Projeto Pedagógico do Curso de Especialização Informática na Educação


PROJETO DE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO Lato Sensu

 I - IDENTIFICAÇÃO DO CURSO

1. Nome do Curso:   Informática na Educação-Turma2022-2024

2. Área de Conhecimento: 1.03.03.00-6 - Metodologia e Técnicas da Computação

3. Unidade Responsável: Instituto de Computação (IC)

4. Endereço de Funcionamento do Curso:

 Polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB):

Água Boa, Alto Araguaia, Colíder, Cuiabá, Juara e Sorriso.

 5. Coordenador do Curso

Nome: Claudia Aparecida Martins

CPF: 696.xxx.xxx-72

Titulação: Doutor - USP

Unidade de Lotação: Instituto de Ciência da Computação - IC

Telefone Unidade: 3615-8791

Regime de Trabalho: DE 40 horas

e-mail: claudia@ic.ufmt.br

6. Vice Coordenador do Curso

Nome: Raul Teruel dos Santos

CPF: 023.xxx.xxx-62

Titulação: Doutor - USP

Unidade de Lotação: Instituto de Ciência da Computação - IC

Telefone Unidade: 3615-8791

Regime de Trabalho: DE 40 horas

e-mail: raul@ic.ufmt.br

 IICARACTERIZAÇÃO DO CURSO

1. Período de Realização:

Início: Dezembro de 2022 

Término: Dezembro de 2024

2. Carga Horária:

Serão 360 horas distribuídas em 6 disciplinas de 60h + 60h para o trabalho de final de curso no formato de artigo científico. Também serão disponibilizadas duas atividades optativas (facultativas) complementares de 15h. Dessa forma, o curso passa a ter carga horária total de 420h, obrigatoriamente, e 30h complementares para os interessados.

3. Turno de Oferta:

[  ] Diurno

[  ] Matutino

[  ] Vespertino

[  ] Integral

[  ] Noturno

[x] A Distância

4. Periodicidade

[  ] Diário

[  ] Fim de Semana

[  ] Quinzenal

[x  ] OutrosO curso será oferecido a distância.

5. Número de vagas:

Serão 150 vagas em 6 Polos presenciais de educação a distância. O curso será gratuito aos cursistas, financiado pela CAPES, no âmbito da Universidade Aberta do Brasil.

Quanto a distribuição das vagas, ela se dará de acordo com o que preconiza a Artigo 37 da RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 55, DE 02 DE JUNHO DE 2014, que garante que havendo demanda, no mínimo 5% (cinco por cento) das vagas serão destinadas, sem ônus, aos servidores do quadro permanente da UFMT e no mínimo 5% (cinco por cento) para atendimento à comunidade de baixa renda, observado o processo seletivo. Assim o quadro abaixo atende a Resolução:

 

 

Polos

Vagas

Demanda 1

Demanda 2

Demanda 3

Demanda 4

Total

Água Boa

2

2

16

Remanescência

20

Alto Araguaia

2

2

16

Remanescência

20

Colíder

2

2

16

Remanescência

20

Juara

2

2

16

Remanescência

20

Sorriso

2

2

16

Remanescência

20

Cuiabá

4

4

22

20

50

T O T A L

14

14

102

20

150

 

A distribuição se dará na seguinte forma considerando as demandas:

Demanda 1: 6,5% das vagas serão destinadas à Demanda Servidores do quadro permanente da UFMT;

Demanda 2: 6,5% das vagas serão destinadas à Demanda “Comunidade de baixa renda”;

Demanda 3: 130 vagas serão para professor em exercício na rede de educação básica;

Demanda 4: Vagas remanescentes da Demanda 3, 2 e 1 serão destinadas a profissionais da educação básica que atuam nas funções administrativas ou no ensino superior.

 

6. Público Alvo:

Prioritariamente, para professores da rede de educação básica em exercício.

IIIDESCRIÇÃO QUANTO A:

1. Instalações: Serão utilizados a infraestrutura dos Polos presenciais parceiros e as instalações do Instituto de Computação e da UAB/UFMT.

2. Equipamentos: Em cada Polo terá uma estrutura computacional para atendimento local dos alunos. Estarão disponíveis, além dos equipamentos do Instituto de Computação, os servidores do ambiente a distância da UAB na UFMT.

3. Material bibliográfico:  

O material será baseado em uma bibliografia mais atualizada e readequação do material que foi produzido para edições anteriores do Curso. Isto inclui, além da atualização do conteúdo, uma nova abordagem metodológica para que o material esteja mais adequado ao perfil do Cursista e das novidades tecnológicas.

Para os fascículos já produzidos, cuja última atualização foi em 2014, é necessária uma atualização do conteúdo teórico e das ferramentas propostas. Em um primeiro momento, os professores autores serão convidados a fazer a readequação do material. Quando isto não for possível, será convidado outro professor da área de conhecimento e, preferencialmente, do Instituto de Computação.

IV – INFRAESTRUTURA DA INSTITUIÇÃO OFERTANTE

O curso será oferecido pelo Instituto de Computação (IC) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O IC conta com uma completa infraestrutura de laboratórios de informática, salas de aula e sala para videoconferência que serão utilizados para os momentos presenciais.

A mediação do processo ensino aprendizagem através das tecnologias educacionais e ambiente virtual de aprendizagem será feita usando a estrutura da Secretaria de Tecnologia Educacional (SETEC) e da UAB/UFMT. Deve-se observar que a UAB/UFMT possui infraestrutura completa para o Ensino a Distância, tanto em termos de equipamentos quanto de pessoal, além de uma vasta experiência nesta modalidade de ensino.

V – INFRAESTRUTURA DOS POLOS

O curso será oferecido nos Polos das seguintes cidades:

·         Água Boa: Rua 01 nº 2301 Bairro Tropical. CEP 78635000. Água Boa MT.

·         Alto Araguaia: Rua Rio Branco, 391 Centro. CEP 78780000. Alto Araguaia MT.

·         Colíder: Av Dauri Riva nº962 Setor Norte. Bairro Santa Clara. CEP 78500000 Colíder MT.

·         Juara: Rua Piracicaba, 105 W bairro Centro. CEP780575000. Juara MT.

·         Sorriso: Avenida Brasil, 850 Bairro Centro. CEP 78890000. Sorriso MT.

·         Cuiabá: Av. Fernando Correa da Costa, 2367.CEP 78060900. Cuiabá MT.

Todos estes Polos possuem laboratório de informática e acesso à Internet, que são os requisitos necessários para oferecimento do curso. Informações sobre a infraestrutura dos polos foram anexadas a esse processo.

