Os laboratórios da Escola Escola Estadual Senador Filinto Muller têm agora à disposição dos professores um kit composto por três caixas com réplicas de fósseis que representam diferentes eras geológicas. As peças, assim como as instruções de como os educadores podem utilizá-las em sala de aula, foram entregues pelos projetos “Divulgação Científica e ensino de Paleontologia na Educação Básica” e "Técnicas e arte da produção de réplicas de fósseis: produção de material didático para e educação básica”. Ambos são coordenados pelo curador da coleção da área no MuHNA, Sílvio César Oliveira Colturato. A oferta contou ainda com uma palestra interativa sobre o tema para cerca de 200 alunos.
Os materiais paradidáticos abordam os períodos Cenozóico e Paleozóico e foram desenvolvidos pelos alunos do curso de Biologia da UFMT, testados para resistência e exposição ao sol, garantindo durabilidade. Além disso, os kits fazem parte de uma iniciativa contínua que busca distribuir esses materiais para outras escolas, fortalecendo o ensino científico na educação básica.
A proposta tem como objetivo a divulgação científica da Paleontologia na Educação Básica. Segundo o professor Silvio Colturato, este é um tema pouco abordado nos livros didáticos. Com os kits e o evento, o projeto busca apresentar esse conhecimento aos alunos, incentivando o aprendizado por meio de materiais interativos, réplicas de fósseis originais e kits didáticos desenvolvidos pelos próprios universitários.
A atividade contou com a colaboração do Museu de História Natural do Araguaia (MuHNA), do CNPq, do Ministério da Tecnologia e Inovações e do FNDCT. A entrega dos kits aconteceu dia 24 de fevereiro. Além do professor, integraram a equipe os alunos do curso de Biologia Júlia de Sousa Macedo, Ketrin Vedana, Lívia Coelho, Rafaela Gonçalves e Rafaella Oliveira.
https://www.instagram.com/p/DHrBOKKOfm4/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==