Edumesc
Informações Básicas
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Realizado pelo Departamento de Artes da UFMT, o curso de
Especialização em Educação Musical Escolar na Contemporaneidade
(Edumesc) tem carga horária total do curso é de 360h + Trabalho de
Conclusão de Curso. Cada disciplina será de 30h, e serão realizadas de
forma modular. Cada módulo está dividido em horas-aula de trabalho em sala de
aula presencial, somadas a atividades assíncronas dirigidas pelo docente de cada módulo.
Os
horários das aulas dependerão se o professor ministrante da disciplina é
residente no MT ou convidado de outro estado, atendendo a calendário
determinado pela coordenação do curso, conforme segue:
-
Docentes residentes no MT: ministradas quinzenalmente às segundas, terças e quartas feiras, das 18h às 22h.
- Docentes convidados de outros
estados: aulas intensivas em uma semana do mês, de segunda a sexta das 18h às 22h.
A Coordenação do curso é do Prof. Leonardo Borne (leo@ufmt.br) e da Profa. Taís Helena Palhares (tais.palhares@ufmt.br).
Entende-se que a proposta de um curso de especialização é gerada em consequência do avanço do conhecimento decorrente do desenvolvimento da pesquisa na área em questão, cujos resultados afetam o perfil da profissão correspondente. Por outro lado, evidencia-se que um dos campos de trabalho mais profícuos na atualidade para o educador musical é a educação escolar. Não obstante, os relatos que se têm é que o espaço da graduação em música, como qualquer lócus de formação inicial, muitas vezes não é suficiente para abordar as problemáticas diversas que surgem no fazer docente dentro do cotidiano escolar. Na atualidade, diversos temas como a Base Nacional Curricular Comum, bullying, tecnologias aplicadas à educação musical, saberes transversais, herança africana e indígena, inclusão de alunos com deficiência, entre outros, são os que mais são presentes no cotidiano do docente da educação básica. Pelo anterior, o curso de pós-graduação lato sensu se propõe a garantir a assimilação dos procedimentos ou resultados do avanço da pesquisa e das boas práticas docentes, por parte dos profissionais da educação musical, ajustando o seu perfil às mudanças operadas no perfil da sua profissão.
Público-alvo: Músicos, professores e demais profissionais que atuam na Educação Musical.
Objetivos
i. Favorecer estudos específicos e aprofundados na área de Educação Musical escolar, com foco nos temas da contemporaneidade;
ii. Oferecer formação continuada para os educadores musicais de Cuiabá e região;
iii. Viabilizar a descoberta dos caminhos para a pesquisa e para a atuação do educador musical;
iv. Incentivar os educadores musicais para estudos de pós-graduação stricto sensu.
Período e horário das aulas
Devido à demanda, o curso Edumesc terá início programado para setembro/2022. As disciplinas concluem em outubro/2023, e as defesas dos trabalhos de conclusão serão até dezembro/2023.
Investimento
i. Inscrição: R$ 50,00
ii.Matrícula: R$ 300,00
iii. Mensalidades: 12 parcelas de R$ 300,00
Matriz Curricular
1. Escrita acadêmica e Pesquisa em Educação Musical na Contemporaneidade
Docentes: Leonardo Borne (http://lattes.cnpq.br/4345212477288753) e Taís Helena Palhares (http://lattes.cnpq.br/2765912623076079)
Ementa: Atualização dos temas de pesquisa em educação musical. Pesquisa em bases de dados nacionais e internacionais. Conhecimento dos principais periódicos na área. Metodologia científica e modelos de escrita acadêmica.
2. Tecnologias na Educação Musical
Docente: Giann Mendes Ribeiro (http://lattes.cnpq.br/6979964853461193)
Ementa: Equipamentos e softwares para uso no cotidiano musical escolar. Captação e edição de áudio, editoração de partitura, streaming de audiovisuais. Software livre para a educação musical
3. Conjuntos Vocais na Educação Musical
Docente: Helen Luce Campos (http://lattes.cnpq.br/0497810910608836)
Ementa: A voz infantil e do adolescente. Características das peças e arranjos vocais. Prática de conjunto vocal e de regência. Repertório.
4. Conjuntos Instrumentais na Educação Musical
Docente: Flávia Vieira Pereira (http://lattes.cnpq.br/3837821549066282)
Ementa: Instrumentos musicais dentro da escola (violão, flauta doce, percussão, banda de fanfarra) e suas características. Prática de conjunto instrumental e de regência. Repertório.