Atividades presenciais ocorrerão nos Polos para encontros dos alunos e tutor na realização de atividades nas disciplinas, bem como nas avaliações e provas relacionadas ao ensino das disciplinas. Com relação à defesa final do Trabalho de Conclusão de Curso, também ocorrerá de forma presencial nos Polos ou no Instituto de Computação em Cuiabá.

VIJUSTIFICATIVA, OBJETIVOS DO CURSO, ABORDAGENS TEÓRICO-PRÁTICAS E PRINCÍPIOS METODOLÓGICOS

1. Justificativa

Apesar de todas as mudanças impulsionadas pelo desenvolvimento tecnológico dos últimos anos em todas as esferas da vida social, a escola ainda não acompanha adequadamente este fenômeno. A instituição escola, historicamente, sempre esteve em um profundo descompasso com a evolução social mais geral. Numa rápida reflexão, pode-se observar que a escola, tanto no Brasil como no resto do mundo, continua a veicular valores, mentalidades e métodos de trabalho muitas vezes ultrapassados.

As crianças em pleno século XXI estão sentadas em ambientes semelhantes do século XIX, usando livros e métodos antigos e recebendo mensagens em meios desatualizados. Geralmente, a escola é bastante conservadora e quando há interesse e vontade em modernizar o ambiente escolar, são encontradas barreiras ideológicas e/ou financeiras. Além disso, há uma barreira natural em aceitar o novo na rotina e fazer mudança do status do momento. Por exemplo, quando a caneta esferográfica surgiu, houve uma grande relutância no meio acadêmico e, durante anos, impuseram o uso da pena e do tinteiro, instrumentos nobres e elegantes.

No entanto, esta época em que vivemos, é a época da informação e da comunicação, e toda essa tecnologia disponível deveria estar sendo utilizada e/ou mais bem aproveitada no ambiente educacional. É necessária uma profunda revisão no sistema educativo, para incorporar essas novas ferramentas, na função de formar as novas gerações, respeitando o seu tempo e a natureza da sociedade (ou comunidade) onde estas gerações vivem, quais são suas necessidades, as mudanças que estão ocorrendo. E, nesse contexto, a escola não pode fechar os olhos para essa sociedade tecnológica, pois a nova geração de alunos é extremamente digital.

Mas, apesar da grande avalanche dos computadores, ferramentas e sistemas, uma enorme quantidade de educadores que ainda olham com desconfiança a introdução da informática como um meio para auxiliar o processo educacional. Porém, nos últimos dois anos, essa realidade está mudando mais rapidamente, devido à necessidade de se reinventar a partir do isolamento ocorrido durante os períodos críticos da pandemia. Assim, em decorrência de um modo de vida cada vez mais influenciado pela informática e pela comunicação, professores de todos os níveis têm se conscientizado e procurado incorporar ao seu trabalho, a sua prática educacional os conhecimentos relativos à informática necessários a uma melhor adaptação aos tempos atuais.

Considerando que o Brasil é um país continental na qual os principais polos educacionais se concentram em regiões metropolitanas, dificultando a constante e necessária atualização dos professores na era digital, é imprescindível uma política de capacitação de professores que atuam, principalmente, no ensino das primeiras séries da cadeia educacional. 

 

2. Objetivos

O Curso de Especialização em Informática na Educação tem por objetivo fornecer condições teórico-metodológicas para que o professor possa desenvolver projetos de uso pedagógico das tecnologias da informação e da comunicação em escolas de ensino fundamental, médio e superior; aprimorar e atualizar conteúdo específicos da Informática Educativa.

 

Os objetivos específicos são:

  • Fornecer condições teórico-metodológicas para que o professor possa desenvolver projetos de uso pedagógico das tecnologias da informação e da comunicação em escolas de ensino fundamental, médio e superior;

·         Capacitar o professor participante do curso a desenvolver um modelo crítico de uso das tecnologias da informação e da comunicação em escolas públicas e privadas;

·         Oferecer subsídios para a formação de grupos de interesse voltados para o uso das tecnologias da informação e da comunicação nas várias disciplinas do currículo e na administração da educação;

·         Preparar a cultura regional e digital para os novos avanços;

       Facilitar a inserção do estudante no mundo do trabalho e no mundo social;

·         Desenvolver o espírito científico-pesquisador nos alunos;

  • Aprimorar e atualizar conteúdo específicos da Informática Educativa;
  • Iniciar o participante na pesquisa em Informática Educativa;
  • Capacitar os participantes do curso para uso pedagógico de aplicativos universais e de redes eletrônicas de comunicação;
  • Desmistificar a máquina e interagir com os computadores;
  • Estimular o desenvolvimento intelectual na análise, raciocínio e solução de problemas;
  • Apresentar informações adequada sobre as possibilidades, vantagens e limitações do computador.

 

3. Abordagens teórico-práticas e princípios metodológicos

O Curso de Especialização em Informática na Educação seguirá uma metodologia de estudos teóricos e práticos nos laboratórios de informática. A aprendizagem será facilitada através de situações-problema em forma de exercícios, associados a cada teoria apresentada, sempre preservando o ritmo e a as condições do estudante, visando a busca constante por uma postura ativa do mesmo.

O estudante será o centro do processo e construirá sua própria aprendizagem. Os tutores serão mediadores, fornecendo instrumentos e conteúdos necessários à construção dos conceitos, garantindo ainda que haja a comunicação entre eles e entre os próprios estudantes entre si. O ponto principal é que o aluno adquira subsídios para aplicar os conceitos aprendidos no curso em seu dia a dia, nas mais diversas situações que se depara.

O curso será na modalidade a distância com possibilidade de encontros presenciais para aplicação de avaliações e plantões de dúvidas. Será incentivada e promovida, usando os diversos meios de comunicação disponíveis, a interação entre os agentes envolvidos (professores, tutores e os estudantes entre si) de forma que motivem a aprendizagem e promovam a interação constante. Os tutores presenciais e/ou a distância estarão disponíveis nos Polos, ou no ambiente de aprendizagem, para promover encontros visando esclarecer dúvidas de uso das tecnologias e resolução das atividades e de conteúdo teórico. Também poderão ser utilizadas vídeo ou web conferência com professores especialistas e tutores.

A equipe formada por professor formador, conteudista, designer instrucional, professor especialista, tutores, coordenador de curso e coordenador de Polo, trabalhará no planejamento, organização, execução, assessoria e orientação do processo de aprendizagem. Serão garantidos os princípios educativos de modo que propicie a construção do conhecimento, agregando ferramentas e novas ideias às já utilizadas no dia a dia desses professores estudantes do curso.

O material didático produzido, ou de apoio, buscará estimular o estudo e a produção individual de cada estudante. Adicionado a isso, serão disponibilizados na plataforma do curso textos complementares e indicações de bibliografia para aprofundamento de estudo.

