Com o intuito de ajudar, colocamos aqui algumas perguntas feitas pelos discentes do curso de Engenharia Química e suas respostas sobre o PPC 2021:
Quando o novo PPC entrará em vigor?
Entrará em vigor para TODOS os estudantes no semestre 2021/1
O novo PPC se aplica à minha turma?
Sim, independente de qual é sua turma, o PPC se aplica. Para saber quais disciplinas deverão ser feitas em cada semestre existe o “Plano de Migração” do PPC (p. 79 a 92 do novo PPC). E para saber quais disciplinas você já cursou que são equivalentes existe a “Equivalência dos fluxos curriculares” (p. 74 a 77 do novo PPC).
Como funciona o complemento de carga horária (aproveitamento parcial)? (caso dos cálculos e laboratórios)
Será solicitado a um docente que elabore uma avaliação sobre o conteúdo faltante (disponível no PPC p.78). A forma como esse conteúdo será avaliado poderá ser com participação nas aulas presenciais correspondentes, por meio de TICs ou com a realização de trabalhos ou outro tipo de avaliação determinada no plano aprovado.
Com a entrada do novo PPC eu me livro de reprovações de matérias que só existiam no antigo PPC?
Não. Da mesma forma que disciplinas que você cursou e foi aprovado ficarão em seu histórico, e são passíveis de aproveitamento possivelmente como optativas, as reprovações também permanecerão em seu histórico.
Com as optativas indo de 128h para 192h, terei que cumprir essa carga horária “extra”?
Sim. No entanto, como algumas disciplinas foram descontinuadas e não possuem aproveitamento direto, essas podem ser aproveitadas como optativas (de acordo com “Equivalência dos fluxos curriculares” – p. 74 a 77 do novo PPC – ou, de acordo com a anuência do colegiado.
Atividades de extensão
Essas atividades contabilizam as horas de participação em projetos de extensão. Para a conclusão do curso elas serão necessárias e podem ser obtidas através dos diversos projetos de extensão que a FAENG possui.