5. Arranjos para Conjuntos Musicais Escolares
Docente: Simone Santos Sousa (http://lattes.cnpq.br/0552308596751794)
Ementa: Técnicas de arranjo para diferentes formações musicais. Editoração e prática.
6. Projeto de TCC
Docente: Leonardo Borne
Ementa: Conhecimento de bases de pesquisa e de práticas pedagógicas. Delimitação do projeto de TCC e indicação de orientação. Definição de objetivos e metodologia.
7.Educação musical na Educação Infantil
Docente: Taís Helena Palhares
Ementa: Características do aprendizado musical na infância. Planejamento, ação e avaliação em educação musical na primeira infância. A música dentro da BNCC-EI.
8. Educação musical no Ensino Fundamental
Docente: Nilcéia Protásio Campos (http://lattes.cnpq.br/9035006977831813)
Ementa: Currículo escolar e educação musical. Planejamento, ação e avaliação em educação musical e sua articulação com o currículo do ensino fundamental. A música dentro da BNCC-EF.
9. Educação musical no Ensino Médio
Docente: Ana Cecília dos Santos (http://lattes.cnpq.br/8107004565822228)
Ementa: A música na adolescência e conformação da identidade. A música dentro da BNCC-EM e seus caminhos formativos.
10. Educação musical na EJA
Docente: Daniela Cesa Fracasso (http://lattes.cnpq.br/7453896513026876)
Ementa: Andragogia e educação musical. Abordagens contemporâneas para a educação musical com adultos no ambiente escolar.
11. Educação musical, inclusão e diversidade
Docente: José Fortunato Fernandes (http://lattes.cnpq.br/8580571313724541)
Ementa: Conceitos de inclusão e diversidade. Declaração de Salamanca e suas consequências. Projetos de educação musical para a inclusão na diversidade. Educação musical com pessoas com deficiência.
12. Tópicos especiais em Educação Musical
Docente: Glauber Resende Domingues (http://lattes.cnpq.br/9408325715410458)
Ementa: Temas atuais e pouco debatidos na educação musical. Bullying escolar, os saberes transversais, a Lei 10.639/2003, e educação musical indígena.
13. Trabalho de Conclusão de Curso
Docente responsável: Diversos orientadores
Ementa: Realização e defesa do TCC. São três modalidades possíveis:
a. Proposta metodológica aplicada ao contexto escolar, ou seja, criação de uma metodologia de educação musical baseada e fundamentada em evidências científicas e teórico-práticas aplicada à realidade e ao contexto escolar que o aluno da especialização está inserido como docente. É também possível implementar e analisar os resultados obtidos.
b. Projeto de Pesquisa para ser utilizado como documento de ingresso em programas de mestrado, seguindo as normas da ABNT e as orientações do programa de pós-graduação stricto sensu que o estudante se candidatará.
c. Monografia, seguindo as normas da ABNT e as tradições acadêmicas.
Todas as modalidades deverão: a) entregar um manuscrito referente ao produto realizado; b) realizar a defesa do trabalho frente a uma banca avaliadora que será composta pelo orientador e por, no mínimo, outro avaliador com titulação de mestre.
Vagas e seleção
35 vagas, assim distribuídas seguindo a Resolução CONSEPE-UFMT 55/2014 (as vagas reservadas que não forem ocupadas entrarão para ampla concorrência):
a. Público em geral: 30 vagas.
b. Servidores da UFMT sem ônus: 2 vagas.
c. Comunidade carente: 3 vagas.
CRONOGRAMA
1. Inscrições: de 25 de março a 10 de agosto de 2022;
2. Divulgação de inscrições deferidas e indeferidas: 1ª quinzena de setembro de 2022;
3. Recurso contra inscrições indeferidas: 1ª quinzena de setembro de 2022;
4. Resultado do recurso contra inscrições indeferidas: 1ª quinzena de setembro de 2022;
5. Divulgação do resultado final: 2ª quinzena de setembro de 2022;
6. Matrícula no curso: 2ª quinzena de setembro de 2022;
7. Início das Aulas: 2ª quinzena de setembro de 2022;
Manual para enviar inscrição via SEI
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Maiores informações através da coordenação do curso: leo@ufmt.br