O sistema avaliativo será processual, contínuo, tendo como objetivo observar a evolução dos alunos e a sua participação nas diversas atividades propostas, seja individual ou em grupo, inclusive nos fóruns de debate propostos. Este acompanhamento será feito pelo professor especialista/formador da disciplina, juntamente com os tutores presencial e/ou a distância.

 VIIINSCRIÇÃO, SELEÇÃO E MATRÍCULA

1. Processo Seletivo:

a)    Período de inscrição: Agosto de 2022

b)    Período de seleção:   Agosto de 2022

c)    Período de matrícula: Setembro de 2022

2. Critérios de Seleção:

Para inscrição serão exigidos os seguintes documentos:

o    ficha de inscrição;

o    cópia de documentos pessoais (CPF, RG, Título de Eleitor), certidão nascimento ou casamento, histórico escolar, diploma de graduação (autenticado), curriculum vitae, comprovante de endereço e comprovante de vínculo empregatício (para professores da rede pública).

Havendo um número de inscritos superior ao número de vagas disponíveis, haverá uma seleção baseada em análise do histórico escolar, sempre obedecendo os critérios e distribuições descritas na Seção II, subitens 5 e 6.

Recursos sobre o processo de seleção serão julgados pelo Colegiado do Curso.

 

3. Seleção de Tutores

Os tutores serão selecionados, posteriormente, por meio de processo seletivo via edital específico. Os requisitos deste edital serão definidos pela Coordenação do Curso, com aprovação da Coordenação da UAB na UFMT. Haverá um tutor presencial para cada polo e, a depender dos recursos, poderá haver um tutor à distância a cada trinta alunos.

 

 VIII – DETALHES DO CURSO

 1. Docentes e orientadores

Quanto ao Corpo Docente da proposta na versão do PPC do Curso de Especialização Informática na Educação (Documento SEI 4888373), as informações sobre os docentes que estão participando desta última edição do curso (em fase de finalização), e que serão os prováveis professores para uma nova edição. Ressaltamos que, por ser um curso oferecido também pela Universidade Aberta do Brasil (UAB), todos os agentes (professores, tutores, coordenação e secretaria) envolvidos serão selecionados por meio de inscrição a partir da divulgação de um edital. Geralmente, os professores do Instituto de Computação, a maioria com título de doutor, participam dos processos seletivos.

Todos os professores do Instituto de Computação da UFMT estão aptos a atuarem em qualquer um dos papéis relacionados ao curso. No entanto, o Processo Seletivo irá ocorrer via edital específico, para cada Coordenadores, Professores e Tutores (Orientadores acadêmicos), consoante a autorização da Congregação do Instituto de Computação

Assim a constituição do Corpo Docente atende ao Artigo 13, incisos I e II da RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 55, DE 02 DE JUNHO DE 2014, que orienta a necessidade de que os docentes e orientadores de monografia ou trabalho de conclusão de curso que sejam especialistas ou de reconhecida capacidade técnico-profissional, sendo que 50% (cinquenta por cento) destes, pelo menos, deverão apresentar titulação de mestre ou de doutor obtido em programa de pós-graduação stricto sensu reconhecido pelo Ministério da Educação, conforme descrição do currículo dos docentes, e no mínimo 1/3 de servidores efetivos da UFMT, assim como a orientação dos trabalho de conclusão de curso será orientado por docente do curso lato sensu ou por profissionais com formação na área de conhecimento do curso de pós-graduação.

Na tabela abaixo, estão listados os professores que atuaram na última oferta do curso com probabilidade de permanecer no quadro de professores, de acordo com o edital a ser divulgado. São todos professores do Instituto de Computação com título de doutor.

Docente

CPF

Titulação

IES de Titulação

Área de Conhecimento

Vínculo Institucional

Carga Horária

Claudia Aparecida Martins (coordenação)

696.xxx.xxx-72

Doutorado

USP

Computação

UFMT/Cuiabá

240h

Cristiano Maciel

681.xxx.xxx-72

Doutorado

UFF

Computação

UFMT/Cuiabá

60h

Daniel Avila Vecchiato

017.xxx.xxx-26

Doutorado

UNICAMP

Computação

UFMT/Cuiabá

60h

Elmo Batista de Faria

495.xxx.xxx-72

Doutorado

UFU

 

UFMT/Cuiabá

60h

Eunice Pereira dos Santos Nunes

154.xxx.xxx-79

Doutorado

USP

Computação

UFMT/Cuiabá

60h

Luciana Correia Lima de Faria Borges

405.xxx.xxx-00

Doutorado

USP

Computação

UFMT/Cuiabá

60h

Raul Teruel dos Santos

023.xxx.xxx-62

Doutorado

USP

Computação

UFMT/Cuiabá

60h

* Os resumos dos currículos estão também anexados ao final do documento.


Com relação aos orientadores dos trabalhos de final de curso, todos os professores selecionados nas disciplinas estarão aptos a serem possíveis orientadores e, caso necessário, haverá seleção por meio de edital de novos orientadores que deverão ser aprovados em Congregação do Instituto. Cada professor-orientador poderá orientar de cinco a, no máximo, dez alunos. Portanto, serão necessários de quinze a trinta vagas de para professores orientadores.

 

2. Quadro Resumo da Titulação dos Docentes

 


TITULAÇÃO

Número

Doutores

7

Mestres

0

Especialistas

0

% de mestres + doutores

100%

% de servidores efetivos da UFMT

100%

Os currículos resumidos dos docentes do Instituto de Computação que serão responsáveis pelo Curso, num total de 07 doutores, estão anexados no final do documento.


 3. Estrutura Curricular

 

Como mencionado, o curso será na modalidade a distância, com previsão de encontros presenciais para aplicação de avaliações e plantões de dúvidas. Será incentivada e promovida, usando os diversos meios de comunicação disponíveis, a interação entre os agentes envolvidos (professores, tutores e os estudantes entre si) de forma que motivem a aprendizagem e promovam a interação constante.

Os tutores presenciais e/ou a distância estarão disponíveis nos Polos, ou no ambiente de aprendizagem, para promover encontros visando esclarecer dúvidas de uso das tecnologias e resolução das atividades e de conteúdo teórico. Também poderão ser utilizadas vídeo ou web conferência com professores especialistas e tutores.

A equipe formada por professor formador, professor especialista, tutores, coordenador de curso e coordenador de Polo, trabalhará no planejamento, organização, execução, assessoria e orientação do processo de aprendizagem. Serão garantidos os princípios educativos de modo que propicie a construção do conhecimento, agregando ferramentas e novas ideias às já utilizadas no dia a dia desses professores estudantes do curso.

