Histórico do Departamento de Artes e dos Cursos de Música

O Departamento de Artes

O Departamento de Artes reune os cursos de Licenciatura e Bacharelado em Música. A Licenciatura tem como proposta principal a preparação de futuros educadores musicais que irão atuar nos mais diversos segmentos do âmbito escolar. O Bacharelado visa preparar o cantor ou instrumentista para a atividade artística, com cursos que contemplam da composição musical à sua execução pública. As opções do Bacharelado podem ser em composição, regência, canto, violão, violino, clarineta.



Música - Licenciatura

A Licenciatura em Música visa formar o educador professor para atuar no desenvolvimento das experiências pessoais que dão forma aos valores musicais coletivos. É papel do educador musical orientar o aluno nesse caminho de despertar a sua sensibilidade para perceber o mundo, interpretá-lo e estar municiado para formar o seu senso crítico e atuar como sujeito construindo a história, elaborando e configurando as suas propostas culturais/musicais.

Assim, ser educador (a) musical não é um trabalho apenas teórico, nem um trabalho que envolve somente a prática; não é apenas dominar os conhecimentos específicos da área de música, mas juntamente com estes, construir uma práxis pedagógica em educação musical; não é simplesmente assimilar e transmitir conhecimentos e instrumentais teóricos e metodológicos para que outros se apropriem da música. Ser educador(a) musical tem a especificidade da linguagem musical, mas leva em conta a construção de sentidos, de concepções e de ações nos sujeitos no processo cultural. Este é o trabalho pedagógico que deve ser desenvolvido na licenciatura em questão.

Definir o perfil profissional do educador musical requer que deixemos claro que estamos tratando de um curso de Licenciatura em Música, com graduação plena, de formação profissional inicial. Isto significa estarmos assumindo a defesa e luta pela profissionalização daqueles que atuam na educação na medida em que definimos uma formação específica para o trabalho educativo em uma modalidade também específica que é a Licenciatura em Música.


Para mais informações sobre os aspectos históricos, o papel da educação musical, o perfil do educador musical, a matriz curricular e as ementas do curso de Licenciatura em Música, acesse o Projeto Pedagógico de Curso (clique aqui).



Música - Bacharelado

A sugestão da implantação do Bacharelado em Música foi apontada por pesquisa prévia e alcançou 100% de interesse do público consultado. A ideia deste curso segue a orientação expressa de uma relação entre a expansão do campus e o seu entorno e, neste contexto, a Música tem muito a oferecer para a integração com a comunidade.

As dezenas de cursos superiores de Música pelo Brasil seguem uma direção técnica com a preocupação de uma produção de conhecimento ligada à Arte e a todas as demais questões culturais as quais a atividade se insere. A realidade do ambiente acadêmico precisa estar em sintonia com a região da Baixada Cuiabana, que no presente indica um aumento da atividade artístico-cultural, por um lado, e mostra uma grande defasagem por outro, visto que o público interessado em fazer Música tem se distanciado da nossa região para poder suprir as suas necessidades de formação e capacitação de nível profissional. Portanto, esta se apresenta como terceira justificativa para que o Bacharelado em Música atenda a essa demanda e amplie as perspectivas apresentadas tão logo tentem ingressar no mercado de trabalho.

Dentro desse quadro, os modelos existentes em outras universidades nos serviram como base das linhas gerais para que cruzássemos com nossa realidade local, gerando assim uma proposta nossa. O Bacharelado de Música da UFMT justifica-se por propiciar uma formação do músico profissional, permitindo ao estudante o desenvolvimento profissional por meio da análise, investigação, criação, interpretação: da tradição ao uso de novas tecnologias musicais.

Admite-se que a profissão de músico na sociedade moderna combina aspectos das disciplinas humanísticas e, sendo assim, estes aspectos devem fazer parte da preparação do estudante para que possa exercer plenamente as possibilidades da profissão na atualidade, seja como intérprete, maestro, historiador de Música, técnico de Música, compositor, crítico ou produtor musical.

Em suma, as justificativas para o Bacharelado de Música na UFMT relacionam-se então com:

1. A demanda regional de público discente;

2. A inovação em realizar um curso de Música com conteúdos técnico-artísticos na região;

3. Evitar a evasão dos músicos locais para outras regiões em busca do Bacharelado em Música.

Enfim, não se pode negar o quanto um curso de Música enriquece o ambiente universitário por poder colaborar com outras unidades por meio de concertos, shows, oficinas e proporcionar a visibilidade da vida cultural da Universidade.


Para mais informações sobre o curso e a sua a matriz curricular e respectivas ementas, acesse o Projeto Pedagógico de Curso (clique aqui).

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