em 1995 foi criado o Curso de Arquitetura e Urbanismo. Com essa nova área de conhecimentos, em 2000 a unidade passou a chamar Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia (Faet).
Para atender a formação continuada dos nossos egressos e de outas instituições foi criado em 1990 o Curso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho. O funcionamento contínuo desse curso lato sensu tem garantido o aperfeiçoamento dos nossos profissionais com maiores conhecimentos para as prestações de serviços para a sociedade.
Nas últimas décadas a Faculdade tem empenhado na criação de cursos de pós-graduação stricto sensu. O Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos (PPGRH) surgiu dos esforços da união de docentes do Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Instituto de Biociências, Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia e Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária para estudar e gerar conhecimentos científicos e tecnológicos aplicados aos múltiplos aspectos sobre os usos da água. O mestrado foi aprovado em 2006 e teve seu funcionamento iniciado em 2007
A Faet tem um papel importante no desenvolvimento regional, uma vez que a maioria dos engenheiros e arquitetos da nossa região são formados na Faet-UFMT. A formação de qualidade desses profissionais tem apresentado uma significativa contribuição na construção civil e áreas afins do nosso estado.
Missão
Formar profissionais em áreas de conhecimentos com aplicações das ciências básicas e conhecimento das normas técnicas, objetivando o uso da tecnologia de forma segura para nossa sociedade.
Visão de futuro
Continuar contribuindo com o desenvolvimento do estado de Mato Grosso e regiões
respeitando o equilíbrio ecológico com sustentabilidade para as novas gerações.