O material didático já foi produzido na primeira oferta do Curso, e busca propiciar o estímulo ao estudo e a produção individual de cada estudante. Adicionado a isso, serão disponibilizados na plataforma do curso textos complementares e indicações de bibliografia para aprofundamento de estudo, bem como o Guia de Estudos de cada disciplina.

Os pós-graduando, em acordo com a Coordenação do Curso, irão definir os orientadores para a orientação do Trabalho Final de Conclusão de Curso, que será escolhido entre os professores do Curso ou convidados (selecionados por meio de Processo Seletivo específico), com aprovação do Colegiado do curso, levando em consideração a área de trabalho do professor e o interesse do pós-graduando. Os mesmos irão estabelecer um cronograma de atividades com vistas à racionalização do trabalho e entrega do trabalho final no prazo de seis meses após a conclusão do último módulo. O Trabalho Final, no formato de artigo científico, será avaliado por uma banca examinadora designada e aprovada pelo Colegiado de Curso.

No desenvolvimento do Curso será considerado o número máximo de alunos por orientadores acadêmicos/tutores que serão observados e avaliados por meio do Colegiado do curso Lato Sensu e atender aos Referenciais de Qualidade para a Educação Superior a Distância, estabelecidos pelo MEC, em complemento às determinações específicas da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, do Decreto 5.622, de 19 de dezembro de 2005, do Decreto 5.773 de junho de 2006 e demais legislações vigentes.

 

Organização dos módulos

O curso de Informática na Educação foi projetado para fornecer ao professor conhecimento para trabalhar com as novas tecnologias educacionais, introduzidas na escola com o advento do computador e das tecnologias da informação. O uso de tecnologias computacionais nas escolas tem provocado uma mudança na forma como professor planeja e executa suas tarefas.


Porém, nem todos estão capacitados, ou atualizados, para esta nova realidade e isto provoca certa insegurança aos docentes que acabam não explorando todo potencial das tecnologias computacionais como ferramentas que possam auxiliar na aprendizagem, enriquecendo o processo de ensino da era digital.

Assim, o curso está organizado em 06 (seis) módulos (disciplinas), como mostrados no Quadro 1. A carga horária de cada módulo é de 60 horas, compreendendo um total de 360 horas-aulas em disciplinas, mais o trabalho de final de curso.

Nome da Disciplina

Carga Horária

Fundamentos da computação

60

Ferramentas computacionais aplicadas a educação

60

A Internet como ferramenta educacional

60

Softwares educacionais

60

Sistemas multimídia

60

Metodologia Científica

60

Trabalho Final do Curso

60

 

Quadro 1 - Estrutura curricular


Também, para auxiliar o nivelamento e/ou introduzir conceitos relacionados com a educação a distância, ambientes virtuais de aprendizagem e as tecnologias de informação e comunicação, serão disponibilizadas atividades facultativas e complementares, como mostrado no Quadro 2. Assim, os discentes interessados que realizarem as atividades com êxito, terão acrescidos em seu certificado final.

 

Nome da Atividade Complementar

Carga Horária

Fundamentos da educação a distância

15

Fundamentos da tecnologia educacional

15

Quadro 2 – Atividades complementares


O cronograma da oferta do curso é apresentado no Quadro 3.

Período

Atividades

Agosto/2022

Processo de Inscrição, Seleção e Matrícula de Alunos

Seleção de Tutores e Professores

Setembro/2022

 

Início do Curso -

 - aula inaugural

 - atividades iniciais de nivelamento e capacitação no AVA do curso.

 - introdução à Educação a Distância

Set-Nov/2022

Disciplina 1: Fundamentos da Computação - 60 hrs.

Dez-Jan/2023

Disciplina 2: Ferramentas Computacionais Aplicadas à Educação - 60 hrs.

Fev-Mar/2023

- Atividades e avaliação de recuperação disciplinas 1 e 2

Abr-Mai/2023

Disciplina 3:  A Internet como Ferramenta Educacional - 60 hrs.

Jun-Jul/2023

Disciplina 4: Softwares Educacionais - 60 hrs.

Ago/2023

- Atividades e avaliação de recuperação disciplinas 3 e 4

Set-Out/2023

Disciplina 5: Sistemas Multimídia - 60 hrs.

Nov-Dez/ 2023

Disciplina 6: Metodologia Científica - 60 hrs.

Jan/2024

- Atividades e avaliação de recuperação de disciplinas 5 e 6

Fev-Abr/2024

Período de orientações do trabalho final

Mai-Jul/2024

Defesas do trabalho final

Ago/2024

Entrega das versões finais do trabalho final

Elaboração de relatório final do curso

Quadro 3 – Cronograma da oferta do curso

 

 

 

3. Ementas e Bibliografia

 

Fundamentos da Computação

o    Ementa: Evolução e história dos sistemas de cálculo e processamento da informação; introdução ao software, hardware e dados; noções de configuração e manutenção de microcomputadores e seus periféricos; estudo exploratório de um sistema operacional e suas funções básicas; noções de segurança, combate a desinformação e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD); aplicações da Informática no momento atual.

o    Bibliografia

VIEIRA, Newton José; Introdução aos Fundamentos da Computação. São Paulo: Thomson Learning, 2006.

BRETON, Philipe. História da Informática. Trad. Elcio Fernandes. São Paulo: Ed. Unesp, 1991.

FEDELI, R.; Polloni, E.; PERES, F. Introdução à ciência da computação. Editora: Cengage Learning; 2ª edição, 2009. 272 páginas.

FOROUZAN, B.; MOSHARRAF, F. Fundamentos da ciência da computação. Editora:  Cengage Learning; 1ª edição, 2011, 576 páginas.

VIEIRA, N. J. Introdução Aos Fundamentos Da Computação : Linguagens E Máquinas. Editora: Cengage, 2021.

 

A Internet como Ferramenta Educacional

o    Ementa: A Internet: Arquitetura e Endereçamento da Internet, Hipermídia, Hipertexto e Hyperlink, Páginas e Sites, Governança e Arquitetura Da Internet. Tecnologia e Serviços de Internet: Word Wide Web, Intranets E Sistemas De Segurança, Navegadores. A Internet na Educação. Criação de Escolas On-Line. Estruturando Um Site. Recursos de Comunicação e Interação: Correio Eletrônico (e-mail). As Listas de Interesse. Grupos de Discussão (newsgroups). Web Social: Blogs e Fotologs, Wiki, Redes de Relacionamentos/Comunidades Virtuais. Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Objetos de Aprendizagem. Serviços de Comunicação Síncrona: Salas de Bate-Papo e Mensagens Instantâneas, Videoconferência na Internet, Telefonia Internet, As Aplicações Educativas em Tempo Real na Internet. Normas de Etiqueta na Comunicação e os ‘emoticons’. Acessibilidade. A Web Como Fonte de Pesquisa: Entendendo as Máquinas de Busca. Projetos com Internet: Projetos Educacionais.

o    Bibliografia:

ANJOS, Alexandre M dos; MACIEL, Cristiano; ALONSO, Katia Morosov. Objetos de Aprendizagem: uma Proposta para Produção de Conteúdo Digital no NEAD. In: World Congress on Computer Science, Engineering and Tecnlogy Education, 2006, Itanhaém. WCCSETE'2006 New Enginenering to a New World. Santos/SP: IEEE/COPEC, 2006.

