Projetos de Pesquisa

  • 🔧 Implementação de um laboratório virtual usando FPGAs - Prof. Oscar - oscar.mosquera@ufmt.br
    Resumo: Projeto para criar um laboratório remoto de FPGA que permite que alunos dos cursos de Engenharia da Computação e Controle e Automação programem e testem seus projetos em hardware reconfigurável remotamente. Isso facilita o ensino e a pesquisa mesmo com restrições de acesso físico, como as impostas pela pandemia de COVID-19.
  • ♿ Sistemas acadêmicos e a permanência de pessoas com deficiência nas instituições de ensino: desafios e oportunidades - Prof. Renan - renan.aranha@ufmt.br
    Resumo: Estudo em parceria com o IF Goiano que analisa as barreiras de acessibilidade nos sistemas acadêmicos e seu impacto na inclusão e permanência de pessoas com deficiência nas instituições de ensino.
  • 📚 Acessibilidade e a formação em computação - Prof. Renan - renan.aranha@ufmt.br
    Resumo: Pesquisa que investiga como a acessibilidade digital é incorporada na formação dos profissionais de computação, defendendo a integração transversal do tema na matriz curricular e em projetos acadêmicos.
  • 🎭 Análise de respostas emocionais a estímulos audiovisuais e sistemas interativos - Prof. Renan - renan.aranha@ufmt.br
    Resumo: Projeto que busca entender como características individuais influenciam as emoções dos usuários ao interagirem com sistemas computacionais, visando melhorar a avaliação automática da experiência do usuário.
  • 🤖 SelfCar - Carro autônomo de 2 rodas com auto equilíbrio - Prof. Jésus - bueno.jf@gmail.com
    Resumo: Desenvolvimento de dois protótipos de carro autônomo de duas rodas, usando Arduino e microcontroladores ATMEGA 328P, para estudos de controle PID e Lógica Fuzzy, com objetivo pedagógico para sistemas embarcados.
  • 🛸 SelfDrone - Drone autônomo programável - Prof. Jésus - bueno.jf@gmail.com
    Resumo: Projeto para criar um drone autônomo programável baseado em Arduino, com sensores de aceleração, giroscópio, barômetro e ultrassônico, para controle de voo embarcado.
  • 🏢 Turing Tower – Sistema Embarcado para controle de múltiplos Elevadores - Prof. Jésus - bueno.jf@gmail.com
    Resumo: Construção de um sistema embarcado para otimizar o funcionamento de elevadores em um prédio modelo, com aplicativo móvel para controle e algoritmos que minimizam consumo de energia e tempos de espera.
  • 🛠️ EcoDevMCUs – Ecossistemas de Desenvolvimento para Microcontroladores - Prof. Jésus - bueno.jf@gmail.com
    Resumo: Avaliação de kits de desenvolvimento para microcontroladores populares (STM32, MSP430, NXP) visando facilitar o aprendizado e o desenvolvimento de sistemas embarcados, focando em software, documentação e comunidades.
  • 📐 ABCProj – Aprendizado Baseado na Construção de Projetos - Prof. Jésus - bueno.jf@gmail.com
    Resumo: Metodologia pedagógica que estimula o aprendizado colaborativo e interdisciplinar por meio da execução de projetos reais, com foco no desenvolvimento de competências para planejamento, gestão e execução de projetos.
  • 🤖 Robôs Colaborativos Inteligentes: Navegação Baseada em ROS e PSO - Prof. Oscar - oscar.mosquera@ufmt.br
    Resumo: Projeto que simula um enxame de robôs seguidores de linha usando o Robot Operating System (ROS) e algoritmos de otimização por enxame de partículas (PSO). O foco é desenvolver navegação colaborativa para aplicações como busca e resgate, controle de incêndios e mapeamento autônomo, com possibilidade de integração entre simuladores e robôs reais.
  • 🎮 Casa dos bichos: Jogo para Educação Bilíngue de Crianças Surdas - Profa. Dra. Ludmilla Galvão - ludmilla.galvao@ufmt.br
    Resumo: Desenvolvimento de um jogo digital para apoiar a educação bilíngue de crianças surdas, integrando Libras como primeira língua e Português como segunda. O projeto busca superar barreiras de acessibilidade e promover a inclusão, especialmente diante dos impactos da pandemia na educação dessas crianças.
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