DUARTE, J.P. Blog, Fotolog e orkut – Quem, como e onde. Rio Artes. Secretaria Municipal das Culturas. RioArtes: RJ, ano 13, 2004. pg. 10-11.

FILATRO, A. Design Instrucional na prática. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2008.

LAUDON, K.C.; LAUDON, J.P. Sistemas de informação gerenciais. 7ª Ed. São Paulo: MacGraw-Hill, 2007.

MACIEL, Cristiano; COSTA, Renata; SILVA, Rodrigo Leite da. Critérios de Avaliação para Portfólios Eletrônicos. In: Internacional Conference on Engineering and Technology Education - INTERTECH. Santos, SP. Anais em CD-ROM. IEEE, 2002.

MACIEL, Cristiano; ROQUE, Licínio; GARCIA, Ana Cristina Bicharra. Democratic Citizenship Community: a social network to promote e-deliberative process. In: Proceedings of the Annual international Conference on Digital Government Research: Social Networks: Making Connections between Citizens, Data and Government (dg.o 2009), 10, ACM International Conference Proceeding Series, vol. 390. Digital Government Society of North America, 2009, pp. 25-34.

POLATO, A. Tecnologia +conteúdos = oportunidades de ensino. Revista Nova Escola, São Paulo, ano XXIV, n.223,jun/jul. 2009.

RODRIGUES, Carme Granja; SOARES, Elisabeth R. Introdução a Informática. v.1. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2007.

Sobre wikis: <http://elbonia.cent.uji.es/jordi/wp-content/uploads/docs/wikisnaeducacaofinal.pdf>, Acessado em 10/09/2009.

Conceito e história de wikis: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Wiki>, acessado em 10/09/2009.

 

Ferramentas Computacionais Aplicadas a Educação

o    Ementa: Apresentar conceitos básicos e promover uma reflexão sobre a prática do uso dos computadores como ferramenta pedagógica para as atividades educacionais desenvolvidas em um ambiente escolar. Abordar questões relacionadas ao uso das tecnologias computacionais em sala de aula, tais como: o computador no contexto educacional, formas de utilização do computador em sala de aula, análise e aplicabilidade dos softwares; a utilização de jornais em sala de aula e, por fim, o uso da Internet como mais um recurso à disposição das escolas.

o    Bibliografia:

MANZANO, André Luiz, Estudo Dirigido de Microsoft Word 2003. São Paulo: Erica, 2004.
NEGRINI,
Fabiano, BORGES, Louiseana, Word 2003Básico e Detalhado. São Paulo: Visual Books, 2005.
MICROSOFT
OFFICE EXCEL 2003 - PASSO A PASSO
FRYE,
Curtis, Microsoft Excel 2003Passo a Passo, Rio de Janeiro: Boodman Companhia Ed.,2006.

ALVES, William Pereira, Estudo Dirigido de Microsoft Access, São Paulo: Erica, 2004.
SOBRAL,
Adail. Internet na escola: o que é, como se faz. São Paulo: Edições Loyola, 1999.

Manuais de Software.

 

Softwares Educacionais

o    Ementa: Informática e Educação: questões epistemológicas. Software educacional: uma retrospectiva histórica. Conceito, identificação e descrição das principais características do software didático. Concepções de Software e de Objetos de Aprendizagem. Classificação de software educacional segundo as estratégias didáticas: tutoriais, drill&practice, simulação, jogos didáticos, exemplos de diferentes categorias de softwares educacionais. Avaliação de software educacional e modelos de avaliação. Desenvolvimento de um projeto em sala de aula através da aplicação de um software educacional.

o   Bibliografia:
ALMEIDA,
Fernando José de. Educação e Informática: Os computadores na escola. 3. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2005
DEMO,
P. Desafios modernos da educação. Petrópolis: Vozes, 1995.
ADRIAN,
Mariella; LLANO, J. G. Informática Educativa na Escola. Loyola, 2006.
TJARA,
Sanmya Feitosa. Informática na Educação - novas ferramentas pedagógicas para o professor na atualidade - edição. São Paulo: Érica: 2007.

VALENTE, J. Armando. Análise dos diferentes tipos de Softwares usados na Educação - NIED - UNICAMP - E-mail: jvalente@turing.unicamp.br

 

Sistemas Multimídia

o    Ementa: Conceituação e metáforas da Multimídia. Técnicas e recursos de preparação para produção de aplicações Multimídia. Softwares de autoria em multimídia. Utilização de sistemas de autoria para produção de softwares educacionais. Realidade Virtual.

o    Bibliografia:

PAULA FILHO, Wilson de Pádua. MultimídiaConceitos e Aplicações. Rio de Janeiro: LTC, 2000.

PEREIRA, V. Multimídia computacional. São Paulo: Visual Books, 2001.

ROCHA, H. V.; BARANAUSKAS, M. C. C. Design e avaliação de interfaces Humano-Computador. Campinas (SP). NIED Unicamp, 2003.

VASCONCELOS, Laércio. Multimídia nos PCs Modernos. São Paulo: Makron Books, 2003.

ALVES, Luciano. Fazendo Música no Computador. Rio de Janeiro: Campus, 2002.

AZEVEDO, Eduardo. Desenvolvimento de jogos 3D e aplicações em realidade virtual. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

SHANER, Pets. Aprenda video digital com experts. Rio de Janeiro: Campus, 2003.

STRAUBHAAR, Joseph; LAROSE, Robert. Comunicação, Mídia e Tecnologia. São Paulo: Thomson Learning, 2004

P. PAULA FILHO, Wilson. Multimídia - Conceitos e Aplicações. LTC, 2011.

TORI, Romero; HOUNSELL, Marcelo da Silva (org.). Introdução a Realidade Virtual e Aumentada. Porto Alegre: Editora SBC, 2018.

 

Metodologia Científica

o    Ementa: Definição de pesquisa/produção científica. Definição de Métodos e técnicas de pesquisa científica. Estruturação de Projeto de Pesquisa: elementos pré-textuais, problema de pesquisa, objetivos, justificativas, metodologia, referencial teórico, cronogramas. Execução de Pesquisas/Estudos de Casos. Utilização de Normas ABNT. Produção de Artigos Científicos. Apresentação da Produção Científica.

o    Bibliografia:

CERVO, A. L. ; Bervian, P. A. Metodologia científica. São Paulo: McGrawHill do Brasil, 1983.

DEMO, P. Pesquisa. Princípio científico e educativo. São Paulo: Cortez, 1992.

GIL, A. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1995.

LAKATOS, E. M.;Markoni, M. A. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Atlas, 1994.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 1996. Normas ABNT.

Artigos Científicos da Área.

As atividades complementares serão facultativas e os discentes poderão optar em realizar ou não, sem prejuízo ao curso. A seguir, o conteúdo a ser abordado nas atividades:

 

Fundamentos de Educação a Distância: Fundamentos em Educação Aberta, Flexível e a Distância. A organização do processo ensino e aprendizagem na EaD; O ato de estudar a distância: métodos, técnicas e estratégias para a aprendizagem no ensino superior. Autonomia, planejamento e principais recursos de ensino aprendizagem utilizados em cursos a distância.

 

Fundamentos de Tecnologia Educacional: Tecnologias da Informação e da Comunicação; Ambiente Virtual de Aprendizagem. Uso das tecnologias como meio de aprendizagem. Tipos e utilização de materiais didáticos. Recursos Educacionais Abertos (REAs). Cursos Massivos Online. Oficinas em: Laboratórios Virtuais; Bibliotecas Digitais; Ferramentas de pesquisa na internet; Ferramentas de produção colaborativa; Sistemas de web conferência. Principais ferramentas utilizadas no AVA Moodle; Portal de periódicos da CAPES e Sistemas de Gestão Acadêmica em EaD.

 

 

4. Descrição da equipe:

São vários os papeis que os membros de uma equipe poderão assumir. A seguir, são listados os principais papeis:

o    Professor Especialista ou Formador professor, preferencialmente da UFMT e que tenha feito algum curso de capacitação específico da função, com mestrado ou doutorado na área de computação. Este professor é responsável por uma disciplina, em todos os Polos. Suas funções são: elaborar guias didáticos da disciplina, com propostas de atividades; elaborar e corrigir as provas da disciplina; gerenciar e acompanhar tutores, observando e cobrando deles por retornos aos alunos nas atividades e, posteriormente, pelas notas das atividades no final da disciplina; fazer pelo menos uma web conferência com alunos e tutores no período de realização da disciplina e produzir vídeo-aulas de conteúdos da disciplina. Também tem por função fazer reuniões semanais de acompanhamento com os tutores.

o    Professor de Recuperação professor, preferencialmente da UFMT e que tenha feito algum curso de capacitação específico da função, com mestrado ou doutorado na área de computação. Este professor é responsável por elaborar atividades com o objetivo de recuperar os cursistas nas disciplinas que não atingiram o aproveitamento exigido no curso. As atividades de recuperação acontecerão a cada duas disciplinas, no primeiro mês após o término das mesmas. O professor será responsável por todos os Polos, aplicando e corrigindo todas as atividades.

o    Professor Orientador professor, preferencialmente da UFMT, com mestrado ou doutorado na área de computação. Será responsável pelo acompanhamento e orientação dos alunos sob sua responsabilidade na elaboração dos trabalho de final dede curso e, posteriormente, em sua defesa pública. Fará parte da banca examinadora como presidente.

o    Professor Conteudista professor, preferencialmente da UFMT e que tenha feito algum curso de capacitação específico da função, com mestrado ou doutorado na área de computação. Este professor é responsável pela elaboração/revisão do material didático.

o    Tutor Presencial - profissional com experiência mínima de um ano de magistério; deve possuir, preferencialmente, graduação ou conhecimento necessário em informática e que tenha feito algum curso de capacitação específico da função. Sua função é assistir o aluno na viabilização de suas atividades, no que se refere ao uso do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) do curso, na elaboração de documentos, manipulação de arquivos, e-mails, etc. e no conteúdo do curso. O modelo de tutoria presencial adotado será de um tutor por Polo. O tutor presencial será responsável por todos os alunos do Polo ao qual atua, e fará um acompanhamento por meio de encontros presenciais e plantão de dúvidas, em horários semanais previamente acordados com a coordenação de curso e de Polo. Deverá ainda organizar e acompanhar as atividades pedagógicas dos estudantes nas atividades do curso, mantendo contato com aqueles que não o estão fazendo, reportando-se semanalmente ao coordenador do curso. Deverá estimular o estudante a procurar pelas mais diversas fontes de informação como internet, biblioteca, etc. Acompanhará a aplicação das provas presenciais, bem como a correção de exercícios/avaliações quando solicitado. Deverá participar de atividades de capacitação e, ainda, outras atividades inerentes à função.

o   Tutor a Distância - profissional graduado ou pós-graduado na área de computação com experiência mínima de um ano no magistério, ou então cursando uma pós-graduação; preferencialmente, professor da UFMT e que tenha feito algum curso de capacitação específico da função. Tem como função: orientação e acompanhamento das atividades online do cursista por meio do AVA do curso; dar o retorno semanal aos estudantes das atividades propostas pelo professor, entregando-as corrigidas ao término da disciplina ao professor responsável; propor fóruns e outras interações com os alunos; aplicar as avaliações presenciais da disciplina no Polo que é responsável. O tutor a distância acompanhará uma turma de 25 a 30 alunos. Terá a função de orientar e acompanhar os alunos no processo de aprendizagem, esclarecendo dúvidas sobre conteúdo, garantindo que o estudante faça as atividades que lhe são propostas, mantendo sempre o nível de motivação alto. Agendará horários de atendimento e cumpri-los-á rigorosamente. Deverá informar ao professor especialista sobre o andamento da disciplina, bem como o nível de preparação dos alunos, por meio de relatório elaborado semanalmente, e em reuniões agendadas para acompanhamento e avaliação da disciplina. Deverá ainda, participar de atividades de capacitação, e ainda outras atividades inerentes à função.

o   Coordenador de Orientação - professor preferencialmente da UFMT, com mestrado ou doutorado. Será responsável por acompanhar as orientações do trabalho de conclusão de curso.

o    Coordenador do Curso - professor do Instituto de Computação da UFMT, com mestrado ou doutorado. Responsável pela organização e gerenciamento do curso.

o    Vice-Coordenador do Curso - professor do Instituto de Computação da UFMT, com mestrado ou doutorado. Responsável por auxiliar o Coordenador na organização e gerenciamento do curso.

o    Coordenador de tutoria - professor do Instituto de Computação da UFMT, com mestrado ou doutorado em computação. Auxilia a coordenação, fazendo a comunicação e interação com tutores presenciais e a distância.

 

Todos os agentes envolvidos com o curso, professores e tutores, deverão fazer cursos de capacitação específicos a cada função, quando necessário, oferecidos em forma de cursos de extensão pela UAB/UFMT.

 

5. Material Didático

 

 O material didático para este curso é composto de fascículos, livros e artigos, manuais e textos obtidos nos diferentes meios, como bibliotecas e Iinternet. Os fascículos relacionados às disciplinas do curso foram produzidos e utilizados na primeira edição do curso na Turma-2009 e atualizados na Turma-2014. Assim, o material  poderá ser revisado para atualização de conteúdo e ferramentas. Os fascículos são compostos de textos básicos e atividades a serem seguidos pelo aluno no decorrer da disciplina, com indicação de bibliografia referente ao tema para orientar e provocar o aluno na busca de mais informação e se aprofundar no conteúdo discutido no módulo/disciplina.

Para cada módulo será indicado uma lista de livros e material complementar sobre a tema. Os responsáveis (professores e tutores) por cada módulo podem indicar uma bibliografia suplementar com o objetivo de provocar o aluno a se aprimorar usando como referencial pesquisa na bibliografia indicada e novas fontes de conhecimento, como bibliotecas e Internet. Também, o professor responsável pelo módulo indicará artigos publicados em revistas especializadas, revistas eletrônica, jornais, sites especializados.

No início de cada disciplina o estudante receberá o material necessário para acompanhar o conteúdo. Este material será composto de um guia didático, fascículo, material complementar e/ou videoaulas que serão disponibilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do curso.

 

6. Processo de Avaliação do Desempenho do Aluno:

 

O curso, cuja carga horária é de 360 horas em disciplinas, não incluindo a orientação de Trabalho de Final de Curso, será ministrado a distância, utilizando o ambiente virtual de aprendizagem MOODLE.

Para cada disciplina serão aplicadas avaliações, abrangendo o conteúdo discutido na disciplina. As avaliações poderão ser feitas na modalidade presencial, se possível, ou a distância. As defesas do trabalho final serão individuais, na modalidade presencial ou online, perante uma banca composta, prioritariamente, por três membros, sendo um o orientador, que será o presidente da banca.

O sistema de avaliação do curso obedecerá às orientações contidas nas Resoluções: CONSEPE 55, de 02 de Junho de 2014 e RESOLUÇÃO CNE/CES 1, DE 8 de Junho de 2007 que estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação.

            O resultado do processo de avaliação deverá ser expresso em um único conceito que represente todas as atividades desenvolvidas e conforme os seguintes critérios:

Nota

Conceito

Referência

 9,0 a 10,0

8,0 a 8,9

7,0 a 7,9

0,0 a 6,9

A

B

C

D

Excelente

Bom

Suficiente

Insuficiente

 

            Para que seja aprovado no conjunto dos módulos, o aluno deverá ter obtido no mínimo nota igual ou superior a 7,0 (sete) e deverá ter pelo menos 75% de presença nas atividades presenciais e nas atividades (como chats, fóruns, etc.) do ambiente virtual de aprendizagem.

            Será dado ao aluno, ainda, a oportunidade de fazer atividades e uma avaliação de recuperação para cada disciplina que não atingiu o aproveitamento necessário, conforme cronograma proposto.

 

6.1. Trancamento e Transferência de alunos

Como a proposta submetida é de uma edição somente do curso, ou seja, turma única para cada Polo, não há previsão para trancamento e/ou transferência de alunos.

 6.2. Controle Acadêmico

O controle acadêmico dos estudantes será feito pela Coordenação do Curso em consonância com a Pró-reitora de Pós-graduação da UFMT, seguindo as regras da Resolução CONSEPE nº 55, de 02 de Junho de 2014. 

7. Trabalho Final de Conclusão do Curso

O pós-graduando definirá, em comum acordo com a Coordenação do Curso, o seu Orientador, que deverá ser escolhido entre os professores do Curso ou convidados, com aprovação do Colegiado do curso, levando em consideração a área de trabalho do professor e o interesse do pós-graduando.

Definido o Orientador, este e o seu orientando estabelecerão um cronograma de atividades com vistas à racionalização do trabalho e entrega do trabalho final no prazo de seis meses após a conclusão do último módulo.

O Trabalho Final poderá ser no formato de artigo científico para ser submetido a eventos científicos da área. E, após a entrega do Trabalho Final pelo aluno, com o aceite do Orientador, será designada uma banca examinadora para assistir e avaliar o conteúdo e a defesa do trabalho, atribuindo uma nota como resultado.

A banca será composta pelo Orientador e, preferencialmente, por mais dois convidados. A defesa do trabalho poderá ser realizada online ou presencialmente.

Para ter direito ao diploma de Especialista o aluno deverá ser aprovado em todas as disciplinas com nota maior ou igual a 7,0 (sete) e aprovado no trabalho final, também com nota maior ou igual a 7,0 (Conceito C).

 Certificado de Conclusão de Curso

Os certificados serão emitidos pela Pró-reitora de Pós-Graduação (PROPG) da UFMT, para quem cumprir todas as exigências do curso, tendo seu trabalho aprovado pela banca examinadora.

 

 

IX - COLEGIADO DO CURSO:

 Prof. Claudia Aparecida Martins (Coordenador)

Prof. Allan Gonçalves de Oliveira

Prof. Raul Teruel dos Santos

Representante discente - a ser escolhido entre os pares, na primeira semana após o início das aulas.

 

XFINANCIAMENTO DO CURSO

 O curso de especialização, denominado INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, será gratuito para os alunos, devendo ser financiado pela CAPES, no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB). A gestão de parte dos recursos será feita pela Fundação UNISELVA, por meio de Convênio UFMT/CAPES e a outra parte pela UAB/CAPES.

 

XIORÇAMENTO

 O curso será financiado pela UAB/CAPES, sendo gratuito para os alunos. A planilha com os custos do Curso está em processo de negociação. Os valores referentes a pagamento de coordenadores, professores e tutores serão repassados diretamente para as pessoas envolvidas, em forma de bolsas, sem a intervenção da Fundação UNISELVA, ficando a seu cargo o controle de todos os demais gastos no projeto. Não se aplica também os percentuais referentes as taxas de administração.

Caixa de Texto: PARECER DA CONGREGAÇÃO DO INSTITUTO

 

 

 

 

 


 

Resumo dos Currículos Lattes dos Professores

 

Claudia Aparecida Martins

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0252766947347684
  • ID Lattes: 0252766947347684
  • Última atualização do currículo em 06/07/2022

 

FotoPossui graduação em Bacharelado em Análise de Sistemas pela Universidade de Ribeirão Preto (1990), mestrado em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (1994) e doutorado em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (2003). Foi Diretora do Instituto de Computação de 2017-2021 e atualmente é professora Titular da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Inteligência Artificial, atuando principalmente nos seguintes temas: Inteligência Artificial, Aprendizado de Máquina, Mineração de Dados e Textos, Ciência de Dados e Análise de dados de Patentes. (Texto informado pelo autor)


 

Cristiano Maciel

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5234437367053668
  • ID Lattes: 5234437367053668
  • Última atualização do currículo em 06/07/2022

FotoCristiano Maciel possui graduação em Bacharelado em Informática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1995), Especialização em Avaliação Educacional pela Universidade Federal do Mato Grosso (1998), Mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) e Doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com estágio na Universidade de Coimbra, em Portugal (2008). Possui experiência tanto docente quanto administrativa e possui publicacões nas áreas de Ciência da Computação e da Educação. Atualmente é Professor Associado II do Instituto de Computação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), professor do Programa de Pós-Graduação em Educação, professor do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT), pesquisador do Laboratório de Ambientes Virtuais Interativos (LAVI) e Laboratório de Estudos sobre Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação (LeTECE). Foi Diretor-geral da Fundação de Apoio e Desenvolvimento da UFMT (Fundação Uniselva). É Diretor de Eventos e Comissões Especiais da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e consultor do Programa Meninas Digitais. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Seus interesses são pelas áreas de aplicações Internet, interação humano-computador, engenharia de software, gerência de projetos, redes sociais, governo eletrônico, legado digital pós-morte, gênero/raça e tecnologias, e tecnologias na educação.

Google Scholar: scholar.google.com.br/citations?user=0WhkXXYAAAAJ&hl (Texto informado pelo autor)



Daniel Avila Vecchiato

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6869100112072869
  • ID Lattes: 6869100112072869
  • Última atualização do currículo em 11/03/2022

Foto

Daniel Vecchiato é graduado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), possui Mestrado e Doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmente é Professor Adjunto no Instituto de Computação da UFMT (IC/UFMT). É pesquisador do Laboratório de Ambientes Virtuais Interativos (LAVI), onde desenvolve pesquisa na área de segurança computacional e gerencia projetos na área de TI. Suas áreas de interesse são inovação tecnológica, segurança de informação e dispositivos móveis. (Texto informado pelo autor)


 

Elmo Batista de Faria

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6049827216001666
  • ID Lattes: 6049827216001666
  • Última atualização do currículo em 21/02/2022

 

FotoPossui Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Mato Grosso (1993), Mestrado em Processamento da Informação pela Universidade Federal de Uberlândia (1996), Doutorado pela Universidade Federal de Uberlândia (2003) na área de Processamento da Informação e Pós Doutorado pelo Instituto de Automática e Informática Industrial na Universidade Politécnica de Valencia/Espanha (2014). Atualmente é professor associado do Instituto de Computação da Universidade Federal de Mato Grosso e coordenador do grupo de pesquisa IARA (Inteligência Artificial, Robótica e Automação). Possui experiência na área de Processamento da Informação, com ênfase em Sistemas de Informação inteligentes, atuando principalmente nos seguintes temas: Inteligência Artificial, robótica, redes neurais artificiais, banco de dados e lógica difusa. Atuou em Mobilidade Academic staff com a Universidade Politécnica de Valência -UPV na Espanha. Avaliador de cursos pelo MEC INEP. Avaliador do Banco Internacional de Pares Evaluadores ARCU-SUR/MERCOSUL. Diretor executivo da Escola Superior de Redes, unidade Cuiabá vinculada a RNP (Texto informado pelo autor)


 

Eunice Pereira dos Santos Nunes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0992498795960159
  • ID Lattes: 0992498795960159
  • Última atualização do currículo em 23/05/2022

FotoPossui graduação em Ciência da Computação pela Universidade de Mogi das Cruzes (1993), Mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia (2002) e Doutorado pela Escola Politécnica da USP (2014) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, área de concentração Sistemas Digitais, tendo sua tese focada na área de Ambientes Virtuais de Aprendizagem Tridimensionais. Atualmente é Professora Associada I do Instituto de Computação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), professora no Programa de Pós-Graduação de Mestrado em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI), pesquisadora do Laboratório de Ambientes Virtuais Interativos (LAVI) e Coordenadora do Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação (NUTI) no Instituto de Computação/UFMT. Possui ampla experiência na área de Ciência da Computação, atuando principalmente nas linhas de pesquisa de Realidade Virtual e Aumentada, Games, Tecnologias Assistivas, Interação Humano-Computador, Governo Eletrônico e Gênero e Tecnologias. Como Secretária Regional SBC Mato Grosso desde 2018, atua na disseminação e fortalecimento da área de computação e da SBC no estado de MT, estimulando a realização de eventos científicos e publicações nas instituições acadêmicas e de pesquisa do estado. De outubro de 2016 a dezembro de 2020 esteve como Secretária de Tecnologia da Informação da UFMT, desenvolvendo atividades relacionadas a área de Governança Digital. (Texto informado pelo autor)


 

Luciana Correia Lima de Faria Borges

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8434103815800687
  • ID Lattes: 8434103815800687
  • Última atualização do currículo em 23/05/2022

 

Possui graduação em Ciencia da Computaçao pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1993), mestrado em Educação Tecnologias e Ensino pela Universidade de Cuiabá (2001), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia (2002) e doutorado em Programa de Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2014). É professora associada da Universidade Federal de Mato Grosso. (Texto informado pelo autor)


 

Raul Teruel dos Santos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1903626350564259
  • ID Lattes: 1903626350564259
  • Última atualização do currículo em 23/05/2022

 

FotoPossui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Maringá (1997), mestrado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2001) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (2014). Atualmente é professor do Instituto de Computação da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura de precisão, zonas de manejo, mineração de dados, suporte à decisão, hardware e sistemas operacionais. (Texto informado pelo autor)

 

Financiamento do curso

O curso de especialização Informática na Educação será gratuito para os alunos e será financiado pela CAPES, no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

 

 

 

Claudia Aparecida Martins

Coordenadora do Curso de Especialização Informática na Educação

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Câmpus Cuiabá

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-8000

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Araguaia

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Pontal do Araguaia - MT
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(66) 3533-3100

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Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Várzea Grande

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
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CEP: 78060-900

(65) 3615-6296

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30